sexta-feira, agosto 05, 2011

Mercati e los mercados


Onde é que eu já vi isto? Os mercados dos triliões a atacarem paises em busca de lucro fácil e os governos desses paises a afirmarem a consistência das suas economias, os juros das dívidas soberana a subirem, a negação da necessidade da ajuda externa até que finalmente, quando a força da realidade se sobreoôe à vontade, o inevitável FMI, em formato de Troika, desembarca no aeroporto. Já aterraram em Dublin, Atenas e Lisboa para agora fazerem já as malas para voarem para Nicósia, Roma e Madrid. Será que é desta que implode o Euro e a União Europeia?
A América do Obama também está cada vez mais pendurada por fios, com a aprovação do aumento do limíte de endividamento externo a ser conseguido através da imposição de medidas recessivas, com uma Agência de Rating Chinesa a baixar a nota da maior dívida externa do Mundo.
Como já aqui tenho chamado a atenção várias vezes, o planeta caminha para uma nova guerra Mundial, agora no novo formato global e por isso muito mais devastadora e terriveis que as anteriores. A história das grandes crises anteriores avisa-nos, os sinais são cada vez mais evidentes e ninguém se parece preocupar com isso. O capitalismo sofrego nunca pára e, entre o seu fim ou a guerra, escolhe sempre a guerra.

2 comentários:

  1. Anónimo5/8/11 17:30

    Verdades como templos !!
    Por cá, andamos alegremente à procura de tachos !

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/8/11 21:55

    É verdade que os sinais são por demais evidentes, mas parece que os grandes "tubarões" e os pretendentes ao "domínio" dos povos não os querem perceber!
    Quando a "hora" chegar vão ficar surpreendidos e de nada lhes vai valer tanta ganância pelo poder e pelo dinheiro!...

    Zé de Aveiro

    ResponderEliminar

Powered By Blogger