Recebi um mail do amigo JCosta com este texto e autorizando-me a sua publicação. Com os meus agradecimentos aqui fica ele:
Ora, nem de propósito, O sr. Eduardo Prado (de um) Coelho (EPC para o vulgo) resolveu dar à estampa, no "Público" de 18 de Junho de 2007, um texto predicatório e laudatório da coisa.
Não nos fala das minudências dos retratos nas paredes daquele cujo nome não devemos nomear, não. A sua prosápia é mais subtil e decorativa, cheia de brindes, em tempos de caça e sobre a (nossa) senhora da DREN, EPC (vivam os acrónimos) é taxativo dentro da dúvida que o assalta,
«Não sabemos bem o que pensar:
se estamos perante um caso de imensa candura, ou se, pelo contrário, a hipocrisia reina.»
Também não sei, mas, na dúvida, inclino-me para a candura, uma inclinação de, sei lá, 60º, Eduardo!
E, entrementes, mais uma inclinação:
«Margarida Moreira é defensora de uma liderança forte, e ao mesmo tempo lembra que é educadora de infância, insinuando que há ternura encapotada a explodir nas circunstâncias mais favoráveis»
Sim, estou de acordo, a uma educadora de infância forte falta-lhe a subtileza do decote generoso, para que a “ternura” encapotada possa explodir, por toda a região, em geral, e na zona do EPC, em particular.
Mas EPC estava num dia de glória e, por entre tantos aplausos, ressurgidos de cada palavra que a sua atordoada pena ia botando no papel, saiu-lhe, de um sorvo:
«Ora terá havido insulto, e logo no interior das paredes da DREN. Embora eu ainda não tenha entendido bem se a piada foi dita no local de trabalho e o insulto num almoço entre funcionários e amigos e as duas coisas terão sido amalgamadas.»
Dúvidas, meu caro, dúvidas, talvez metódicas, e um estado de choque que um insulto desta envergadura, nas costas do primeiro, sempre provoca no segundo. E nada melhor que o desagravo:
«Já disse o que pensava sobre a vergonhosa exploração por parte da imprensa do tema, pouco importante para o país, da licenciatura do primeiro-ministro. Já expressei o que me pareceu ser uma excelente entrevista de José Sócrates na televisão sobre a matéria.»
L A P I D A R (el-a-p-i-d-a-er!)
E, um remate em força, antevendo a consumação do golo, mesmo dentro da azinheira:
«E tenho formulado inúmeras vezes a admiração pessoal e política que tenho pelo actual chefe do Governo.»
Com tais “verdades” bíblicas, quem precisa de penar à espera de um sinal ou, passar pelas agruras prévias e demoradas da revelação?
EPC tem passado mal. O seu dedicado amor por tudo quanto candidamente nos confessou, não justifica que o pouco que sobra da sua lucidez seja gasto em trabalhos forçados, à beira da consumição. Aliás, devia aprender com os últimos maus exemplos: Almeida Santos, em delírio, coisa que já acontece com EPC, aventou a hipótese da explosão da ponte. E depois, como se passava o Tejo? Descanse EPC!
Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping
Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza. Todas as imagens deste blog são montagens fotográficas e os textos não procuram retratar a verdade, mas sim a visão do autor sobre o que se passa neste jardim à beira mar plantado neste mundo, por todos, tão mal tratado. A pastar desde 01 Jan 2006 ao abrigo da Liberdade de Expressão.
quarta-feira, junho 20, 2007
A redenção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente ... qual candura qual "caraças" ...
ResponderEliminarBj, Kaos
"Sincrónico"...O teu blog está no meu Dossier Terra Política.
ResponderEliminarhttp://bioterra.blogspot.com/2006/12/dossier-terra-poltica.html
Parabens e bom trablho....o humor é uma arma!!!!
Abraços
Eu gostei imenso da candura do EPC e da dúvida, o que meintriga é se ele pensava que nós não sabíamos o que podería saír da sua pena sobre o assunto vertente.
ResponderEliminarAbraço
Quando os ditos intectuais se baixam e dão o cú ao poder é que se vê o que valem e o que são.
ResponderEliminarOs coelhinhos no prado são sempre uma imagem (bu)cólica que nos enternece, com os seus saltinhos ora para cá, ora para lá.
ResponderEliminarA prosa confessional é sempre bonita e faz chorar.
É por estas e por outras que não fico feliz quando abre a época da caça.
Honestamente...é hilariante...não estará a precisar de neurologista?
ResponderEliminarHaja pachorra. Com tanta ensaboadela, tornar-se-á brevemente ministro de uma cena qualquer.
bahhhhhhhhhhhhhhh
:))))))))))))))))))))
ResponderEliminarbjos
EPC=Escola Prática de Cavalaria, isto é, local onde as bestas abundam. Logo não se pode esperar que daí surja algum raciocínio lógico e entendível para a generalidade das pessoas. Além disso, e como é sabido as bestas, obedecem à voz do dono.
ResponderEliminarJFrade
Uma vez, perante um texto com afirmações muito polémicas, perguntei a um amigo porque é que alguns jornalistas e comentadores eram capazes de dizer e escrever tantas barbaridades.
ResponderEliminarNunca mais esquecerei a simplicidade da resposta:
-Se não o fizessem, não ganhavam o dinheiro que ganham!
Dá que pensar...
Hoje estou convencida, estes pseudo intlectuais do nosso meio "artistico"...ou andam bebados ou serumados ...só pode ser uma delas!!!
ResponderEliminarBeijão
moriae:
ResponderEliminarA mim comove-me. A vocês não?
bjs
Joaão Soares:
ResponderEliminarObrigado. Volata sempre
abraço
Guardião:
ResponderEliminarO que me intriga a mim é se ele realmente acredita naquilo que diz
abraço
efe:
ResponderEliminarEu nem sei bem o que é isso de intelectuais. A ideia que tenho é que são gente que fala muito mas não sabe fazer nada.
abraço
Sarcastico:
ResponderEliminarE pensas que este coelhos se podem comer? Cá para mim são intragaveis.
abraço
Cris:
ResponderEliminarDesconfi que o Sócrates não convidaria para ministro um a pessoa que ele não entende o que escreve ou diz. Ia ficar sempre a pensar se ele disse bem ou mal.
bjs
tb:
ResponderEliminarBjs miuda
JFrade:
ResponderEliminarEu não entendo é porque há pessoas a quem é dada a possibilidade de falarem de assuntos sobre os quais não parecem ter qualquer ideia. Este é um dos casos.
abraço
anonimo:
ResponderEliminarFoi uma optima resposta e que infelizmente deve ser verdadeira. Obedecem à voz do dono.
abraço
Laurentina:
ResponderEliminarHá casos em que parecem as duas...como neste.
bjs
Este EPC é um nojo!
ResponderEliminaranonimo:
ResponderEliminarÉ o que é
abraço