sábado, julho 15, 2006

O "Direito" por caminhos tortos

Na Itália, terra mãe da Máfia, onde ainda há pouco tempo era Primeiro-Ministro um fascista mafioso chamado Berlusconi, e agora governado por um governo de coligação de partidos de todas as cores e feitios, foi descoberto (através de escutas telefónicas) no final da época passada (Maio), um "cambalacho" para alterar a verdade desportiva em diversos jogos de futebol. Implicados estavam o campeão de Itália (Juventus) e mais três clubes históricos do campeonato Italiano (Milão, Fiorentina e Lázio). Em dois meses a justiça italiana, investigou, acusou e condenou os culpados. Descidas de divisão e perda de pontos (neste ano e para o próximo) para os clubes e interdição de dirigismo desportivo e multas para os responsáveis em nome individual.
Em Portugal, andamos à anos às voltas com um “apito dourado”, com acusações, recursos, tretas e mais tretas e a grande maioria dos “acusados” a saírem disto tudo impunes por erros processuais e de investigação. Deste processo, já pouco resta, e pelo andar da carruagem, aquilo que não se esfumar no tempo, acabará por prescrever.
Como este, existem muitos outros processos (Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, …. Etc), que se arrastam sem decisão nem condenação de ninguém. A prescrição parece ser o futuro para todos eles.
Assim funciona o direito neste país, que de justiça até tenho vergonha de falar.
.
Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

23 comentários:

  1. luikki:
    Pegas em meia duzia de gabinetes de advogados da nossa praça e Vês que todos oa processos de que tomam conta ficam imediatamente estagnados, é a sua especialidade. também se pagam bem para isso.

    ResponderEliminar
  2. Amigo kaos, sabes aquele ditado, quem tem telhados de vidro não atira pedras aos dos outros??!! Pois é!
    Por isso ajustiça em Portugal é como é...
    Bem "esgalhada" a imagem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. nao é so nesses processos que a "justiça" nao funciona!
    aqui ha uns anos (poucos) falou-se dum caso de homicidio em que mulher e amante matam o marido e escondem-no numa arca frigorifica (na propria casa) durante 3 anos! ouviram falar?
    o amante sai em liberdade e ela fica com 2 anos de pena suspensa!infelizmente a nossa "justiça" simplesmente só existe para apoiar o governo nas penhoras (aos pobres) por fuga aos impostos!
    abraço

    ResponderEliminar
  4. não consigo por hiperligação a um site que fala disso...
    vai mesmo ter que ser assim:

    http://www.euacontacto.com/Noticias/index.asp?chave=artigo&NewsID=6330

    abraço

    ResponderEliminar
  5. tb:
    Uma mão lava a outra ou seja hoje safo-te eu a ti amanhã pagas-me o favor. E o processo penal está feito com portas suficientes para quem tem dinheiro para comprar a chave poder sempre fugir.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Arsénio Sá:
    É como disse no comentário anterior. Os buracos da lei são tão grandes quie com um bom advogado há sempre um que permite a fuga. Claro que para os pobres que têm du utilizar os oficiosos ou os advogados mais baratos não há saida possivel. Em Portugal a justiça é tudo menos cega.
    Obrigado pelo link.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. é a prova de que mesmo em países corruptos, quando ha vontade, a justiça funciona.

    agora fico a imaginar até que ponto a coisa começou a feder, para não haver hipoteses de esconder mais...
    veremos se em vez de prescrições, não haverá amnistias ;)com a ajuda do vaticano lool

    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Cristina:
    Funciona quando a própri justiça não é também ela corrupta ou se as leis não tiverem mais buracos que um queijo suiço (lembei-me logo do Isaltino). Realmente o Papa popdia visitar a Itália para eles fazerem uma amnistia :) Essa nem ao Vallentim Loureiro lembrava.
    bjos

    ResponderEliminar
  9. Até já no país das Mafias a justiça é mais eficiente do que cá... Isto dá que pensar!
    Em Portugal,até a justiça é um ninho de corrupção e compadrio... È para não destoar do resto.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Sá morais:
    Nós por cá gostamos de ser homogéneos. Haver um poder que não fosse corrupto parecia mal. Assim todos se entendem porque falam a mesma lingua.
    um abraço

    ResponderEliminar
  11. Só em Portugal é que a justiça é cêga e favorece corruptos e pedófilos. Os mestres da máfia portuguesa saiem sempre impunes de todas as queixas, conjuntamente com os seus clubes, cá sim existe a Cosa Nostra.

    ResponderEliminar
  12. dae-su oh:
    A justiça em Portugal não usa venda mas sim óculos como já tinha dito no meu último post sobre o Souto Moura. É tudo menos cega.

    ResponderEliminar
  13. E eles (os italianos) é que têm a fama de mafiosos...

    ResponderEliminar
  14. mentecapto:
    Eles têm a fama, mas o proveito é nosso

    ResponderEliminar
  15. e ainda há pelo mundo quem goze com o Estado italiano... vejam a coragem com que conduziram os processos contra a Mafia e agora contra os poderosíssimos (e amados) clubes de futebol.

    isto sim.

    isto é Justiça.

    não a paródia lenta e incompetente que temos por cá. Que ainda mais se descredibilizou ao acusar os dois megacorruptos que apontas e não foi capaz de os... condenar.

    ResponderEliminar
  16. rui:
    Eu sinto muitas vezes que de tudo o que se vai passando em Portugal aquilo que mais me custa é esta falta de coluna vertebral da nossa justiça. Tudo o resto se pode resolver com maior ou menor dificuldade, agora acabar com uma justiça corrupta é dificil porque não há quem os condene.
    um abarço

    ResponderEliminar
  17. A Fátima Felgueiras e o Isaltino estão bem de saúde, muito obrigada..lolol Afinal, o "povinho" não votou neles?! E cá voltamos ao mesmo. Até na Justiça "uns são mais iguais do que outros".

    ResponderEliminar
  18. maeva:
    É o triunfo dos porcos em versão portuguesa.

    ResponderEliminar
  19. Gostavas mais da justriça que se praticava nas catacumbas do Kremlin, não é verdade kaos? E da que ainda hoje se pratica a mando do teu amigo Fidel. Num desses paraísos já estavas dentro, à conta da merda que fazes aqui.

    ResponderEliminar
  20. anonimo:
    Realmente tu destilas veneno por todo o lado. Quem discorda da maneira como esta merda é governada é logo comunista ou bandido. Realmente não tenho muita paciencia para esses discursos gastos e meio aparvalhados.

    ResponderEliminar
  21. Achas que um dia vamos ver o POrto na 2divisão??:O

    ResponderEliminar
  22. allien:
    Estamos em Portugal. Sei que vieste de longe, e não sabes que por aqui não há milagres.
    bjos

    ResponderEliminar
  23. anonimous:
    You can do the same, it's not very dificult

    ResponderEliminar

Powered By Blogger