terça-feira, maio 16, 2006

Manuel Pinho: O garimpeiro de serviço

Manuel Pinho lá vai "garimpando" em busca de investidores privados. Tem conseguido encontrar algumas "minas", falta é saber se a sua exploração, compensará o custo das comparticipações estatais e incentivos fiscais oferecidos. No caso da refinaria parece que não, esperando nós que os interesses do estado sejam sempre os primeiros a ser salvaguardados. Esperemos que quem vier futuramente a "cavar" todos estes negócios não venha a encontrar os interesses do país subalternizados aos interesses privados. Afinal como se costuma dizer, a esperança é sempre a ultima a morrer.
.
Contributo para o Echelon: Sayeret Tzanhanim, PARASAR

20 comentários:

  1. tudo depende das connections...normalmente são boas:))

    b'noite, dorme bem.

    ResponderEliminar
  2. Este Manuel Pinho é mesmo um tótó....

    ResponderEliminar
  3. Cristina:
    Emprego em muitas futuras administrações de grandes grupos económicos é perrogativa de qualquer ex-ministro (então se foi da economia ou das finanças). São os conhecimentos, os contactos e muitas vezes os favores. Neste mundo já nada é de graça como eles dizem e há favores e favores.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Politicopata:
    Tótó ou não Tótó a verdade é que não lhe vão faltar empregos no futuro.

    ResponderEliminar
  5. e também para onde irão as mais-valias?...
    Olha, tudo o que escrevo no meu blog é da minha autoria. Quando não é, eu identifico. É uma questão de princípio meu. Já escrevi um post sobre isso, porque tb outro amigo me perguntou.
    Beijinhos e parabéns pelo teu trabalho. Gosto muito de vir visitar-te

    ResponderEliminar
  6. tb:
    As mais valias deveriam pagar imposto, com acontece com todos nós. A dúvida está nos acordos que assinam para garantir que o investimento fique em Portugal. O estado está a ser chantageado e acaba sempre por pagar o preço que lhe pedem. Será isto uma mais valia para o País?
    Tambem tenho ido ao teu blog e tenho gostado. É bom haver sitios onde podemos ir e sentirmo-nos bem.
    Obrigado pelo apoio e volta sempre que será bem vinda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Neste momento Portugal precisa de criar emprego ao nível do sector secundário. Só assim se cria riqueza, porque o sector terceário é uma ilusão. Não é sustentável haverem povoações onde, por exemplo, os maiores empregadores sejam os continentes, jumbos e afins! Precisamos de fábricas de empresas que empreguem muita gente. Claro que o investimento nunca pode ser selvagem, por diversas razões. Nem podemos ajoelhar perante os primeiros que apareçam. Mas o grande problema é que estamos com a corda na garganta.
    Ainda no outro dia fui a uma zona industrial, haviam lá uns três pavilhões em construção... Fiquei contente e pensei que eram empresas novas! Mas quando me aproximei uma tinha um placard da SEAT, e as outras eram armazéns de revenda de lojas tipo 300... E empresas? AS que há fecham e não são stands ou armazéns que vão compensar as dezenas de pessoas que foram despedidas, por exemplo da Tagus, que foi deslocalizada para o litoral... Bem, já estou a entrar noutra questão. È melhor ficar por aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais este Pinho é de facto um óptimo publicitário! Quanto ás garantias de que no futuro os interesses do estado estejam salvaguardados duvido sinceramente! No imediato é necessário apresentar pseudo-investimentos estrangeiros e quem vier atrás que feche a porta. Como sempre, diga-se!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  9. Sa Morais:
    Já referi anteriormente que em Portugal o grande capital só investe em especulação bolsista, no sector da distribuição com a construção de grandes zonas comerciais e nos serviços (especialmente de consultadoria). Como o estado está 2proibido" de se meter em negócios acaba refém das empresas que exigem tudo e mais alguma coisa para se instalatem por cá. Como disse são comparticipações e incentivos fiscais. Ou seja somos todos nós consumidores e pequenas empresas que acabamos a pagar a parte gorda dos impostos. Quem mais ganha também já ganhou a isenção de os pagar. A economia capitalista está montada a benificiar sempre o capital em relação aos estados. E nós continuamos a pensar que este é o caminho. Nós não que eu acredito que isto está tudo errado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. belzebu:
    O mal está no sistema capitalista em que vivemos, que nos obriga a competir com outros, muito mais fortes e "maus" que nós. Assim somos obrigados a ter produtos para exportação ou seja damos o cu e cinco tostões a quem aqui vier investir. O estado torna-se em prostituta do sistema.

    ResponderEliminar
  11. pois,não há nada de graça, é como os almoços...

    beijos

    ResponderEliminar
  12. é impressão minha ou esta gente ainda não aprendeu que fazer anúncios públicos antes da coisa realizada pode dar em fiasco e humilhação pública?

    ResponderEliminar
  13. Pois, mas o problema é mesmo o emprego. As pessoas querem empregos, porque sem pão na mesa, não há moralidades que resistam...

    Um dos grandes males é realmente o capital portugues não investir devidamente e procurar apenas o lucro rápido e fácil.

    Quanto ás empresas que mamam as benesses dadas pelo estado ( as tais comparticipações e incentivos fiscais) e depois se vão embora para um país onde a mão de obra é mais barata... Bem, essa empresa teria de ser punida, boicotada.

    O que me preocupa mais, acima de tudo isto, é realmente o tal "pão na mesa"... Talvez o estado ( devido aos seus próprios erros ) tenha agora de dar o cu e cinco tostões para que haja algum futuro... O tal pão na mesa de muitos portugueses a quem foi subtraído o futuro... Acho triste, mas...

    abraço.

    ResponderEliminar
  14. Cristina:
    Era mesmo essa a frase que me queria recordar e não tinha a certeza se eram almoços ou jantares.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Rui: Têm de fazer o anuncio, uma noticia na TV, a assinatura do acordo, outra noticia e depois a inauguração ainda outra. Quando falha ou não se sabe ou se alguem pergunta arranjam-se sempre umas desculpas. (No caso da refinaria a razão parece estar do lado do governo).
    É assim que se fazem bons resultados nas sondagens

    ResponderEliminar
  16. É um especialista em Nanotecnologia: descobre nanoempresas, com nanolucros e nanovisibilidade. Mas como David vencerá Golias, elas derrotarão o GIGANTE DEFICIT

    ResponderEliminar
  17. Sá morais:
    O problema do emprego é um daqueles para o qual o capitalismo não tem, nem parece preocupado em arranjar solução. Ouvi uma vez o Santana Lopes (que saudades não é), antes de ser PM referir nima entrevista que não há comptitividade com menos de 12% de desemprego. A história da comptitividade leva a situações como a que vivemos. Para os grandes grupos economicos nem o apoio estatal deve ser dado. Podemos morrer todos à fome. Quero ver quando já não houver dinheiro para comprar o que produzem como esperam rentabilizar a sua produtividade.

    ResponderEliminar
  18. arrebenta:
    és um grande optimista,não és? :)

    ResponderEliminar
  19. Cristina:
    Afinal acabamos por ser todos, nem que seja só um bocadinho. :)
    bjs

    ResponderEliminar

Powered By Blogger