domingo, março 25, 2007

Empresas Municipais

O Tribunal de contas veio levantar diversas irregularidades em Empresas Municipais durante os anos de 2003/04 [AQUI]. Fernando Ruas, presidente da ANMP, considerou que os valores de ordenados são "moralmente condenáveis", apesar de salientar que "não há ilegalidade".
A questão que nunca entendi muito bem é qual é a utilidade destas empresas. Fazem o trabalho que poderia ser feito por uma qualquer secção de uma Câmara mas tendo de pagar a administradores. Basta lembrar que em Lisboa há uma destas empresas que tem três administradores e um único funcionário. A única justificação parece ser a de terem sido criadas para pagar promessas a amigos e favores eleitorais. São, sem dúvida, um dos piores exemplos da actuação autárquica.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

6 comentários:

  1. Hora aqui está provavelmente a razão pela qual o sr. Fernando Ruas se mostrou tão revindicativo para com o governo, no que concerne a lei de financiamento das autarquias.
    A primeira preocupação não era certamente para com os munícipes mas sim para os tachos, temendo que as verbas não chegassem ...
    É que isto de sacos azuis está perigoso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. é sem dúvida a vergonha do poder autárquico...
    mas não podemos esquecer que são situações abençoadas pelo poder central...
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Estas empresas, diziam eles quando as idealizaram, eram para agilizar os serviços o que pelas regras do Estado não era possível.
    Nós começamos agora a ver o que é que eles pretendiam agilizar - OS TACHOS.

    ResponderEliminar
  4. chanesco:
    Essas areas obde criam as empresas municipais seriam aquelas que deviam dar lucros às camaras, mas esbanjam esses dinheiros em compadrios e pagamentos de favores, chegando muitas a dar prejuizo.
    abraço

    ResponderEliminar
  5. luikki:
    Vivemos no tempos das empresas publicas e municipais. Eles sabem que lhes são uteis se não hoje amanhão o serão. A alternancia no poder a isso obriga.
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Zé povinho:
    Uma vergonha que só por dar de mamar a todos ninguém parece querer colocar em causa. Desculpas, essas arranjam-se sempre
    abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger