sábado, dezembro 04, 2010

O regresso do Sá Carneiro

Há já algum tempo que venho assistindo a um sem número de livros, artigos e opiniões sobre o Sá Carneiro. (Para os mais novos e que não saibam quem ele é, posso dizer que era um politico, que foi líder do PSD, que chegou a ser primeiro-ministro de um governo com o CDS e morreu num desastre de aviação quando tentava eleger para a Presidência da Republica um assustador General Soares Carneiro). Mas, voltando ao assunto do post, a quantidade enorme de elogios, vindos de todo o lado, sobre a grandeza do pequeno Sá Carneiro que quase parece uma campanha para a sua beatificação. Até o Carvalho da Silva lhe canta odes de louvor num artido da Visão e o BE se mostra disponivel para criar mais uma comossão para avaliar se a queda do avião em Camarate foi crime ou acidente.
Que raio se passa? Porque temos nós a mania de endeusar e criar mitos sebastionicos que nunca passam disso? Porquê agora? Será que é para nos impingirem a ideia que, em tempos idos houve um politico honesto em Portugal e por isso podemos ter esperança que um dia possa aparecer outro? Será que ter mudado o nome de Areeiro para Praça Sá Carneiro a uma Praça a que todos continuam a chamar de Areeiro não é suficiente para preservar a sua memória? Será que andamos com falta de Santos novos para colocar nos altares? Alguém me explica que raio se passa?

5 comentários:

  1. Penso que o que está em causa neste assunto é o "crime" que muitos, ao longo dos anos, se convenceram que existiu e nunca houve interesse em esclarecer e confirmar!
    Segundo várias "personalidades"
    os motivos, políticos e corrupção
    com o fundo de reserva da guerra do ultramar, foram a razão do
    suposto "atentado"!
    Lembro-me, na época, ter lido numa revista bem conhecida um artigo de opinião em que o autor, cujo nome não recordo, ter dito que o governo da altura estaria a efectuar pagamentos de armamento
    com "drogas" e que também Adelino Amaro da Costa estaria a investigar!
    A realidade da política é bem "nojenta" e faz-nos desacreditar, em absoluto, de toda esta gente!...
    Não olham a meios para atingir os fins!
    Veja-se o caso nos USA em 1963 com
    Kenedy!

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar
  2. Kennedy e não Kenedy

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar
  3. Não é só no PSD/CDS, que tentam endeusar figuras, noutros quadrantes políticos e não só, tentam fazer o mesmo. Não acredito em deuses, mitos e afins, não servem para nada, a não ser para elevar o ego de gente mesquinha e sem nada para fazer ou pensar.

    Quanto ao Carneiro (Sá), o azar dele foi estar no avião errado à hora errada.

    A coisa era para o Amaro da Costa, sabia demais e preparava-se para meter a boca no trombone.

    Quanto ao tal inquérito e reposição da verdade, só quando alguns figurões do PSD/CSD/PS e não só, forem ter com o S.Pedro é que se poderá saber (alguma) verdade.

    A abertura de inquéritos nesta altura servirá para entreter o pagode, nada mais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. nem mais só há mesmo é que endeusar o pessoal que ocupou cargos antes do 25A e muitos que há por ai que lá andaram ou andaram os pais deles. Vivam os cravos nas G-3 e o Afonso Henriques que bateu na mãe.

    ResponderEliminar
  5. E ele era o melhor de todos, disseram amigos, como os inimigos, em chavões iguais, perfeitos, que o seu fantasma perdido não volta.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger