terça-feira, setembro 04, 2007

Hoje há mais 45 mil desempregados

"Descansa, não penses em mais nada, que até neste país de pelintras se acho normal haver mãos desempregadas e se acha inevitável haver terras por cultivar!".
FMI (José Mário Branco)

Para ouvir a Ministra a falar hoje na televisão foi necessário fazer um enorme esforço para não vomitar. Aquele ar de Madre Teresa enquanto condenava a futuro de milhares de professores é demasiado revoltante para ser verdade. Claro que a reportagem que antecedeu a sua entrevista, explicou bem todas as vantagens e as maravilhas das soluções governativas. Piscar o olho aos pais, mesmo sabendo que tudo aquilo não passa de demagogia barata, para que continuem a olhar os professores como os maus da fita, continuar com o "internamento" dos nossos filhos nas escolas durante todo o dia, e a famosa autonomia das escolas, desresponsabilizando o Ministério, a caminho da privatização encapotada, tudo foi apresentado como sendo a ultima das maravilhas. Hoje, mais 45 mil portugueses engrossaram as já longas filas de desemprego. Mais um dia triste neste nosso jardim.
Embora não sendo professor, quero como pai de duas crianças, deixar aqui a minha solidariedade e o meu obrigado a todos aqueles que dedicam o seu tempo a ensinar e a preparar os nossos filhos para o futuro.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

10 comentários:

  1. Mas o número de alunos beneficiários da acção social escolar vai aumentar: pois claro, sabem bem a pobreza que estão a criar! (Mas atenção o aumento do número de alunos abrangidos não é o mesmo de aumentar o montante dispendido!)
    Talvez esses professores desempregados tenham que regressar à escola, como alunos, para serem reciclados nas Novas Oportunidades e, quem sabe, possam usufruir da Acção Social Escolar.

    ResponderEliminar
  2. Eu já não a consigo ouvir... ssim que a vejo, mudo de canal... Depois leio mais tarde as alarvices que tal ser pronunciou...

    Essa mulher, que envergonha as mulheres, que é também uma diplomada, pois um dia deu aulas, ou pelo menos foi esa a informação que me chegou, não passa de um ser inferior que conseguiu, provavelmente à custa de muita lamber botas, um protagonismo que lhe subiu à cabeça e o paoio de uns quantos milhões de portugueses que acham que a culpa do país estar na miséria se deve ao dinheiro gasto com os ordenados dos professores.

    A mulher inspira-me um asco tal que nem consigo pronunciar o nome dela corectamente...

    Nem consigo continuar a pronunciar-me sobre ela...

    ResponderEliminar
  3. Está já em testes e não devem tardar no mercado aparelhos de televisão que podem reproduzir os aromas do que estamos a ver.
    Para quando a invenção de um aparelho que nos permita introduzir uma mão e desatar à chapada em quem está lá dentro?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/9/07 12:11

    Grande mulher, grande ministra.
    Está a pôr na ordem os professores e a acabar com o vergonhoso regabofe do nosso ensino. Que não lhe doam as mãos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/9/07 14:13

    O jlcr que me antecede ainda não entendeu o que se está a passar neste País, incluindo na Educação.
    Bem aventurados os pobres de espírito...
    JFrade

    ResponderEliminar
  6. Maria de Lurdes Rodrigues, desculpar-me-ão, era uma grande mulher, uma grande técnica e até prometeu.
    Perdeu-se nos entretantos...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/9/07 18:13

    kaos:
    mais um post que demonstra a tua perspicácia, parabéns.
    Em relação ao comentário de jlcr fico a interrogar-me acerca do que será considerado «vergonhoso regabofe»- antes de MLR tinhamos turmas de 20, 25 alunos; os jovens mais dedicados ao estudo tinham tempo para o fazer; os cursos universitários vocacionados para o ensino contemplavam, a seguir ao estágio profissional, a possibilidade de se seguir uma carreira. Com MLR temos: turmas de 30 alunos cada vez menos disciplinados ( só a possibilidade de o meu pai ser chamado à escola impedia-me de ser indisciplinado e ainda há pais assim, pois isso aprende-se na família e nunca nenhum professor foi desautorizado à minha frente), jovens a frequentar cursos que são passaporte para o desemprego; escolas sem funcinários (na minha cessaram funções sete e não foram substituidos, quem tem filhos sabe que assim aumentam riscos de acidente por falta de vigilância); instalações em avançado estado de degradação (já lá tem ido a ambulância buscar alunos lesionados)- será isto acabar com o regabofe? Também tenho uma filha em idade escolar e pergunto-me se aqueles que acreditam em tudo o que lêem nos jornais já verificaram o que se passa no interior de grande parte das nossas escolas públicas sem que para tal tenha havido contributo dos professores.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/9/07 22:36

    mas os próximos números do instituto de emprego e formação profissional vão encarregar-se de apregoar uma nova descida no desemprego...

    ResponderEliminar
  9. jlcr lá terá as suas razões... o pior é que mostra não perceber nadica de educação, nem do que se está a passar, nem do que vai resultar destas medidas esquizóides.
    Seria mais impressionante se falasse com conhecimento da causa!!

    Mas pronto: por que razão haveríamos de lhe exigir que saiba mais do que a senhora Ministra?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/9/07 19:44

    Sou professora há trinta anos e apesar de adorar o meu trabalho, actualmente, ir para a escola deprime-me porque perdi toda a esperança.Agradeço-lhe as palavras do seu último parágrafo. Bem haja.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger