quinta-feira, outubro 11, 2007

Parada do Socialismo Socretino

Houve um comentário aí para baixo que me causou curiosidade:

Anónimo said...

Eu sou de direita. Adoro ler os kaos, onde me revejo. Acho que os comunistas têm razão e o Sócrates está a matar o nosso país e os portugueses. Ele não presta.


Há alguém de direita que se revê nos meus textos, eu que defendo os ideais de esquerda e que sempre aqui o afirmei. Há no entanto uma justificação para isso poder acontecer, o facto de eu me sentir envergonhado de ser governado por um Partido que se diz Socialista e segue as politicas que segue. Sinto-me envergonhado de ver o nome do socialismo associado ao que se passa. Eu sei, ele sabe e espero que todos saibam, que aquilo que o Engenheiro está a fazer nada tem a ver com os valores do socialismo e da esquerda. Acredito que até aqueles que se dizem de direita se possam sentir chocados com tanta insensibilidade social, com tanta arrogância e prepotência. A parada social deste governo é de assustar qualquer um.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

16 comentários:

  1. Sendo de esquerda ou de direita, ao fim do dia todos queremos o certo e repudiamos o errado.

    ResponderEliminar
  2. Kaos, a tua noção de Direita e Esquerda parecem-me completamente anacrónicas...
    Aquilo a que chamas "os valores do socialismo e da esquerda" não são valores de Esquerda ou de Direita, mas sim valores de Homens Bons, que existem em todo o espectro político.

    ResponderEliminar
  3. toniblere:
    Verdade, só que o certo e o errado não é igual para todos. Nem todos temos os mesmos valores, uns vivem mais para o material, outros nem tanto. Importa é que nos possamos sentir bem com a nossa consciência e dormir tranquilos durante a noite.

    ResponderEliminar
  4. t.rolha:
    Acredito que haja valores bons em todos da esquerda à direita, mas há aqueles que se preocupam mais em "ter" do que outros.

    ResponderEliminar
  5. E a caravana segue...

    http://sinistraministra.blogspot.com/2007/10/se-docente-ento-no-fique-doente.html

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que já foi dito. O mais importante é que quem nos governe seja uma pessoa séria e que fale verdade. Isso infelizmente tem faltado ao nosso país, por isso estamos como estamos.

    Uma coisa é certa, o que este governo faz não é de forma alguma o pensamento Socialista. Usam o nome do socialismo para arruinar o povo, mas uma coisa é certa na hora da verdade ou ficam em casa ou às vezes até votam neles à mesma, às vezes demasiados preocupados com os fait-divers nem se pensa bem em quem se vota...

    Ah e tal estes são os Socialistas... então são bons, deixa cá meter o "X". Puro engano

    Como se diz, cada país tem o governo que merece, tenho pena que assim seja mas é verdade.

    ResponderEliminar
  7. kaos,

    Não é tanto assim. Quando pensamos em esquerda ou direita pensamos nos meios, os fins são comuns. Todos queremos o maior bem-estar do maior número de pessoas possível. O resto são tretas filosóficas, a maior parte com mais de um século e sem aderência nenhuma ao mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
  8. Esquerda ou direita, parece que numa coisa estamos todos de acordo...
    O governo do Sr. Sócrates não presta e é para acabar rapidamente, sob pena de acabar cá com o burgo.

    ResponderEliminar
  9. Caro Tonibler: lamento informá-lo mas você está REDONDAMENTE ENGANADO quando afirma que "os fins são comuns" na esquerda e na direita. A direita rege-se ideologicamente por princípios que não buscam a verdadeira igualdade entre cidadãos, e beneficiam, claramente, os interesses dos grandes grupos económicos, em detrimento das pessoas que trabalham e dão o litro todos os dias. Já a verdadeira Esquerda, sim: defende quem produz, quem trabalha, quem se esforça. É claro que classifico na ala "direita" o governo de Sócrates e este PS que vemos na A.R. Se quiser uma ilustração clara do que afirmo observe, por exemplo, os altos cargos obtidos por ex-ministros (quer do PS, quer do PSD, quer do CDS), em empresas privadas e públicas, após terem passado pelos governos anteriores. Prova de que estiveram lá a "preparar o terreno" para quando saíssem, beneficiando amigos e afilhados dos amigos. Felizmente, nem todos os partidos políticos se regem por essa falta de respeito pelos portugueses.

    ResponderEliminar
  10. Olhe, Diana, concordo inteiramente consigo.

    ResponderEliminar
  11. Diana,

    Que princípios ideológicos da direita são esses?
    De qualquer forma gostava de recordar-lhe que esses ministros foram lá colocados de acordo com a vontade expressa pelo povo em sufrágio livre, secreto, directo e universal. Parece-me que deve haver pouca gente que trabalha e dá o litro todos os dias, uma vez que os partidos que não são assim não foram escolhidos para terem ministros.

    ResponderEliminar
  12. Estou plenamente de acordo com o facto de a honestidade não ser marca de exclusividade de «direitas» ou de «esquerdas», há pessoas sérias e outras ... essa é uma questão, a meu ver, própria da condição humana. É certo que por vivências datadas(vi colegas de liceu menores serem detidos para interrogatórios pela polícia política de então por distribuírem panfletos contra a governação marcelista) possamos e devamos tomar posições o que nos levará a associar à esquerda ou à direita modos de actuação em política. Só que «a tradição não é o que era», se não quisermos olhar para nós, olhemos para França e Monsieur Sarkozy...os tempos são outros e duvido que as coisas tenham a nitidez de há algumas décadas atrás.
    Vivi 6 anos num jovem país socialista em África e tinha o sonho, na época, de contribuir um pouco para a consolidação do socialismo. Com o idealismo próprio da juventude, fiquei decepcionado ao assistir a situações gritantes de injustiça social. As pessoas mais experientes e críticas, catalogavam na altura tal regime como «socialismo esquemático», rótulo talvez aplicável, na actualidade, a realidades vividas noutros continentes ditos «mais civilizados» por terem uma história mais antiga. Apesar de tudo e por questões educação, não me vejo a votar em partidos assumidamente de direita.

    ResponderEliminar
  13. Força sócrates. O que faz falta é acabar com o cancro deste país: o parasitismo ancestral e o corporativiesmo salazarista, herdado e reciclado pelo comunismo sindicalista.

    ResponderEliminar
  14. Há tanta gente neste mundo que só tem merda no cérebro... no lugar dos neurónios.

    ResponderEliminar
  15. Diana, a "sua" esquerda tanbém inclui os regimes da ex-URSS, da China, de Cuba, da Venezuela, etc... etc...? Por favor, poupe-nos.

    ResponderEliminar
  16. Estou de acordo com T.rolha e com f@5t. Rótulos simplistas de nada servem, e se fosse comigo, alegrar-me-ia que as minhas críticas fossem suficientemente objectivas para que pessoas de vários quadrantes se revissem nelas.
    Quanto à velha distinção entre TER e SER, estamos conversados: há gente burguesa em todas as classes e em todos os partidos. Assim com há gente que tem uma postura de verdadeira valorização humana independentemente do espectro partidário. Reduccionismos do género "os outros não prestam" são maus conselheiros. De qualquer modo, as etiquetagens tradicionais estão a falhar em toda a linha. Precisamos de as repensar, sobretudo a nível do conteúdo.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger