sexta-feira, junho 22, 2007

Já estarão a afiar as facas?

Logo após a eleição do Sr. Silva, eu aqui defendi que por sua vontade quem ocuparia a casa de S. Bento seria a malfadada Manuela Ferreira Leite ou, sob o seu comando, António Borges. Era, aliás, a esperança de toda a direita, que o derrube do governo do menino guerreiro pelo Sampaio fosse vingado. Olho por olho, governo por governo.
O que parece ter corrido mal para esse gang, foi o facto de o Sócrates ser tão de direita como eles, tão autoritário como o próprio Cavaco e ainda por cima conseguir fazer o que eles nunca tinham tido coragem de fazer, sem com isso perder a popularidade nas sondagens. Claro que quando o Sr. Silva viu isso, logo se quis colar a essa popularidade, tanto mais que o Sócrates estava a realizar algumas das reformas que tanto desejava.
O tempo passou e inevitavelmente algumas fricções se começam a notar. O Sr. Silva. que quer mexer mais, que quer mais poder, afinal não passa de um tecnocrata sem grande jeito para o lugar que ocupa, aguarda pela sua oportunidade. O Sócrates pode, por enquanto estar descansado, afinal o líder do PSD ainda é o pequeno Mendes. O sinal de perigo para a sua governação só será dado no momento que o assalto ao poder do PSD for consumado e, há quem diga, que já se ouve o som do afiar de facas lá por Belém. Eu que tenho o maior desprezo pelo Sócrates e pela sua governação, não posso deixar de sentir um arrepio pela alternativa que aí pode vir.
.
Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

18 comentários:

  1. Que fique claro que não estou a defender um governo do PSD ou de qualquer outro partido. Mas, pergunto: será que a tal alternativa que arrepia o amigo Kaos pode ser ainda pior do que a que actualmente nos (des)governa? É necessário ter muita imaginação, engenho e arte para fazer pior sem haver sangue, muito sangue...
    JFrade

    ResponderEliminar
  2. JFrade:
    É que eu não tenho nenhuma confiança no Sr. Silva. O arrepio vem de há muito, do meu receio do que esse Sr. possa vir a representar. Já vivi no Salazarismo e não gosto de arriscar. Pior que estes é difícil no actual regime, mas vender a ideia de uma "salvação nacional" um pouco mais musculada não é muito dificil. Daí para a frente já se pode imaginar.
    abraço

    ResponderEliminar
  3. olá
    não sei se sabes, modesto ,genial e meigo ( com as visitas) Kaos, és famoso, já vai o 3º mail que recebo com apanhados do teu trabalho. Que eu já conhecia, claro , dado não dispensar visita diária à tua casa virtual.E reencaminho com um prazer dos diabos , para o meu país , também. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Mas que quadro tão negro logo ao raiar do dia, quando abri o blogue. Irra que até me dá tonturas!

    ResponderEliminar
  5. Pois o Sr. Silva não é de confiança, mas os amigos dele são uns pobres deslumbrados. O PS 'papa-os' em 3 tempos. O que não quer dizer que não sejam perigosos. O que eles querem é migalhitas do bolo que os xuxas repartem entre si (os n/ impostos.
    Claro que eles estão com problemas -afinal o PSD ainda tem militantes anti-PS e o Mendes-Teixeira da Cruz-Millenium é outro grupo a querer 'migalhitas'.

    Vais ser interessante ver quem ganha -o grupo do Millenium é mt próximo do PS, tanto, tanto que até cega de tanto brilho.

    ResponderEliminar
  6. Esqueci-me:
    Peço desculpa Kaos, mas não penso que o gang Cavaco queira vingar o derrube anti-constitucional do governo Santana. Afinal eles ajudaram quem o fez -e não digo quem e onde por razões de segurança.

    Business first, as always! Ota; TGV; terrenos Portela/Júlio de Matos... E Quem souber de mais um negóciozito, diga, já agora...

    ResponderEliminar
  7. anónimo:
    Obrigado pelas tuas palavras. Fico satisfeito que haja quem goste dos meus bonecos poi só me dá mais força para continuar.
    um abraço

    ResponderEliminar
  8. Henry:
    É que é um perigo real. Com toda a contestação ao Sócrates nada garante que o S. Silva não tente o golpe.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. anonimo:
    A banca é próxima de quem os deixa mamar à vontade. O grupelho que está à frente do PSD é corrido no dia que o grupo de Sr. Silva desejar. Mal se veja a Manuela ou o Borges a moverem-se é que o golpe vem aí. Em 6 meses ficam prontos.
    abraço

    ResponderEliminar
  10. anonimo:
    Claro que o Cavaco não quer vingar o Santana. Ele até ficou contente. Há é sectores da direita que viram a sua eleição como forma de fazer essa vingança. O S.Silva quer é o poder colocando em S.Bento gente da sua maior confiança. Os negócios esses vão continuar sempre seja lá quem for que mande.Pode é mudar quem mame.
    abraço

    ResponderEliminar
  11. concordo com a análise.

    Se bem que eu não fique incomodado com o quadro que sugere. Não por devoção politico-partidária, mas apenas porque chegámos a um ponto tal, que só as moscas mudarão nos cargos bem pagos. E acha que perderemos algo de significativo se o Vara abandonar a CGD ou o Tin-Tin o Tribunal de Contas ? As meninas da TVcabo continuarão a fazer trin-trin, sempre que não estejam a oralizar outras coisas.A linha política e económica será a mesma. Não porque tenhamos escolhido, mas por força das coisas. Já não pode ser de outra maneira.
    Continuação do excelente trabalho ! Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. Carneiro:
    Mais que não fosse outra uma desvantagem tinha. Entra outro para o lugar do Vara e lá vamos nós pagar mais uma reforma milionária (multiplicar isto por cada cargo de administração e por cada empresa). Quanto à linha economica, como dizes será a mesma, ou seja mais do mesmo, ou seja mais perda de direitos e mais desemprego e mal viver para a maioria dos cidadaõs. Mas, o que me assusta é que surja uma ideia de "Salvação Nacional" que obrigue a restrição de direitos em nome de uma suposta estabilidade e que recomece mais um ciclo de 48 anos. Não sei porquê o Cavaco sempre me pareceu ter uns tiques de prepotencia salazarenta.
    abraço

    ResponderEliminar
  13. "O sinal de perigo para a sua governação só será dado no momento que o assalto ao poder do PSD for consumado". Entendo o que kaos quer dizer, mas para mim, o sinal de perigo para qualquer governação (apesar de eles dizerem que não) é a luta dos trabalhadores. Basta ver como tiveram necessidade de colocar 7 secretários de estado a falar no dia da greve geral, a dar nºs ridículos quando ainda era impossível fazer qualquer tipo de balanço (mais não fosse por a greve ainda não ter terminado). Estou de acordo com a análise em relação ao Sr. Silva, mas não em relação à falta de alternativas. Não engulo essa história de isto ser assim porque sempre foi e tem de ser. Não engulo essa história de que sempre houve ricos e pobres e que assim tem de ser. De que a linha politica económica é assim por "força das coisas". Não. Para mim, o capitalismo não é o fim da história. Porque acredito nas pessoas. Acredito que as coisas são o que fazemos delas. Já fizémos um 25 de Abril. Daí o medo que essa gente tem da luta. Havemos de fazer outros.

    ResponderEliminar
  14. Rui S.:
    Nunca desejei dizer que não há alternativas ao actual estado de coisas. Claro que há e já tenho aqui falado daquela que é a minha visão de um futuro melhor. Vivi o antes e o 25 de Abril e sei bem a diferença entre opressão e liberdade (foi pena ter durado tão pouco). Quando falo de falta de alternativas é no sentido do actual quadro politico e da forma como o nosso povo é levado pelo poder das televisões a optar sempre dentro da mesma alternancia PS/PSD. Infelizmente vivemos momentos dificeis em que o capitalismo reina e impõe a sua lei. Sei que hão-de ser os povos a libertarem-se dele, mas para isso temos de defender a liberade em cada instante das nossas vidas.
    abraço

    ResponderEliminar
  15. Esta tua «legenda» ao amolador (a língua portuguesa é muito traiçoeira, veja-se o duplo sentido de amolar) já tem ensombrado os meus pensamentos. Evoco os tempos de tertúlias de juventude quando, entre bicas e cigarros, se perguntava : « preferes morrer envenenado ou esfaqueado?» e a resposta surgia, inevitável: «Porra! Eu não quero é morrer!»...
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Sarcástico:
    Todos havemos de morrer um dia e pelo menos que quando chegar esse dia possamos dizer que lutamos sempre por aquilo que acreditamos.
    abraço

    ResponderEliminar
  17. Também acho que o Silva vai se está a preparar para mandar por interposta pessoa. E para mim o Sócrates tem os dias contados. Por uma razão muito simples: o PS foi e sempre será um saco de gatos. E quando o governo e a lista para a câmara de Lisboa deixaram de ser o PS para ser os grupos dos amigos do PM e do Costa, é puro suicídio. O PS não perdoa.

    ResponderEliminar
  18. A Terra da Chispa....."

    ResponderEliminar

Powered By Blogger