domingo, abril 13, 2008

Puro veneno

A Maça envenenada

Eu sempre defendi a escola pública e agradeço aos professores o seu trabalho de transmitirem conhecimentos e saber aos meus filhos. Nunca lhes pedi que os educassem, essa é uma função minha como pai. Nunca desejei colocar os meus filhos em escolas privadas porque penso que é na escola pública, na diversidade cultural e na vida real que eles devem crescer. Fico triste em ver essa escola pública que eu considero fundamental para o país ser transformada numa fábrica de mão-de-obra barata para servir os patrões e os senhores deste país.
Neste momento não posse deixar de pensar se não deverei retirar os meus filhos deste sistema de ensino, se não deverei considerar fazer um sacrifício para os colocar numa escola privada onde tenham a possibilidade de não acabarem num qualquer curso profissionalizante ou na caixa de um supermercado. Estou triste por sequer ter de considerar ir contra aquilo que são as minhas convicções, mas será que é esta a escola pública onde quero ter os meus filhos?
Sempre apoiei a luta dos professores, não por dai retirar qualquer beneficio mas por eles terem razão naquilo que exigiam. Vê-los atirar com a toalha ao tapete faz-me ficar triste. Estou zangado e confuso. Preciso de dormir sobre o assunto e pensar nas consequências que tudo isto pode ter. Sinto-me traído mesmo não sendo professor. Sinto-me triste por mim, pelos meus filhos, pelos professores que tanto lutaram e por este país que cada dia se enterra mais na lama da miséria e que continua a perder o seu futuro. Valerá a pena lutar? Valerá sequer a pena estar para aqui a perder tempo a dizer o que penso? Se calhar não vale, se calhar devo é fazer como muitos outros, aparvalhar à frente de uma televisão, deixar de pensar e de me preocupar e viver para mim esquecendo os problemas dos outros. Que ganho eu com isto a não ser acalmar a minha conscienciazinha. Como tenho o engenho e a arte de outros deixo aqui um excerto do texto do “FMI” do José Mário Branco.

"Mãe, eu quero ficar sozinho... Mãe, não quero pensar mais... Mãe, eu quero morrer mãe.
Eu quero desnascer, ir-me embora, sem ter que me ir embora. Mãe, por favor, tudo menos a casa em vez de mim, outro maldito que não sou senão este tempo que decorre entre fugir de me encontrar e de me encontrar fugindo, de quê mãe? Diz, são coisas que se me perguntem? Não pode haver razão para tanto sofrimento. E se inventássemos o mar de volta, e se inventássemos partir, para regressar. Partir e aí nessa viajem ressuscitar da morte às arrecuas que me deste. Partida para ganhar, partida de acordar, abrir os olhos, numa ânsia colectiva de tudo fecundar, terra, mar, mãe... Lembrar como o mar nos ensinava a sonhar alto, lembrar nota a nota o canto das sereias, lembrar o depois do adeus, e o frágil e ingénuo cravo da Rua do Arsenal, lembrar cada lágrima, cada abraço, cada morte, cada traição, partir aqui com a ciência toda do passado, partir, aqui, para ficar...
Assim mesmo, como entrevi um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o azul dos operários da Lisnave a desfilar, gritando ódio apenas ao vazio, exército de amor e capacetes, assim mesmo na Praça de Londres o soldado lhes falou: Olá camaradas, somos trabalhadores, eles não conseguiram fazer-nos esquecer, aqui está a minha arma para vos servir. Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de lava-colhos, assim mesmo senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso! Assim te quero cantar, mar antigo a que regresso. Neste cais está arrimado o barco sonho em que voltei. Neste cais eu encontrei a margem do outro lado, Grandola Vila Morena. Diz lá, valeu a pena a travessia? Valeu pois.
Pela vaga de fundo se sumiu o futuro histórico da minha classe, no fundo deste mar, encontrareis tesouros recuperados, de mim que estou a chegar do lado de lá para ir convosco. Tesouros infindáveis que vos trago de longe e que são vossos, o meu canto e a palavra, o meu sonho é a luz que vem do fim do mundo, dos vossos antepassados que ainda não nasceram. A minha arte é estar aqui convosco e ser-vos alimento e companhia na viagem para estar aqui de vez."

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

25 comentários:

  1. Caro KaoS: você está absolutamente enganado.

    O sistema que vai ser desenhado( a menos que as pessoas/cidadãos o queiram parar) pressupõem que , mesmo alunos em escolas privadas oriundos de pessoas com relativamente menos meios serão À MESMA desempregados e pessoas sem formação.(isto em termos relativos)


    NÃO HAJA ILUSÕES.


    Para Portugal está destinado ZERO.

    Como está destinado zero, o número de empregos "high tech" será muito diminuto.
    Como tal, os "bons empregos" já estão (previamente) garantidos e já estão garantidos para certas pessoas em certos lugares.


    As pessoas que nem pensem em irem para escolas privadas para "fugirem" à lógica que se está a instalar porque não tem hipótese NENHUMA. (O jogo já está viciado à partida.)

    Daqui a 10 anos, no máximo 15 Portugal rebenta completamente, precisamente porque uma grande parte da população foi embora e a que fica boicotará tudo e mais alguma coisa e deixará TAMBÉM de ter hipóteses de continuar a sustentar esta canalha e este sistema administrativo/ político /financeiro como o fez até aqui.


    Estes cabrões e a expressão não pode ser outra preferem gastar e privatizar do que reformar o sistema político/administrativo/económico.


    Por isso é que estão a criar casulos confortáveis para que o grupo de alguns filhos da puta do dinheiro que nunca largaram o osso neles vivam , relativamente defendidos da concorrência internacional.

    E OS SECTORES MAIS DEFENDIDOS DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL SÃO PRECISAMENTE
    A JUSTIÇA,
    O ENSINO,
    A SAÚDE.

    É por ESTAS razões TAMBÉM que estão a querer ir buscar dinheiro à escola através da privatização da mesma e da actual guerra contra os professores.

    Que diga-se de passagem são estúpidos que nem uma porta e continuam a ser comidos pelos sindicatos no meio desta história toda.

    Mas será que as alminhas ainda não perceberam que os sindicatos desejam que exista uma privatização das escolas por sectores e por lógica autárquica/caciquismo, porque isso vai favorecer os sindicatos a longo prazo?

    Que isso permitirá aos sindicatos continuarem a vender o peixe de que "estão a defender os trabalhadores e restante algazarra"?

    Mas será que ainda não se entendeu que se está perante um caso de RED LINE que não deve passar nem deixar passar?

    Que há coisas que não são negociáveis?
    De maneira alguma?

    ResponderEliminar
  2. Pudera ser um ditadorezeco.
    Faria leis, decretos e circulares a toda a hora.

    ResponderEliminar
  3. A Ministra já veio anunciar que só 20% dos portugueses deverão ter acesso ao ensino superior e todos os outros devem ir para o ensino profissionalizante. Mais dia menos dia vamos ter uma guerra entre pais e entre alunos por esses lugares. da escola publica poucos ou nenhum terão a porta aberta para as faculdades. No privado pelo menos as hipoteses serão maiores. Esta gente está sempre aberta a ganhar dinheiro...para quem o tiver para pagar

    ResponderEliminar
  4. Caro Kaos,

    Neste momento o meu único filho está em idade pré-escolar e não tenho para já que me debater com essa questão.

    Na qualidade de professor (há dez anos) que já trabalhou em seis escolas (um pouco por todo o país) e que já leccionou do 7º ao 12º ano, dir-lhe-ia o seguinte: «só colocarei o(s) meu(s) filho(s) neste sistema de ensino público, tal como está neste momento, se não tiver alternativas». Abro aqui uma excepção ao ensino universitário, ao qual ainda dou o benefício da dúvida pois não me considero muito informado sobre a sua evolução nestes últimos anos.

    Mais informo que o nosso ensino público sempre foi fraquinho, mas de repente tornou-se numa verdadeira ARMADILHA , numa enormíssima MENTIRA !!! Estão a passar tudo e todos de qq maneira, sem qq critério nem exigência. E como alguns professores ainda não aceitaram esta nova fatalidade, de trabalharem para o sucesso estatístico do governo, a nova metodologia de avaliação de professores não esquece de integrar um parâmetrozinho relativo ao sucesso escolar dos alunos de cada docente, apesar dos governante se esforçarem em dizer aos OCS que isso não é bem assim. Ou seja a MENTIRA E LOGRO só tendem a piorar, pois nenhum professor se irá auto-prejudicar em vão.

    Note-se que atrás da mentira da avaliação surgem rapidamente outras mentiras: “se avaliação é uma fantochada, porque é que o ensino há-de ser a sério ?” Esta é uma questão que professores e alunos fazem legitimamente. E o governo dá a resposta com as “novas oportunidades” que mais não são do que a oficialização da MENTIRA.

    ResponderEliminar
  5. Caro Kaos: a ministra é uma socióloga do PS.

    Isso qualifica-a automaticamente como imbecil.


    Nem sequer os 20% no ensino superior alguma vez terão empregos.

    E as pessoas do ensino técnico-profissional IRÃO embora mal percebam o que a casa gasta.

    O fenómeno nos licenciados já começou e eu sei isso porque existem pelo menos dois blogs abertos a contar casos de pessoas que até eram bem preparadas cá, mas perceberam que este país é uma gradessíssima merda e foram embora e já não voltam a não ser de férias.

    ( Pessoas que em Portugal andaram 2 anos para arranjar um emprego na área delas e chegaram à Europa e ao fim de um mês estavam a trabalhar na área delas a ganharem o dobro ou o triplo do que ganhariam cá.)

    Isto é uma ILUSÃO que está a ser vendida.

    Não há QUALQUER INTERESSE em ter ensino de qualidade em Portugal!

    Acaso existisse NUNCA, MAS NUNCA EM TEMPO ALGUM se teria aderido ao processo de Bolonha.

    A Alemanha NÃO ADERIU.
    A Espanha aderiu mas impôs condições de bloqueio.

    Aqui a dimensão da traição( não gosto da palavra mas é exactamente disso que se trata) está em terminar com o ensino em Portugal a longo prazo.

    Daqui a uns anos a EU decide "segmentar" por países "áreas de produção" e por exemplo, o ensino superior deixa de existir.

    E FOI A AUTO DENOMINADA "ESQUERDA" que abriu a porta a isto!

    As pessoas tem que perceber isto.

    O senhor Cavaco Silva, uma personagem detestável e de que eu não gosto, NUNCA MAS NUNCA mexeu em segurança social, ou escolas.

    Compare-se com o Guterrismo e com os actuais badamecos.

    Sempre perante a mais completa passividade dos auto denominados partidos de esquerda.


    Tem sido a "Esquerda" que tem traído as pessoas neste país.

    Com muito desagrado escrevo isto porque me considero de esquerda mas isto é a mais pura das verdades.

    Pura e simplesmente há falta de dinheiro no sistema e é necessário ir buscá-lo a alguma lado e "é a esquerda" que está a abrir a porta.

    Correndo o risco de parecer radical, mas escrevo o seguinte. Na próxima revolução vou participar mas vou aos cornos aos gajos de esquerda não ao de direita.

    Estou farto de infiltrados e de traidores.

    Se não sabem governar, se não tem qualquer ideia política, fechem as portas e desapareçam.

    Agora vender tretas às pessoas é que não.
    Enganar as pessoas, aldabrar, mistificar as pessoas é que não.

    Quer dizer estamos a chegar ao ponto em que temos que perguntar " mas para que é que houve uma pseudo revolução" em 74.

    O "regime" está a caminhar para ser em tudo IDÊNTICO ao pré 74.

    Então afinal Salazar tinha razão?

    É essa a grande teoria política à esquerda, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao “se vale a pena lutar” ?

    É claro que sim !

    Já pensaram pq razão é que muitos portugueses vão voltar a votar PS nas próximas eleições ?

    -- Será pq andam a comer do porco ? – Alguns poucos

    ou

    -- Será pq são estúpidos e masoquistas ? – tb os há !

    ou

    -- Será pq têm pouca isntrução, pouco sentido crítico e emprenham pelos ouvidos da comunicação social. – pois tlv seja isso !

    A Net é um extraordinário espaço de democracia e liberdade. E enquanto assim for homens como o KAOS precisam-se !!!

    ResponderEliminar
  7. Kaos,

    Tenho imensa dificuldade em ler, entrar e sair, e mesmo ler as postagens do blog. Será do meu PC? Ou acontece com todos?

    Quanto á questão especifica que levanta sobre o Ensino, esta inevitavelmente terá que conduzir a uma Nova Ordem Política. Os pais e a população em geral (ainda) não se deram conta dessa "inevitabilidade". Ela radica no anti-caos social.
    Mas há sempre o principio (dos mais generosos) se defenderem. E aí "escolhemo-nos". Ora.
    Como uma amiga diz "a qualidade paga-se!". Não necessariamente em vil metal. Em generos. Espero que me esteja a fazer entender.
    Um Abraço
    Ana Teresa

    ResponderEliminar
  8. Bom boneco do Kaos, sem dificuldades de leitura. Enriquecer a trabalhar é que é difícil, a não serqueseja e for com o trabalho dos outros, vendido ao desbarato, como aqui:

    http://www.e-financas.gov.pt/vendas/

    PS: porque não postam no e-Bay?

    ResponderEliminar
  9. É Kaos..a coisa tá ficando preta...
    Eu também tenho o sonho de um pais justo onde os meus filhos(eu mãe com curso superior desempregada)tenham os mesmos direitos que a educação que os meninos ricos de Cascais...mas acho que esta escola que eles frequentam os prepara para serem mais uns escravos do capitalismo selvagem...subjulgados pelos 20% dos meninos ricos que foram paa a universidade...
    Eu vou continuar a lutar para que isso não aconteça...ainda não sei compo...mas vou lutar...

    ResponderEliminar
  10. Ana Teresa:
    Já abri o meu blog em vários compitadores e nunca tive problemas. Não sei por isso explicar porque tens problemas.
    Quanto ao comentário realmente não sei se entendi bem mas todos nós pagamos pela qualidade da escola publica.
    Entendo e tenho falado da nova ordem politica que tentam implementar e contra ela procuro lutar. É por isso que cada palmo de terrenos que lhes seja cedido é perigoso demais.

    ResponderEliminar
  11. Estamos cá. Não desistimos.
    Bjo amigo,
    M.

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Kaos, por todo o apoio que nos tem dado! Não desista porque nós também não! Estes " entendimentos" são meros jogos de bastidores necessários a ambas as partes para que se organizem, ganhem tempo e forças! Os professores não podem desistir porque estão dentro das escolas, sabem o que lá se passa e querem o melhor para os seus filhos e os dos outros! Querem o melhor para o país! A luta continua, verá! Contamos consigo!
    JL


    No entretanto:
    http://www.sinistraministra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. "Neste momento não posse deixar de pensar se não deverei retirar os meus filhos deste sistema de ensino, se não deverei considerar fazer um sacrifício para os colocar numa escola privada onde tenham a possibilidade de não acabarem num qualquer curso profissionalizante ou na caixa de um supermercado. Estou triste por sequer ter de considerar ir contra aquilo que são as minhas convicções, mas será que é esta a escola pública onde quero ter os meus filhos?"

    Têm noção do que escreveu?

    Mas desde quando é que alguém decide pelo seu filho?

    O seu filho frequentará o curso que quiser, desde que tenha condições para isso.

    E que é que a escola privada tem de melhor que a pública?


    O manuel costa não sabedo que fala, 6% dos alunos reprovam no 1.º ciclo, 13% no 2.º ciclo, 20% no 3.º ciclo, e 30% no secundário!!!

    E já agora o que é que os bons alunos ganham/perdem com as reprovações dos colegas.

    Têm noção dos problemasque os repetentes provocam a uma turma.


    Eu não gosto de trabalhar com repetentes.

    Mais, os meus filhos estão numa Escola Pública onde se fazem turmas de nível(sabe o que é isso?) precisamente para os maus alunos não prejudicarem os melhores.

    Voçê é umignirante. sólamento a escola pública não poder seleccionar quem nela trabalha, para evitar os Manueis costas.

    ResponderEliminar
  14. Você é um ignorante. só lamento a escola pública não poder seleccionar quem nela trabalha, para evitar os Manuéis costas.


    Mais ainda para o Kaos, acha que a escola pública melhora sem avaliação dos professores?


    Sabe quais são as condições de trabalho dos professores no privado?

    eu digo-lhe:

    RECIBOS VERDES

    SALÁRIOS DE 1000 EUROS

    30 HORAS LECTIVAS POR SEMANA

    FAZEREM DE TUDO, DESDE MUDAR FRALDAS ATÉ IREM PARA A PRAIA COM OS MENINOS


    Informe-se

    ResponderEliminar
  15. Alex:
    Foi a própria ministra que veio colocar a fasquia da ide de estudantes para o ensino superior em 20%. A escola pública está a ser modificada de forma as que no fim do percurso escolar a única alternativa que os alunos terão será o irem para cursos profissionalizantes pois não terão conhecimentos para ser aceites pelas faculdades. Basta baixar ainda mais a qualidade do ensino para isso ser feito. Não é difícil.
    Sei que há professores nas privadas a ser explorados, sei que é um mundo cão e sei que sempre desejei ter os meus filhos na escola pública. Sei de tudo isso, mas se a batalha dos professores for perdida que mais nos resta? Ir para o estrangeiro? Desistir? Há muito mais intenções por debaixo de tudo isto e quem não procurar entender os verdadeiros objectivos só vai ver e ouvir lindas palavras e belas propostas na boca dessa gente.
    Querem avaliar os professores, muito bem. Deixem que seja a sua qualidade de ensino a ser avaliada e não o facilitismo. Vi recentemente como são avaliados os professores na Noruega. Quem é avaliado pelo ministério são as escolas e só irá alguém avaliar um professor a pedido dessa escola e se o professor estiver a ter resultados, nos exames nacionais, muito abaixo da média.
    Defendo a escola pública e vou continuar a lutar por ela, mas só se os professores assumirem essa luta ela poderá ser ganha.

    ResponderEliminar
  16. Parece que o Alex defende a escravatura, inclusive a da mao-de-obra qualificada. Penso que ficará regozijado dentro de alguns anos, pois esse é o destino traçado para este país.
    O grande problema de Portugal passa por uma ignorancia profunda que conduz ao facto de termos péssimos governantes: pessoas sem provas dadas em qualquer sector servem para 'desempenhar' as mais altas funçoes de Estado, tal como em qualquer país subdesenvolvido. Em Portugal, para se ser governante nao é necessário ter qualificaçoes especiais, qualquer demagogo sorridente é eleito pelo zé povinho. Será que esses cargos podem ser desempenhados por quaisquer barnabés? Parece que sim.
    Quanto ao tema do post, Portugal, como esses ignaros governantes tem propalado, será um fornecedor de mao-de-obra barata e especializar-se-á na produçao de bens e serviços que os restantes países da UE entendem que sao poluentes e/ou de baixo valor acrescentado.
    Aos 'cérebros´, só resta emigrar se nao quiserem ser explorados e dominados por gente estúpida e ignorante - gente medíocre!

    ResponderEliminar
  17. Amigo Alex,

    Tenho-lhe a dizer que parou no tempo, essas era as taxas de insucesso de há 2 ou três 3 anos atrás, pq agora são as seguintes :

    Insucesso escolar 1º Ciclo – 4%

    Insucesso escolar 2º Ciclo – 10 %

    Insucesso escolar 3º Ciclo – 18 %

    Insucesso escolar sec. – 25 %

    Fonte : http://64.233.183.104/search?q=cache:ldcUiOfiu18J:www.portal.juventudesocialista.org/documentos/O_COMBATE_AO_ABANDONO_E_AO_INSUCESSO_ESCOLAR.pdf+insucesso+escolar+ensino+b%C3%A1sico&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=4&gl=pt

    Isto representa um aumento do sucesso escolar em cerca de 30 % em pouco mais de dois anos. Acredite na MENTIRA quem quiser.

    E a mentira ainda agora começou. Quando os professores forem «prejudicados» na sua própria avaliação pelas negativas que dão, deixam simplesmente de as dar como é obvio.


    E mais não lhe respondo pq obviamente é tempo perdido.

    ResponderEliminar
  18. Abrenuncio!
    Os meus alunos (e até não são miúdos) perguntaram-me:
    Ó professor então também vai avaliar? ou vai ser avaliado?

    ResponderEliminar
  19. Não nos podemos esquecer que a avaliação dos alunos é uma questão central em todo o processo educativo. É através desta que se corrige o próprio processo educativo. Ora se de um momento para o outro deixa de haver insucesso então nem precisa de haver ensino. Passa-se com isto a pior das mensagens educativas para os alunos, a de que não é preciso trabalhar para ter sucesso. Ao mesmo tempo enganam-se os encarregados de educação.

    ResponderEliminar
  20. Manuel Costa, mas o que é que os bons alunos ganham com a reprovação dos outros?

    Sabe o que é estudar numa turma com alunos repetentes como colegas?

    É péssimo, regra geral baixam o nível médio das aprensizagens, os repetentes só prejudicam os restantes.

    E já agora, no privado os alunos reprovam?

    NÃO! não reprovam.


    Para o Kaos,

    mas é que é possivel ela ter dito isso, quando este governo tem feito bandeira o aumento de alunos no superior, em 2007 foi o ano em que mais alunos entraram no ensino superior.


    "A escola pública está a ser modificada de forma as que no fim do percurso escolar a única alternativa que os alunos terão será o irem para cursos profissionalizantes pois não terão conhecimentos para ser aceites pelas faculdades."

    Em que é que está a ser modificada?


    Já agora aS escolaS públicaS SÃO MUITO DIFERENTES umas das outras.

    ResponderEliminar
  21. Alex:
    Ainda são muito diferentes, mas estão a ser construidas as novas super escolas, muradas, gradeadas, vigiadas e controladas por sistema de vigilancia. Os nossos filhos vão ai ser encerrados durante 11 horas por dia a aprenderem a obediencia e a serem educados (trabalho que devia ser feitos pelos pais em casa)e ensinados para executarem as funções que as empresas exigirem à escola. Quem leu o "1984" e o "Admiravel mundo novo" entende perfeitamente daquilo que estou a falar

    ResponderEliminar
  22. DISSINDITEX.... estou em grande parte de acordo consigo,....mas noutra revolução, vai é comigo dar nos cornos da direita,...tenho a certeza.

    Abraço camarada!!

    ResponderEliminar
  23. "Ainda são muito diferentes, mas estão a ser construidas as novas super escolas, muradas, gradeadas, vigiadas e controladas por sistema de vigilancia. Os nossos filhos vão ai ser encerrados durante 11 horas por dia..."

    Estão a copiar o modelo dos colégios privados!

    ResponderEliminar
  24. Tanta conversa...
    tão pouca acção

    saltem da cadeira!
    vão para a rua.

    nâo exijam para vós...

    EXIJAM PARA OS VOSSOS FILHOS!!!

    NÃO DEIXEM QUE VOS CULPEM POR NADA TEREM FEITO.

    ResponderEliminar
  25. Queria deixar algures neste Blog uma enorme chapelada à qualidade da composição com que se ilustram os post que se editam. Escolhi esta da maçã como poderia ter sido outra, embora goste particularmente do efeito conseguido nesta. É seguramente um dos melhores que por aqui temos. Os meus parabéns Kaos!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger