segunda-feira, outubro 22, 2007

Temos a raposa no galinheiro

Escuta bem

Em entrevista ao semanário “Sol”, publicada na edição deste sábado, Pinto Monteiro considera que "as escutas telefónicas em Portugal são feitas exageradamente" e admite ainda ter dúvidas sobre se é também ele alvo de escutas. "Eu próprio tenho muitas dúvidas que não tenha telefones sob escuta. Como é que vou lidar com isso? Não sei. Como vou controlar isto? Não sei".
"Penso que tenho um telefone sob escuta. Às vezes faz uns barulhos esquisitos", chega a afirmar o procurador.
In”CM

Se o Procurador sente que está sob escuta e confessa que não sabe como controlar ou lidar com o assunto, que devemos nós pensar? Existem leis e até preceitos constitucionais que nos protegem deste perigo, mas pelos vistos não há garantias que sejam aplicados. É o próprio sistema que questiona a legalidade de que existe na actuação de quem existe com a função de garantir que a legalidade é cumprida. Afinal parece que temos raposas a guardar o galinheiro. Eu por mim estou bem nas tintas que me estejam a escutar, que oiçam as “grandes conspirações” que eu tenho por telefone ou E-mail. Espero mesmo é que oiçam aquelas em que mando á merda quem me estiver a escutar, que saibam o que penso deles. Não sou um criminoso e não tenho nada a esconder a não ser a minha privacidade. É chato estarem a entrar na minha intimidade, mas o que mais me incomoda ainda é o saber a qualidade da sociedade onde vivo. Uma sociedade “cusca”, “alcoviteira”. Uma sociedade que cada dia, e basta pensar na vídeo vigilância que já existe um pouco por todo o lado e que parece quererem estender pelas ruas fora, está mais transformada num Big-brother. Uma sociedade em que cada dia nos sentimos menos livres, mais desconfiados do nosso vizinho, mais triste e feia.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

8 comentários:

  1. Boas ,

    Há coisas que penso só no nosso pais é que acontecem , pelos vistos as escutas telefónicas são feitas sem qualquer controle ,há um artista que ordena a seu bell prazer quem deve ser escutado sem que os tribunais sejam tidos nem achados na questão , é um assunto tão incomodo que é o próprio PGR a dizer que acha que tem o telefone sobe escuta .Obviamente há aqui qualquer coisa que não está bem e precisa ser investigada e muito bem esclarecida .

    Um abraço

    JOY

    ResponderEliminar
  2. Sabes, Kaos, eu também acho que me puseram uma escuta no traseiro.
    De vez em quando também eu ouço de lá uns ruídos esquisitos...

    ResponderEliminar
  3. Estamos no estádio do Fascismo Democrático, é o que é.Quando é que o pessoal vai acordar e foder estes gajos?Para mim são terroristas.
    The Special One

    ResponderEliminar
  4. Esta bonita a brincadeira...este ja abriu o bico !!!
    Estará para breve a derrocada?!
    No lo creo pero...

    Boa semana
    Beijão grande

    ResponderEliminar
  5. Eu, que sou adepto de teorias da conspiração:

    E se de repente as escutas telefónicas fossem atacadas de tal modo, por tudo o que seja "individualidade proeminente", visando criar um ambiente anti-escuta-telefónica ?

    Eu, que sou raia miúda, não tenho segredos por aí além. As escutas incomodam-me mais do ponto de vista dos primcípios do que dos segredos - rascas e reles - que eu possa ter. (quem é que quer saber das minhas amantes ?)

    Mas haverá muita "individualidade proeminente" que convive muito mal com a possibilidade de poder vir a ser escutado.

    Nada melhor para as "individualidades proeminentes" do que pôr a raia miúda em manifestações de rua contra as escutas.

    É como a célebre factura detalhada da PT que por engano apareceu no processo casa-pia. As "individualidades proeminentes" insurgiram-se. Apesar de só resultar daqueles registos a hora, duração e destino das chamadas. O que incomodou os gajos foi aquela factura permitir ver que no dia que pedroso foi posto em liberdade o presidente sampaio telefonou duas vezes para o gabinete do juiz desembargador que o libertou, certamente para falar sobre o centenário de Miguel Torga, pois que como sabemos o principio da devisão de poderes é sagrado.

    Para atacar as escutas, nada melhor do que por o procurador geral a duvidar delas... Digo eu.

    ResponderEliminar
  6. espero pelos próximos episódios.
    é que às vezes o meu telélé também faz uns barulhos esquisitos.
    sendo assim a solução para resolver este problema, é colocar como fundo o Zé Cabra que canta e encanta cuscos.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Este é um governo cheio de medíocres com dificuldades em gerir as almoçaradas. Já tínhamos os Pinhos, os Linos e agora mais esta peça. Um pateta que sendo responsável pela justiça portuguesa, levanta uma questão que põe em causa a dita e a democracia com o argumento imbecil de que ouve ruídos no telefone, ou está sob efeitos do etenol, ou é simplesmente irresponsável. Ou então, são as pilhas do aparelho auditivo; também pode ser não é?

    ResponderEliminar
  8. essa "cena" é totalmente ridícula. a malta gosta de ser tratada como estúpida. pois muito bem, continuem.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger