sábado, agosto 23, 2008

Crimes

Crime Organizado

«O director do Observatório de Segurança disse hoje que a criminalidade violenta "chegou para ficar e conquistar terreno" em Portugal, com grande capacidade de organização e qualidade de meios, tal como já acontece no resto da Europa.»

Hoje, andava eu a fazer zapping nos telejornais e, ao passar pela TVI, o tema era o crime, os assaltos e a segurança. Foi o assalto ao Banco, as ourivesarias, Bombas de gasolina, o roubo de carros, tudo embrulhado e somado fazendo de Agosto aquilo que todos os Agostos são; tempo de férias para nós e para os políticos e as televisões a fazerem o tema que entretenha o Verão, normalmente ou crime e assaltos ou os fogos. Tão habituados já vamos ficando a isto que nem imaginamos que um dia o sensacionalismo televisivo se possa tornar na realidade deste país. Quando vejo responsáveis s dizer que a criminalidade violente veio para ficar e aumentar só posso pensar que as nossas vidas poderão, vir a ser no futuro, bem mais inseguras. Se lhe juntarmos a insegurança do emprego, da eterna crise económica e do descartar das funções sociais do estado, temos de ficar preocupados. Mais ainda quando com o aumento da criminalidade, vai aumentar o controlo e a violência policial, vamos ser mais vigiados, vamos sentir que somos menos livres. Raio de mundo que aí vem.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

15 comentários:

  1. É uma realidade da qual já fazemos parte, alguém contempla uma solução viável para a evitar?
    Alguém se interessa em trabalhar para a encontrar?

    ResponderEliminar
  2. crn:
    Resolvam os problemas sociais, acabem com o desemprego, com os ordenados de miséria e com a criação de desejo consumista e talvez se esgotem as razões para haver crime.

    ResponderEliminar
  3. -Numa sociedade onde os Bandidos estão no Poder não se pode esperar outra coisa.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  4. "vai aumentar o controlo e a violência policial, vamos ser mais vigiados"
    Não te percebo! Parece que estás sempre contra a Polícia.
    Quem não deve não teme! Não devo nada, não fiz nada, podem vasculhar a minha vida á vontade, e é óbvio que só podem usar a força quando esta prevista na Lei e contra os criminosos e não contra o cidadão cumpridor. Mais Polícia é sempre bem vinda...contigo parece que é sempre ao contrário.
    Já cheguei a pensar que és um presidiário e fazes este blog a partir da cadeia nos teu tempos livres, por isso ...

    ResponderEliminar
  5. Temos sensivelmente a mesma população hoje que tínhamos em 1974.
    Hoje morrem mais portugueses em 6 meses, vítimas de crimes violentos, do que todos os que foram mortos pela PIDE em 48 anos de fascismo.
    Sócrates meu grande filho da puta, cabrão do caralho! Mas para onde nos levas mais os «socialistas» do PS?
    Kaos: que raio de conversa é essa? Andou a fumar daquela coisa que põe a malta a rir feita de tontita?

    ResponderEliminar
  6. Temos sensivelmente a mesma população hoje que tínhamos em 1974.
    Hoje morrem mais portugueses em 6 meses, vítimas de crimes violentos, do que todos os que foram mortos pela PIDE em 48 anos de fascismo.
    Sócrates meu grande filho da puta, cabrão do caralho! Mas para onde nos levas mais os «socialistas» do PS?
    Kaos: que raio de conversa é essa? Andou a fumar daquela coisa que põe a malta a rir feita de tontita?

    ResponderEliminar
  7. anonimo1:
    Não estou contra a policia nem é essa a questão. Estou contra um estado que usa a policia para manter calada e controlada a revolta de uma população. É como com o terrorismo, criam-se as condições para a sua existência e depois restringem-se as liberdades para o combater. Dizes que não tens nada a esconder, eu também não, não sou um criminoso, mas gosto de saber que não vivo num estado de big brother, que não tenho de ser apalpado se vou ao futebol, ao cinema ou ao restaurante. Quero ter uma vida sem medo de ladrões e de policias. Pede ao governo que te coloque um policia a viver lá em casa e que durma sentado numa cadeira no teu quarto, não vá aparecer um ladrão. Há limites para tudo.

    ResponderEliminar
  8. anónimo 2:
    É mais cego quem não quer ver que quem não vê. Nesta sociedade capitalista, com o aumento da disparidade social, com os guetos, com o desemprego e a miséria é natural que o crime aumente. Combatam-se as causas e acabam-se os efeitos. Ou preferem viver num estado policial onde o medo está a cada esquina?

    ResponderEliminar
  9. "Estou contra um estado que usa a policia para manter calada e controlada a revolta de uma população." - Lá está! Estas sempre com medo da Policia...desde quando Portugal se revolta com alguma coisa? Este país é uma cambada de bananas!
    E não preciso de um Policia à porta da minha casa porque tenho licença de porte de arma, mas se vir por lá um fico mais descansado e não tremo todo como tu por ver um ...

    ResponderEliminar
  10. Ai o gajo disse isso? Demita-se o director do observatório!!!
    Obrigada kaos pela lucidez.
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  11. Isto está a ficar como no tempo da outra sra. - O homem das botas, à pala de controlar os perigosos comunistas "responsáveis" pela desgraça do país, devassou por completo os direitos mais elementares dos cidadãos e transformou este pais numa esterqueira acéfala. Agora, o injinheireiro, que lê pela mesma cartilha do outro, em regime democrático, prepara-se para fazer o mesmo. É claro, tudo isto para proteger as vidas e o património dos pobrezinhos!
    Qualquer dia batem-nos à porta uns srs. do SIS, sem mandato e levam-nos na ramona, porque o raio de uma câmara que servia apenas, para vigiar delinquentes, apanhou-nos numa manif não autorizada.

    ResponderEliminar
  12. Kaos,
    Oxalá que... não uma, mas muitas balas perdidas, disparadas pelos gajos do crime violento, atinjam a maioria dos políticos.
    Assim, sempre nos livramos deles.
    É a única solução...

    ResponderEliminar
  13. "vamos sentir que somos menos livres"
    Ainda mais?
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. anonimo:
    Não tenho medo da policia mas não quero a olhar para mim 24 horas por dia mesmo sem ter nenhuma arma. Será que acreditas que o poder só usa a policia para combater o crime? Acreditas que não a usam para manter o poder? Eu não.

    ResponderEliminar
  15. Preocupas-te com a liberdade e vais à festa do Avante? Deves de ser analfabeto.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger