sexta-feira, abril 04, 2008

Raças Perigosas XI

Bichos perigosos

Alguns talvez se lembrem que em tempos fiz aqui uma série sobres as raças perigosas. Sabia que não as tinha retratado a todas, mas são tantas as que andam por aí que seria impossível apresentá-las a todas. Mas, como ontem assisti nas notícias a um ataque deste espécimen, pensei que merecia entrar para a galeria. Os Secretários de Estado da Sinistra Ministra andam a dar a volta ao país para reunir com os Presidentes dos Conselhos executivos das escolas para lhes impor a aplicação do Sistema de Avaliação. Quem os ouça, aquilo já não é sistema nenhum. Para este ano já só o querem ver aplicado aos contratados e mesmo a esses, é uma avaliação minimizada (uma autoavaliação do professor, que a quererá fazer pois dai depende o seu futuro, o curriculum, a assiduidade e pouco mais). Esperam assim, salvar a face ao manterem o processo das avaliações para este ano e ficar já com o sistema preparado para implementação em força para o próximo ano. Cedem oferecendo um adiamento para a maioria dos professores, saindo eles por cima como sendo os vencedores. Mas, para isso acontecer é necessário que as avaliações dos contratados sejam feitas. Jorge Pedreira foi muito claro no que disse, a avaliação tem de ser feita e, caso os Conselhos Executivos não cumpram, quem vai pagar são os contratados. Viram assim, uma vez mais professores conta professores, colocando a responsabilidade e o ónus da culpa nas mãos de quem não aceitar fazer a avaliação. Uma Chantagem inadmissível numa atitude que no mínimo é suja. Senti vergonha daquele senhor ser governante do meu país. Como, também ouvi hoje que o governo pretende tornar os donos de raças perigosas criminalmente responsáveis pelos seus ataques, tenho de concluir que também a Sinistra Ministra é culpada e tudo o que se passa. Parece-me importante que os professores não desmobilizem com esta habilidade perpetrada por esta gente e continuem a sua luta, não só utilizando a avaliação como bandeira, mas erguendo outras tão importantes como esta, como sejam, o Estatuto do Aluno, o novo Sistema de Gestão das Escolas, o Estatuto de Carreira Docente e até a revogação do decreto-lei 115a/98. Mais importante que vencer uma ou outra batalha é vencer a guerra da defesa da Escola Publica, defender um futuro para professores e para as nossas crianças. Depois de serem vítimas da destruição do seu nome e dignidade, espero que os professores não desistam enquanto não as virem reconquistadas e esta cambada toda no olho da rua. Podem contar comigo para estar ao vosso lado.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

3 comentários:

  1. Obrigada pelo seu apoio, A sua incansável inspiração e atenção ainda é um oasis no deserto. Claro que o imbróglio da avaliação vai cair nos contratados, estes são os mais pressionáveis. E é assim a cobardia, não lutar com os que possuem a mesma força, mas sim com os que sabemos à partida que podemos vencer.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/4/08 01:41

    Obrigada, amigo ...
    Tu já viste que morreram três pessoas, três colegas ... morte apressada, injustificada da forma como aconteceu e ninguém é responsável ou solidário excepto quem sente a sua falta e nada pode fazer? Nem imagino quantas pessoas estão em sofrimento grave, sério, cruel.
    Vou fazer o possível por estar no jantar de amigos dos blogues porque é aqui que encontro quem melhor compreende aquilo por que passamos.
    É má raça esse homem ... percebi pela revista Sábado que a MLR é uma enorme vítima e que precisa de ajuda. Se ela soubesse que está a empenhar crianças e a sua felicidade em tão elevado grau duvido que continuasse. Ela é uma pessoa amargurada, triste, revoltada, seca. Infeliz. Pelo menos, parece e tem razões para isso, suponho eu.
    Prefiro até colocar a 'coisa' assim . É mais humana.
    Sócrates, é um homem de mão, um actor sem arte. Este que representas, não é boa pessoa. O outro, o dos caracois, parece leviano e pouco asseado. Tem ar de frequentar noites estragadas. Deve usar um perfume forte. Tem ar disso ...
    Desculpa o desabafo.
    Bjinho,
    M.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/4/08 14:46

    Jorge Pedreira, que por sinal ninguém fala, é de longe um dos piores de todos eles!

    É arrogante cínico e altamente incompetente !!!

    Chamar-lhe porco e vesti-lo com a carapaça deste animal é de facto uma desonra e um castigo para o suíno

    ResponderEliminar

Powered By Blogger