domingo, março 26, 2006

Um patético golpe de estado constitucional

Nesta monótona politica portuguesa, pós gozo “Santanista”, e quando menos se espera, surge sempre alguém que nos consegue divertir. Neste caso, Manuel Monteiro, líder de uma coisa chamada “Nova Democracia”, enviou aos deputados da AR um projecto de revisão constitucional. “Chegou a hora de enviar a actual Constituição para a reforma” afirma Monteiro na carta que acompanha o projecto.

Manuel Monteiro defende, uma ruptura no sistema governativo “atribuindo ao chefe de estado a condução das políticas internas e externas”. No artigo 6º - Competências do Presidente da Republica – passaria a atribuir ao chefe de Estado o poder de “definir as linhas gerais da politica governativa” e o de bem como o de ““convocar e dirigir o Conselho de Ministros “nomear e demitir, livremente, os ministros, secretários e sub-secretários de Estado”. Resumindo, transformar Portugal num regime presidencialista.

Quando, pela primeira vez após o 25 de Abril é eleito um Presidente apoiado pela direita, e num momento em que existe um governo de maioria absoluta do PS, imediatamente esta gente tenta alterar as regras do jogo para lhe concederem todo o poder.

É esta uma proposta totalmente disparatada e sobretudo sem qualquer possibilidade de aprovação. É evidente que o PS nunca aprovará tais alterações pelo que tudo isto não passa de uma forma do “Manelito” tentar dar nas vistas e aparecer na televisão. Aliás é tudo o que ele tem tentado fazer nos últimos anos, felizmente sem grande sucesso. Mais um cromo da nossa politica.

3 comentários:

  1. Uma das figuras nais pateticas do nosso país. Pena que tenha saido do CDS. Podia candidatar-se como um lider mais sexy

    ResponderEliminar
  2. Mas alguém ainda leva a sério esse individuo??

    ResponderEliminar
  3. Com o Santana Lopes a andar por ai sem estar por aqui faz falta um palhaço para nos fazer rir. Sei que há o Luis Delgado, mas é bom haver sempre mais um.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger