quarta-feira, maio 09, 2012

Ladra mas não morde?



Angela Merkel escreveu a Francois Hollande sublinhando as "decisões necessárias" que estão pela frente e que têm de ser coordenadas por ambos. A chanceler alemã enviou a François Hollande uma carta em que o felicita formalmente pela sua eleição como presidente da França. Nela, Angela Merkel sublinha a necessidade de acção e a responsabilidade partilhada dos dois países fundadores do projecto de integração na Europa, referindo ainda querer "continuar com François Hollande o caminho da responsabilidade comum" e "trabalhar para o bem dos dois países (Alemanha e França) e da Europa". "Temos de tomar as decisões necessárias à União Europeia e à Zona Euro, para preparar as nossas sociedades para o futuro, salvaguardando e avançando no caminho da prosperidade de forma sustentável”, frisa Merkel.

Já a gestora de fundos Schroders de fundos diz que "uma potencial disputa com Merkel" é o resultado que mais se pode recear com a eleições de Hollande. No entanto, é provável que os mercados e as agências de "rating" exerçam pressão para que o francês reduza o défice orçamental e não acredita que François Hollande consiga alterar as políticas de austeridade defendidas por Merkel para a Europa. “Este pode ser um caso em que o ladrar de Hollande é pior do que a mordidela”, conclui a Schroders.

Como já era previsível a primeira forma de tentar fazer o Hollande "baixar a bola" é pela sedução e oferecendo-lhe a partilha da Europa com a Alemanha, enquanto os mercados ameaçam atacar a sua economia se não ceder. Sorrisos e palmadinhas nas costas para o convencer que tem muito a ganhar se aceitar partilhar o poder em troca de esquecer as ideias que defendeu nas eleições, coisa que para os políticos parece muito fácil de fazer. Se resolver que é honesto e não aceitar voltar atrás na palavra dada aos franceses que o elegeram então é bom que se prepare para sofrer o ataque dos cães de fila da Europa. Mas, infelizmente, como diz a Schroders o mais provável é este seja mais um caso em que cão que ladra não morde.

14 comentários:

  1. as expectativas no Senhor Hollande são demasiado elevadas. Até dá medo!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/5/12 20:49

    Esta enganada Graça Sampaio.......as expectativas são nulas, nem o próprio acredita no que diz, tudo conversa fiada para ganhar eleições.

    ResponderEliminar
  3. Hoje é o Dia da Europa, dia da data da vitória sobre a alemanha nazi - nunca será feriado. Mas talvez venha a ser feriado o dia em que nos libertarmos do jugo merkoalemão.
    Um abraço do iollande

    ResponderEliminar
  4. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  5. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  6. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  7. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  8. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  9. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  10. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  11. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  12. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar
  13. cá trocaram o socrates pelo passos lá o contrario PSD-> (sai o D)

    ResponderEliminar

Powered By Blogger