segunda-feira, abril 14, 2008

Um caminho cheio de dúvidas

Duvidas

Recebi este mail com a respectiva autorização para divulgar este “desabafo”. Por razões óbvias omito a identidade de quem o enviou:

Caro Kaos:
Frequento o seu blogue com assiduidade porque me agrada a sua forma de ver e escrever as coisas. Sou professora. Sou dirigente sindical de um sindicato da FENPROF. Nutro simpatia e admiração pelo Mário Nogueira pelo empenho e capacidade de trabalho que lhe vejo; gosto de pensar que é um homem com discernimento e que usa de boa-fé. Posto isto, quero no entanto partilhar consigo o seguinte (não consegui criar uma identidade diferente que me permitisse postar um comentário): Estou confusa e perplexa com a tal "Vitória" que a Plataforma anunciou. Li o memorando, preparei-me para o impacto, pois no dia 15 lá estarei a dirigir uma das reuniões do dia D, mas não sinto segurança... Gostaria ainda de referir que estranho que alguns posts refiram com tanta veemência a resolução do problema dos contratados; lembro que foi o próprio Mário Nogueira quem sempre disse que a chantagem do Pedreira não tinha qualquer efeito prático, uma vez que a contratação de professores não dependia da sua avaliação. Não me parece difícil perceber que o modelo poderia ser suspenso, sem que isso significasse sacrificar os contratados: seriam avaliados como sempre foram, ou até como vão ser agora. Estarei a ver mal? Abraço

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

14 comentários:

  1. Ora bem, e então cá está:

    Só admitimos não assinar, se amanhã (terça-feira) virmos que os professores não se revêem neste acordo.

    Mário nogueira
    http://www.destak.pt/artigos.php?art=10058

    Que mais querem profs, cum carago?!

    ResponderEliminar
  2. http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=95&doc=3294&mid=115

    "Agora, não se esqueçam de ficar em casa", que é que é militante...

    ResponderEliminar
  3. Não acordaram (despertaram do sono)correr primeiro com a bruxa para depois nos vermos livres da espécie de "ingenheiro"?
    Então que raio de despertar (vigilia) fizeram?

    ResponderEliminar
  4. Minha querida professora: vocês não têm que assinar nada ! isso tudo não passa duma chico espertice Sócrática para vos dar a volta,.......É ÓBVIO.... se vocês forem anjinhos e assinarem podem dizer adeus a toda a luta que desencadearam até agora.... abraço!

    ResponderEliminar
  5. Kaos, o Mário pode estar a cantar vitória só porque conseguiu roubar o boné a um soldado inimigo mas daí até insistir em colocá-lo repetidamente ao lado da outra!
    Garanto-te que não foram feitos um para o outro.
    Mário Nogueira é um lutador nato, merece o benefício da dúvida.
    Um abraço sem acordo e sem entendimento mas com confiança

    ResponderEliminar
  6. Para ler em "Kosmografias":

    "O ME e a Avaliação do Desempenho Docente: Má-Fé, Brejeirice e Mentira Pública!"

    http://kosmografias.wordpress.com

    F. Leal

    ResponderEliminar
  7. Pata Negra:
    Nunca me passou pela cabeça comparar o Mário Nogueira com a Ministra. Por um tenho respeito, pela outra nem por isso. Um fala dos professores, a outra chama-lhes "professorzecos". Já nem vou mais tomar posição sobre este assunto. Não sou professor e espero que sejam eles a assumir a responsabilidade pelo seu futuro. Passo só a defender a escola publica pois aí como pai tenho todo o direito de me meter.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. se esta b**ta deste acordo, ou entendimento não forem assinados, na minha escola, por exemplo estamos f*****S e não vamos conseguir fazer o mínimo, que é conseguir estar nas aulas com os neurónios, vamos lá a 50% ( já não era mau ...) só pra preencher a papelada ( que já está prontinha !) e lutar contra ela ...agora , isto ( o tal entendimento ), posto deste modo, é pra continuar até ao desentendimento total, e pra começar amanhã !!! ...sem as costumeiras desculpas : " reunião sindical ? pra quê ? " ou " tenho teste marcado, não dá ! " ou " reunião durante o tempo de aulas ?... e os pais ? ou, O PIOR, " já nos tramaram ! não vale a pena...".

    ResponderEliminar
  9. Olá Kaos.

    Estes acordos lembram-me o filme Braveheart, com o Mel Gibson, sobre a luta da independência da Escócia contra o domínio inglês de Eduardo I.

    A certa altura do filme, quando os escoceses tinham boas hipóteses de vencer, bastando manterem-se unidos, o rei inglês concede terra e título na corte inglesa a um dos nobres escoceses quebrando a união entre eles.

    O herói da história, Wallace, acaba torturado e executado na praça pública.

    Dividir para reinar sempre foi uma eficaz estratégia política. Porque haveria agora de falhar?

    ResponderEliminar
  10. "Agora, não se esqueçam de ficar em casa" ... onde é que já li isso ...

    Kaos, por causa da tua pessoa descobri um embuste. Foi triste mas esclarecedor.

    Detesto descobrir que efectivamente me tentaram utilizar. Adoro re-descobrir que com o feitio e personalidade que tenho, não dá ...

    Bom, sobre o Mário, estou com o Pata Negra. E aposto no Mário, na sua inteligência e capacidades.

    abraço a todos os lutadores por boas causas

    ResponderEliminar
  11. DIA D: Que os professores possam decidir em plena consciência!
    http://escolapublica2.blogspot.com/2008/04/dia-d-que-os-professores-possam-decidir.html

    ResponderEliminar
  12. http://sinistraministra.blogspot.com/2008/04/dia-d-que-os-professores-possam-decidir.html

    Idem

    ResponderEliminar
  13. Eu penso que as pessoas vão descobrir em breve que, neste caso como em muitos outros, a opção correcta teria sido a de seguir os seus instintos e a sua consciência em vez de repetirem as opiniões de grandes estrategas cheios de jogo de cintura... às vezes o que parece é. Os fins NÃO justificam os meios. Penso no entanto que estas pessoas vão descobrir isso em breve, mas da maneira mais dura. Ao KAOS, que descobri recentemente (sou uma turista recentíssima da blogosfera e não sei sequer se vou demorar-me muito por cá) agradeço o interesse e acutilante visão da minha profissão, que contrastam com a apatia de muitos dos meus colegas. Agradeço também a qualidade da escrita: é deveras refrescante ler alguém que escreve bem (já vai sendo raro, e sabe-me bem).

    ResponderEliminar
  14. Ó pessoal, quantos de voçês conhecem a base de entendimento que foi negociada com a sinistra socretina?
    Algumas luzes estão em:
    http://www.aspl.pt/docs/pessoal%20docente%20redução/Ponto%20da%20situação.pdf

    ResponderEliminar

Powered By Blogger