terça-feira, março 07, 2006

Quem tem medo da paz?

Um míssil disparado por um avião telecomandado israelita contra uma viatura no bairro de Shiyaiya, Cidade de Gaza, matou hoje quatro palestinos, entre eles uma criança de 10 anos, e feriu nove. O Hamas promete retaliar.
O projéctil atingiu uma viatura perto da estação de serviço de Al Yuba, na estrada de Salah ed-Din, que liga o norte ao sul da Faixa de Gaza, precisaram responsáveis dos serviços de segurança palestinos.
De acordo com uma fonte hospitalar, dois dos mortos eram operacionais da Jihad Islâmica. Dos restantes, um era uma criança de 10 anos que regressava a casa depois da escola.
Dos nove transeuntes feridos, a maioria são crianças palestinas atingidas pela onda de choque. Entretanto, uma multidão enraivecida juntou-se frente ao Hospital de Shifa, na Cidade de Gaza, para onde foram levados os corpos.

Ou sou eu que ando distraído ou não tenho ouvido notícias de ataques terroristas a Israel nos últimos tempos. Embora compreenda como deve ser difícil controlar esses ataques, a verdade é os Palestinianos têm conseguido evitar que as forças mais radicais mantenham vivo esse olho por olho dente por dente com Israel. Mesmo depois da vitória do Hamas a violência extremista tem sido controlada e a paz pareceria possível se ambas as partes aceitassem falar francamente. Infelizmente, parece que quem quer de novo exacerbar os ódios é Israel ao realizar estes ataques sem que nada o pareça justificar. Ameaça mesma com a execução de ataques dirigidos contra elementos do novo governo palestiniano informando que o próprio primeiro-ministro pode ser morto se Israel assim o desejar. Perante este discurso e esta forma de actuar é previsível que mais dia, menos dia se iniciem ataques retaliatórios com as já conhecidas consequências. Mais inocentes irão morrer em ambos os lados das barricadas. Não compreendo esta forma de agir nem quais os objectivos que pretendem atingir no final. Enquanto houver um radical, de qualquer dos lados, a poder determinar estes tipos de acções terroristas, a paz é impossível e o ódio e a vingança continuarão a reinar. Quem perde com isso? As vitimas inocentes e também todos nós que veremos a nossa consciência a ser violada todos os dias por noticias de morte e horror. Por favor, falem, discutam, entendam-se e acabem finalmente com isto. O mundo pode ser melhor se houver quem esteja disposto a fazer um pequenino esforço.

1 comentário:

  1. Israel não seria capaz de realizar estas acções assassinas e injustificadas se não pudesse contar com o apoio, ou com o silêncio cooperativo americano... E esta operação... Algo me diz que informaram a administraçãp americana antes e que esta deu o seu aval.

    Esta acção parece planeada para exacerbar os palestinianos e a forçar o Hamas a uma reacção violenta. Provavelmente, algum estratega israelita acreditou que o Hamas precisava de ser espicaçado para mostrar o seu verdadeiro perfil.

    Pois bem... Algo me diz que conseguiram...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger