terça-feira, abril 24, 2007

O Grande negócio

Para alguns, Correia de Campos, é o Ministro da Saúde, para outros, o Presidente da Comissão Liquidatária do Serviço Nacional de Saúde. Ainda hoje foi noticiado que centenas de médicos estão a abandonar os hospitais públicos para entrarem nos privados, que agora começam a inaugurar um pouco por todo o lado. Finalmente os Melos e outros grandes grupos económicos vêm a sua luta de anos ser recompensada, o serviço público a ser desmantelado e o grande negócio de muitas centenas de milhões ser-lhes servido de bandeja, ironicamente pelo mesmo partido, o dito socialista, que tinha pensado e implementado a saúde para todos. Foi mesmo dito na inauguração do um novo e luxuoso Hospital privado, com a presença do Presidente da Republica e do Sr. Ministro, que é este o melhor negócio logo a seguir ao da venda de armas.
Muitos afirmaram que o SNS é uma despesa demasiado elevada para o estado e que consome muito dos seus recursos, ou seja dos nossos impostos. Vamos agora ver quantos desses recursos e impostos não irão ser pagos, por esse mesmo estado, a esses hospitais privados, quando para fazer uma operação ou prestar um qualquer serviço de saúde, virmos os utentes serem reencaminhados para eles. Toda aquela preocupação com a despesa do estado, que muitos “vampiros” se queixam, não está em o estado a fazer, está simplesmente em não a fazer dando-lhes o dinheiro a eles. Ai, deixará de ser uma despesa incomportável para o estado, para passar a ser um investimento na saúde dos portugueses.
Já agora, só uma pequena chamada de atenção para os médicos que tão apressadamente vão atrás do engodo privado. Podem agora ir para hospitais com melhores condições, irem ser mais bem pagos, mas quando o serviço público estiver completamente destruído, passarão a ser impotentes perante a gula dos grupos económicos e verão as suas condições de vida e a sua saúde financeira ser reduzida drasticamente. Não é a primeira profissão, nem será a ultima, em que isso tem acontecido.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

10 comentários:

  1. e nem de propósito, o sr. eusébio da silva ferreira ficou com um cano entupido e teve de recorrer aos brilhantes do privadíssimo hospital, em "boa hora" inaugurado pelo lastímávell presidente (uma verdadeira rainha) e pelo coveiro do sns....
    solicito que a procuradoria-geral da república investigue o grau académico desse coveiro e o seu património.
    abraço

    ResponderEliminar
  2. Tanto na educação como na saúde, parece estar a passar-se algo de muito estranho, de encontro a interesses privados, por um líder de um partido que é "socialista", ou diz que é. Vai ver que eles aparecem lá todos "tachados". É só esperar.

    ResponderEliminar
  3. Estranho? Não tem nada de estranho. Está tudo mais que óbvio.
    Os funcionários públicos estão em vias de extinção, mas os seus serviços continuam a ser necessários, de modo que o caminho é a privatização.
    Os grandes negócios estão agora a começar na saúde e na educação.
    Fecham-se centros de saude, maternidades, escolas, cursos universitários,... para darem lucro aos grandes empreendedores privados.
    Falou-se que se a Universidade Independente fechar, abrirão 10 novas universidades privadas... e com que qualidade? Está-se a ver.
    Chamar-se "socialista" a este governo é uma afronta, uma indignidade. É preciso um novo 25 de Abril!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro/a amigo/a,

    A minha opinião é semelhante. O que é preciso não é um novo 25 de Abril mas uma Revolução.

    É preciso não esquecer que foi também durante um governo socialista que a Saúde levou outra grande talhada na área dos serviços complementares (análises, radiodiagnótico) que também só dava prejuízo e hoje é vêr as grandes fortunas que se fizeram.

    Até mais.

    ResponderEliminar
  5. É importante que estejamos sempre atentos à "vampiragem" que anda por aí. E para isso, virá a propósito evocar aqui e agora a canção escrita pelo Zeca.

    Os vampiros

    No céu cinzento sob o astro mudo
    Batendo as asas pela noite calada
    Vêm em bandos com pés de veludo
    Chupar o sangue fresco da manada

    Se alguém se engana com seu ar sisudo
    E lhes franqueia as portas à chegada
    Eles comem tudo, eles comem tudo
    Eles comem tudo e não deixam nada

    A toda a parte chegam os vampiros
    Poisam nos prédios, poisam nas calçadas
    Trazem no ventre despojos antigos
    Mas nada os prende às vidas acabadas

    São os mordomos do universo todo
    Senhores à força, mandadores sem lei
    Enchem as tulhas, bebem vinho novo
    Dançam a ronda no pinhal do rei

    No chão do medo tombam os vencidos
    Ouvem-se os gritos na noite abafada
    Jazem nos fossos vítimas dum credo
    E não se esgota o sangue da manada

    Zeca Afonso

    ResponderEliminar
  6. luikki:
    Para mim bastava-me que fizesse a mala e se fosse embora. Já fez mal que baste
    abraço

    ResponderEliminar
  7. anonimo:
    Este partido suja o socialismo com o seu nome que tem. Vivem só para o lugar e para a conta bancária
    abraço

    ResponderEliminar
  8. acilina:
    Muitos acreditam que um novo dia de liberdade é necessário neste país. esta gente tem de ser corrida do poder e recomeçar a recriar uma nova sociedade mais justa e solidária. Eu estarei na rua nesse dia
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Mário Silva:
    Talvez agora se tenha aprendido que numa revolução não se pode deixar os cancros dentro do corpo. Devia ter-se corrido com muita gente deste país. Na próxima será certamente diferente
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Henry:
    Que melhor comentário que a própria voz do Zeca
    abraço

    ResponderEliminar

Powered By Blogger