terça-feira, junho 20, 2006

Os brilhantes resultados de uma Cimeira Europeia

Em declarações aos jornalistas no final dos trabalhos, José Manuel Durão Barroso disse estar «muito satisfeito», não só porque «foi confirmada a estratégia da Comissão Europeia em relação à actual situação da Europa», como também porque «foram aprovados projectos concretos» propostos pelo executivo comunitário, como o Instituto Europeu da Tecnologia.
«Efectivamente era um Conselho Europeu que se adivinhava difícil, mas felizmente imperou o bom-senso, foram seguidas as propostas da Comissão Europeia», comentou.Durão Barroso congratulou-se nomeadamente com o facto de os chefes de Estado ou de Governo dos 25 terem aprovado a «aproximação em dois planos», preconizada pela Comissão, e que consiste em «trabalhar por uma Europa de resultados», evitando uma paralisia à espera da solução institucional, mas simultaneamente «trabalhar activamente na procura de uma solução para a questão institucional».
Os líderes europeus decidiram prolongar o período de debate em torno da Constituição Europeia, incumbindo a Alemanha de elaborar, no primeiro semestre de 2007, um relatório com base no qual deve ser tomada uma decisão definitiva o mais tardar até 2008.
Os 25 concordaram também em assinar uma declaração formal no próximo ano, em Berlim, por ocasião do 50º aniversário da Comunidade Europeia, que Barroso propusera, e que hoje considerou que constituirá «uma forma de reempenhamento a favor da Europa».
Durão Barroso afirmou ainda que «é nos momentos difíceis» que é «necessário reforçar a iniciativa da Comissão como instituição central», e comentou que foi «muito importante», por exemplo, o facto de ter sido confiado ao executivo comunitário «a tarefa difícil de definir a capacidade de absorção da UE face a novos alargamentos».«Foi um conselho com bastante resultados, bastante produtivo», concluiu.
In “Diário Digital”
.
Reuniram-se, 25 chefes de estado durante alguns dias, para no fim considerarem um sucesso os resultados obtidos. Já li e reli as satisfeitas declarações do Durão Barroso e não vejo ai nada, mas mesmo nada que pressuponha um melhor futuro para nós (podem ir reler outra vez e vejam se há lá uma única coisa realmente importante).
Compreendo que, para quem está na Comissão, o não se mudar nada seja bom, mas para quem vive longe de Bruxelas isso é uma preocupação. Se as coisas vão mal a pior e nada muda que esperança podemos nós ter para um amanhã melhor?
Andam mesmo a gozar connosco, não andam?
.
Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

18 comentários:

  1. Bom pelo que vejo, esta reunião da comissão é mais do mesmo. Isto é que é falar sem que saia nada de importante. É como diz o outro: falam, falam; falam, falam e não os vejo a fazer nada, fico chateado...
    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Outsider:
    Já quando ouvi as declarações na televisão fiquei espantado. De util não se ouviu nada, estiveram só preocupados com o seu próprio umbigo
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Andam, Kaos. E está na altura de pegar num pau. Convençam-se de uma vez por todas que isto não vai lá de outra maneira. É bom mesmo que o pessoal se consciencialize disso, porque não é com cravos que se fazem revoluções. Com muita pena minha, mas não é!

    BeijInha

    ResponderEliminar
  4. inha:
    Podia ter sido só com cravos, se os portugueses não tivessem ido nas histórias e nos golpes que aconteceram depois. Conheço alguem que viveu o verão de 75 por dentro e as histórias que conta são incriveis. Golpes e mentiras que quase custam a acreditar. talvez um dia ainda as conte aqui.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Cavaleiro:
    Simplesmente triste.

    ResponderEliminar
  6. esta Europa parece cada vez mais virada sobre si mesma. Falam em círculo e sempre entre "eles" os "senhores da Europa" que ainda não perceberam, nem perceberão que o chumbo da Constituição Europeia foi o chumbo de uma forma de gestão europeia, a "deles".

    Podem falar, mas falam entre eles, e os europeus já não os ouvem... É por isso q importa refundar a Europa, os seus objectivos e "senhores", mas para isso... ainda não se vêm sinais...

    ResponderEliminar
  7. Rui:
    para isso não se vê nada. Essa gente pensa que a Europa já existe e é só fazer conselhos e jantaradas. Isto está tudo mal e se não fizerem nada esta Europa rebente como uma castanha. Tambem é verdade que com um Durão Barroso à frente dificilmente poderiam haver melhoras.
    um abraço

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo Kaos, com um Durão Barroso à frente da CE, não podemos esperar grande coisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. os gajos tão perfeitamente à rasca com a constituição europeia...grande abacaxi. esta treta de pedir opinião à populaça, só dá maus resultados lol..

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Carminda:
    Eu honestamente não espero mesmo nada. É um babaca que escolheram para não "incomodar" muito os poderosos da União.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Cristina:
    Todo o mal fosse a constituição. O pior é que cada vez mais os países se estão nas tintas para a UE e só pensam nas suas vidinhas. Acabou a Europa social e o que ficou não parece servir a ninguem.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. kaos

    não digas isso. nós europeus, não temos a minima ideia do que sejam verdadeiros problemas...sabes, eu trabalho com muitos estrangeiros. (o meu hospital é o único que pode oferecer um lugar no quadro a estrangeiros, logo os que por cá estão acabam por lá ir parar, temos cerca de 50 nacionalidades diferentes)
    uma das vantagens disso é perceber as o bom que é viver na europa, cada vez mais...todos eles dizem que protestamos de barriga cheia, eu cada vez mais me convenço que têm razão. cada vez mais me vejo como cidadã do mundo e agradeço viver onde vivo.
    engraçado que, na minha profissão, ate os espanhois acham isto um paraíso..
    os cubanos então, nem imaginas as comparações que fazem e o que contam, ate custa a acreditar, mas são praí uns 10 e todos descrevem o mesmo.

    coisas, dá deus nozes...


    beijinhos, e que ganhe PORTUGAL:

    ResponderEliminar
  13. Cristina:
    Já por mais que uma vez que agradeci a sorte que tive em nascer e Portugal. Sorte tem sido algo que nem me tem faltado, escapei à guerra colonial com o 25 de Abri, tenho um emprego, uma casa, uma familia e nunca passei fome. Isso no entanto não significa que não possa reclamar e querer mais, não só para mim, mas para todos. Eu defendi, defendo e vou continuar a lutar para que este mundo seja um melhor local para se viver. Nem me importava de ver o nosso nivel de vida baixar se isso implicasse que os outros, os que têm menos, passassem a ter mais. O pior é que não é isso que vejo. O que vejo é alguns a ter muito mais, outros a ter muito menos, e é que não aceito. Basta ver que a miséria alastra no mundo e não vejo que se esteja a fazer nada para a reduzir. A Europa que começou por ser uma Europa económica e social esqueceu esta segunda parte.
    Vês alguma coisa a melhorar neste país, nesta Europa ou neste mundo?
    Eu não e é contra isso que falo e contra todos os chulos que vivem bem à custa da miseria dos outros.
    Eu não quero que Deus dê as nozes todas sempre aos mesmos, mas que as distribua melhor.

    Claro que Portugal vai ganhar e ajudar a qualificar Angola.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. tens razão, o mundo. que está muito para além de portugal :))

    e não quero com isto dizer que as coisas estejam bem por cá. incomoda-me especialmente a corrupção. e também sou capaz de entrar em lutas (ja entrei..), mas escolho bem onde aplicar as minhas energias..


    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Cristina:
    Eu tambem já fui assim, mais calmo e mais ponderado nestas coisas. Mas honestamente estou a ficar farto de me estarem sempre a fazer de palhaço. Não tenho paciencia para tanta mentira e tanto engano. E, energiam, é como o petroleo, enquanto houver.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Uma besta, o gajo. Uma espécie de gilberto madaíl da união europeia.

    ResponderEliminar
  17. eric:
    HáHáHá! Podiamos mandar também o Madail para a UEFA e já eram dois a menos a chatear.
    um abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger