Quando a hipocrisia se sobrepõe à decência são estas coisas que ouvimos. Por dinheiro tudo pode ser feito e tapam-se os olhos à realidade. O mesmo fizeram os Estados-Unidos, que por um lado se apregoavam os paladinos da liberdade, democracia e direitos humanos, e por outro aceitaram a entrada da China para a Organização Mundial de Comércio, fazendo dela um parceiro estratégico. São estes os mesmos que fazem um bloqueio e gritam por liberdade contra o regime cubano, considerando inaceitável o que lá se passa. São estes os mesmos que invadem o Afeganistão e o Iraque em defesa dos direitos das pobres mulheres que, na rua, têm de andar de burca. Quando se aceita que o “negócio” se sobreponha ao direito, nada mais estamos a fazer que aceitar que os estado se comporte como uma simples Máfia.
Sou a favor de que todos os povos tenham o dever de respeitar os direitos humanos no seu país. Todos nos devemos levantar em protesto por todas as arbitrariedades e crimes ai cometidos. A civilização e a decência têm de existir em todo o lado, e não só na casa daqueles de que não gostamos, e fechando os olhos quando isso acontece na casa de amigos.
A cada dia que passa menos me revejo nas palavras daqueles que falam em meu nome e mais envergonhado me sinto em relação ao resto do mundo que os ouve.
Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI