sexta-feira, setembro 14, 2007

Dia Europeu contra a Pena de Morte


Ouvi recentemente um ministro, não me lembro qual, afirmar que Portugal pretendia criar o Dia Europeu contra a Pena de Morte. Embora eu acredite pouco na eficácia destes dias com dedicatória, penso que este poderia ter a sua utilidade pois iria relembrar que anualmente milhares de pessoas são condenados e mortas pelos estados. Parece que existe, no entanto, uma dificuldade à criação desse “dia”; a Polónia. Sabendo que uma das imposições feitas a todos os países que desejem entrar na União Europeia é a não existência de pena de morte nesses países, custa-me entender esta posição de um país que já é membro. Se não a pratica, porque se opõe?

Depois lembrei-me que tem sido a Polónia, com algumas exigências, que mais tem dificultado a assinatura do novo tratado europeu e que por isso já assistimos a uma campanha (justa, mas por outros motivos) de diabolização dos gémeos Kaczynski. Como já nada me espanta e já acredito em tudo não pude deixar de me perguntar se esta não seria só mais uma forma de os colocar na posição dos maus da fita? Não que não o sejam, mas isto fez-me recordar um western-spargueti do Sérgio Leone, “O Bom, o mau e o vilão”, onde até o “Bom” era mau como as cobras. Não me parece que os “Bilderberguianos”, que nos querem enfiar à força o Tratado pela goela abaixo, sejam muito melhores. Por isso, uma vez mais falo aqui da necessidade da exigência de um Referendo ao Tratado e da mobilização de todos, dentro e fora da blogosfera, para essa luta contra a Pena de Morte da Liberdade, da Democracia e da nossa identidade nacional.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

5 comentários:

  1. Hmmm… não creio que o tratado ponha em causa a nossa identidade nacional, e podias começar a campanha (embora haja gajos que o mereçam), não electrocutando o gémeo.

    Grande abraço.

    PS: Parece que voltei um bocado polémico, mas a amizade, essa, continua firme e segura.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Entre a espada e a parede, entre os gémeos Ka. e os múltiplos matrixianos Bild. ou seja entre um modelo neo conservador neo liberal e um modelo de centralismo globalizante venha o dianho e escolha.
    Será mesmo assim? Submetidos ao luso-fatalismo? Acho que não. Como sempre, em todas as situações, há um momento de fenda, uma alternativa . A parede pode ser fantástica como aliada, a espada doce como mel. É o tal momento de kairos, de satori, em que não há só uma opção redentora, mas um mar de possiblidades.
    We can be heroes, just for one day.
    Bowie.
    Declare independence. Bjork.


    Don't oppose him, Use your ennemy's energy.

    Drumas, herdeiro de Átila.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Kaos!
    Contra a Pena de Morte, pela Liberdade e Democracia, subscrevo inteiramente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Embora seja orgulhosamente português, por vezes dá-me vontade de ser polaco!!!

    Pena de morte, SIM!!!

    Desculpa o politicamente incorrecto mas é o que penso...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Pena de morte obviamente que sim; que outra coisa merecem o Pinochet ou o Fidel Castro? Isto para não falarmos de algumas criaturas cá do burgo - o Otelo identificou algumas...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger