quarta-feira, novembro 19, 2008

E alegre se fez triste

Bye Bye Socrates

E alegre se fez triste
(Adriano Correia de Oliveira)

Aquela clara madrugada que
Viu lágrimas correrem no teu rosto

E alegre se fez triste como se

chovesse de repente em pleno Agosto


Ela só viu meus dedos nos teus dedos

Meu nome no teu nome e demorados

Viu nossos olhos juntos nos segredos

Que em silêncio dissemos separados


A clara madrugada em que parti

Só ela viu teu rosto olhando a estrada

Por onde o automóvel se afastava


E viu que a pátria estava toda em ti

E ouviu dizer adeus essa palavra

Que fez tão triste a clara madrugada

Que fez tão triste a clara madrugada


Música: José Niza Letra: Manuel Alegre

10 comentários:

  1. Manuel Alegre tem e sempre terá a minha estima, como homem e como poeta.
    Como homem, sempre se manteve acima de querelas políticas para se por ao lado dos mais fracos, mesmo que contra o seu partido. Basta lembrar-nos de Souselas (daí nasceu o ódio de Sócrates, se estão bem lembrados), até à tomada de posição nas últimas presidenciais, novamente contra o partido.
    E tanto mais se incompatibilizou com os eu partido mais quanto mais este roubou espaço e pendeu definitivamente para a direita. E nunca votou a favor qualquer lei que não achasse boa. Isso é coerência, e isto tudo foi coragem, coragem de se virar contra companheiros pelos ideais. É coerente, não é esperto, mas é inteligente. Extremamente.

    Como poeta, o facto de ter sabido levar a poesia à política e de ter afirmado bem alto os seus ideais, tanto numa como noutra. Ideais acima de tudo, Coerência acima de tudo.

    Podemos não partilhar os seus ideais, pelo menos na totalidade, mas demos crédito a quem o tem e a quem sempre lutou pela liberdade.

    Acrescento que um homem da estatura de Alegre está, de facto, a mais no PS.

    ResponderEliminar
  2. Alegre o demagôgo,
    Este é o titulo de um corrupto que só veio, e continua, enganar o povo do meu país, permitindo o PS mostrar uma imagem de democrata que nunca foi.
    A coerência é sair de um partido quando não se está de acordo com nada, se hoje vivemos nesta situação é também com a sua conivência.
    Depois mostra apoio ao BE, partido que só nasceu para aproveitar o voto da esquerda amedrontada e permitir conservar o voto dos socialistas que não admitem esta derivação à direita de um partido politico que se diz de esquerda.

    A revolução é hoje!

    ResponderEliminar
  3. Cirrus:
    Sobre o Manuel Alegre já disse o que penso no post que está antes deste.

    ResponderEliminar
  4. crn:
    Cada um vota na opção que escolhe e muitos sempre se recusaram a votar no PCP. Muitos preferem outra forma diferente de estar na política e têm, uma outra perspectiva de vida. E, como em tudo a verdade nunca está toda sempre do mesmo lado.

    ResponderEliminar
  5. Kaos,

    Ainda não fui ler a sua opinião sobre o homem. Expressei a minha e não tive medo de o fazer.
    Como diz, a verdade nunca está toda do mesmo lado, e recuso-me a proferir sentenças, preferindo dar opinião livremente, debatendo eventualmente com outros opinadores, o que é saudável. Penso que é o nosso jeito de estar na política. Como sabe, e em relação aos partidos com assento parlamentar, a minha expectativa é menor que zero e assumo a posição de observador.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  6. tanto Alegre como Sócrates são dois políticos que me deixam algum amrgo de boca. Um agarrado às glórias e lutas do passado, o outro à projecção de um futuro 'nórdico' sem sustentação possível na sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
  7. Alegre sabujo e conivente com o neoliberalismo capitalista que explora os portugueses. Que vá enganar o tótós que acham que os comunas são uns "maus" e comem criancinhas !!!!

    ResponderEliminar
  8. Kaos,
    Não escrevi PCP, podia ter escrito CDU, mas tampoco, ainda que eu seja comunista.
    A verdade não está sempre do mesmo lado, estou de acordo, por isso os partidos fazem congressos e incorporam no seu discurso a vontade dos seus militantes, ainda que poucos partidos comtemplem o militante como a alma mater da sua existencia.
    Confundidos, a maioria dos nossos conterrâneos, a esquerda nórdica está com PCP.
    Em suma, a razão está sempre na soma das vontades de todos nós, e, para mim, a direita não é detentora de qualquer fundamento que permita o Povo adivinhar um futuro menos mau.

    A revolução é hoje!

    ResponderEliminar
  9. LOL! Está demais! Este blog é terapêutico!

    ResponderEliminar
  10. Cromoterapia com fartura...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger