segunda-feira, março 12, 2007

O exemplo Kim Jong-il

Santana questionou a liberdade actual dos meios de comunicação social. “Hoje em dia está um pouco próximo da Rússia e da Coreia do Norte no incensar do poder”, disse, apontando como exemplo negativo uma biografia do primeiro-ministro publicada esta semana pelo «Sol». “Qualquer primeiro-ministro se sentirá incomodado, porque as pessoas também têm defeitos. É próprio da imprensa livre apontar defeitos e qualidades”, concluiu.
In “Primeiro de Janeiro”

Nós aqui no WehavekaosInTheGarden estamos felizmente longe de Putin's, de Kim Jong-il's e de Sócrates pelo que podemos sentir-nos livres. Estranho, é só conseguirmos apontar defeitos nas qualidades que nos querem impingir por não encontrarmos as qualidades por detrás das realidades que nos atinge.
Agora que a comunicação social em Portugal peca por estar manipulada e concentrada nas mãos de poucos, mas grandes grupos económicos e estar a ser cada vez mais controlada é um facto. Assim como o é o sermos cada vez mais vigiados e controlados com as liberdades a "encolher" em nome de uma pertença eficácia e segurança.


Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

25 comentários:

  1. Este, é um espaço de livre crítica.
    Umas vezes a brincar, outras muito a sério.

    As indumentárias e outras situações, brilhantemente ilustradas e sugeridas pelo KAOS, são o pretexto para o exercício da liberdade de expressão.

    ResponderEliminar
  2. Ora muito bem!
    100% de acordo!

    Um abraço.

    JPG - O Sino da Aldeia; Coffee Time; Memories; A Tasca; Lugar ao Som & outros filhos do mesmo pai.

    ResponderEliminar
  3. A segurança só é pertença quando se refere aos outros, a nossa é inviolável!
    Trancas à porta, que excederam as liberdades.

    ResponderEliminar
  4. Santana também não se pode queixar muito… mas a desmesura já vai sendo tanta que a ideia do “ culto da personalidade “ começa a ser notória. O que pensarmos então da concentração de poderes para a segurança e vigilância, numa personalidade única, que só pode ser mesmo iluminada?
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Lata não falta a este Santanaz... O que ele bem gostaria é de ser ele o "incensado"... Precisamente como sempre foi pelas revistas de coração deste país, e às quais ele deve quase integralmente a sua carreira politico-mediática...

    ResponderEliminar
  6. visitante:
    E espero que essa liberdade seja também usada, não só aqui nos comentários mas sobretudo na vida de todos e de cada um de nós. Um valor fundamental a defender.
    abraço

    ResponderEliminar
  7. jpg:
    Um abraço.
    Eu sei desse monte de espaços que tens. Haja tempo pata tanta leitura.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. nin:
    Todas as liberdades t~em de ser invioláveis e quem já viveu sem elas sabe bem da sua importancia.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Kane:
    Há já algum tempo que tenho referido aqui que as nossas liberdades andam a ser "apertadas". A pouco e pouco vamos vendo atitudes que me preocupam. Esta das policias e da investigação estar toda sonb a batuta de um homem é muito, mas mesmo muito perigoso.
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Rui:
    O santana vale aquilo que vale e sempre usou como arma politica a propaganda. Até quando foi PM tentou criar o tal gabinete de peopaganda que lhe possibilitasse sair-se sempre bem das borradas. Só que foram tantas que nem assim se safou.
    abraço

    ResponderEliminar
  11. já é demasiadamente mau! e eles ainda não puseram as "unhas" todas de fora...
    abraço

    ResponderEliminar
  12. luikki:
    Qualquer resticio de liberdade incomoda muita gente.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. Resta-nos a consolação de saber que há ainda espaços de opinião completamente livres de qualquer pressão e manipulação como é o caso deste magnífico cantinho blogosférico. Continua com o excelente serviço público amigo Kaos.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  14. outsider:
    É para mim a garnde vantagem da blogosfera o fazer com que muita gente possa dizer o que sente e o que deseja.
    abraço

    ResponderEliminar
  15. "Estranho, é só conseguirmos apontar defeitos nas qualidades que nos querem impingir por não encontrarmos as qualidades por detrás das realidades que nos atinge."
    Esta frase para além de muito mal escrita está imperceptível. Tu drogas-te? Que queres dizer com isto? Já leste bem o que escreveste?

    "Assim como o é o sermos cada vez mais vigiados e controlados com as liberdades a "encolher" em nome de uma pertença eficácia e segurança."

    Já que tens o Photoshop e que o usas com tanto denodo, nunca pensaste em adquirir um corrector ortográfico, um prontuário de língua portuguesa e um bom dicionário? Pertença???? Ou pretensa? Aproveita para comprares os artefactos descritos com o dinheiro que poupaste no Adobe Photoshop, ou vais convencer-me que adquiriste licença???

    ResponderEliminar
  16. Quando não se tem argumentos, falam-se dos erros de gramática/dactilografia.

    Realmente é um problema o controle mental a que estamos sujeitos. Até na blogosfera há comentários que são aceites -nada de indecoroso- e que são depois retirados -porque acertavam em 'mouches' que não querem ser nomeadas e que naturalmente pressionaram.

    Se pensarmos que os homens do PS - ex-partido democrático- andaram a dizer que o Salazar era 'faxista' porque mandava e controlava tudo, como se classificam eles -democratas?

    We have kaos in the garden, oh yes we have...

    ResponderEliminar
  17. "Estranho, é só conseguirmos apontar defeitos nas qualidades que nos querem impingir por não encontrarmos as qualidades por detrás das realidades que nos atinge" não é só uma frase com erros, é um monte de palavras que não fazem sentido. É debitar por debitar e encher a Internet com “bytes” inúteis. Escrever é como governar, é preciso saber fazê-lo. Dizem tanto mal do governo, dos partidos, e dos outros em geral que não conseguem digerir uma crítica? Serão intocáveis como a Sócretina ou o Cavaco. Eles são todos uma súcia de imbecis porque governam mal e vocês ao escrever neste “blog” serão todos seres superiores isentos da obrigação de usar português correcto, ou no mínimo perceptível? Ou será que o rigor é só para os outros?

    Eliminar a frase em questão e substituir pertença por pretensa só revelava uma qualidade humana: HUMILDADE.

    A tal que falta aos visados deste “blog” e que vocês tanto criticam.

    A resposta que deste só revela arrogância.

    ResponderEliminar
  18. Desamancio Castigador:
    Há já algum tempo que não aparecia por aqui alguém a falar de ortografia. Tenho pena quando os argumentos são simplesmente esses, mas tenho de viver com isso.
    Quanto às frase fazer ou não sentido, isso é um problema de quem a lê. Para mim faz todo e para muitos outros que cá vêm também, mas não vou explicar.
    Quanto ao Photoshop, não é o programa que utilizo, mas mesmo assim não me parece que tenha que te dar qualquer satisfação.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  19. anonimo:
    Eu vivi durante o tempo do Salazar e sei bem como era a vida e as liberdades nesse tempo. Lições de liberdade não me vêm aqui dar, nem aquilo que digam me impedirá de exprimir aquilo que penso. Não é o primeiro que aqui aparece e certamente não será o ultimo.
    abraço

    ResponderEliminar
  20. Desamancio Castigador:
    Tem calma rapaz que não fui eu que o anonimo não era eu. Eu assino Kaos e não escrevo nunca como anonimo.
    Quanro à frase que tanto te preocupa
    "Estranho, é só conseguirmos apontar defeitos nas qualidades que nos querem impingir por não encontrarmos as qualidades por detrás das realidades que nos atinge"
    Vou tentar explicar:
    Eu estranho que, nos discursos que os nossos politicos fazem a demonstrar a bondade das suas actividades, eu não as consigo encontrar, mas sim opções que considero erradas e isto porque essas boas medidas de que nos falam é desmentida pelas dificuldades e pelos problemas que nos criam. Basta ver o estado do país.
    Quanto a aceitar criticas, claro que aceito e agradeço quando me apontam um erro, agora não sou é obrigado a concordar com todas. Tenho sempre o direito à resposta.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  21. Desamâncio:
    O Kaos tem razão, há dois, que tu pensaste ser um: o Kaos e eu, anónimo (da Silva).

    Kaos:
    Quando falei de comentários 'desaparecidos' não foi no tu blog. Desculpa, não fui claro.
    Quando falei no Salazar também não foi para elogiar, mas para dizer que o controle e o medo que alastram por Portugal 2007, se parecem terrivelmente com o dejá vu.
    Também nasci sob a 2ª Republica e lembro-me de na minha casa se mandarem os miúdos ao patamar da escada ver se alguém estava a ouvir; tb me lembro de ouvir rádios estrangeiras, com um copo de água sobre o receptor, para a polícia não detectar. Acreditava-se piamente nisto.
    Por não querer uma repetição é que não se pode transformar a democracia numa caricatura da mesma. O resultado seguinte será sempre o mesmo -ditadura. Ás vezes por ser demasiado sucinto perde-se informação.
    Continua que eu gosto das 'fotos', mesmo que, por vezes, não comente a não ser com uma boa gargalhada.

    ResponderEliminar
  22. Preocupações que nos assolam a todos os momentos....
    A foto está de gritos!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  23. anónimo da Silva:
    Temos então expericencias similares e ambos sabemos o que é viver a preto e branco (o 25 de Abril foi uma explosão de cor que me ficou pegada à pele para sempre). Soube o que era ter de olhar sempre por cima do ombro quando falava e nunca aceitarei voltar a esses tempos. É por isso que olho preocupado para este país e para o caminho que segue.
    Enquanto tiver força, inspiração e alguém que goste daquilo que vou fazendo é claro que vou continuar, embora haja outras lutas e outros locais que em certos momentos possam ser mais importantes. Volta sempre que serás sempre bem vindo.
    abraço

    ResponderEliminar
  24. tb:
    Só espero que esses receio não se confirmem.
    bjs

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo Blog mais divertido e criativo que tenho visto.
    Pong

    ResponderEliminar

Powered By Blogger