terça-feira, julho 17, 2007

Consulado de Portugal em Sevilha

Recebi por mail do amigo José Santos este texto com o pedido de divulgação. Por considerar o assunto importante aqui o publico.

O Governo Português anunciou que irá encerrar o Consulado Geral de Portugal em Sevilha. Esse encerramento implica a perda de um Edifício Histórico Português, que foi construído para albergar o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Sevilha de 1929 e cuja propriedade será devolvida ao Ayuntamiento de Sevilha.

Este Edifício Histórico está localizado no centro da cidade de Sevilha, ao lado do Hotel Alfonso XIII, um dos melhores de Espanha e é cobiçado por grandes interesses espanhóis e internacionais. Nós que o temos na mão, por direito, decidimos abandoná-lo.

Será que o Governo entende que temos demasiadas referências culturais portuguesas em Espanha?

Será que, decididamente, preferimos acabar com todos os símbolos nacionais? Como este que a Espanha nos cedeu gratuitamente há quase um século, no centro de uma das suas mais importantes e bonitas cidades?

Um Consulado não se mede só pelos serviços que presta. Conta por ser uma presença de um País numa cidade amiga. Uma cidade onde trabalham Portugueses, onde estudam Portugueses, onde se ensina o Português a centenas de estudantes espanhóis. Uma cidade Amiga. Por isso e por estar num Edifício Histórico Português, pode ser também uma Referência da Cultura Portuguesa, a melhor Marca de Portugal. Em Espanha.

Todo o Português que vai a Sevilha se orgulha de ver o seu País, a sua Imagem, o seu Símbolo no centro da Cidade-Monumento.

O Governo Português vai acabar com ele. E sem ganhar nada com isso. Provavelmente veremos em breve no seu interior uma delegação do "Gungenheim" ou do "Rainha Sofia". É que os Espanhóis tratam bem o que têm.

Denuncie esta situação aos seus amigos. E se conhecer o Presidente da República, ou o Primeiro-Ministro envie-lhes também. Para que não digam que o Povo não os avisou. Não envie é para Amigos Espanhóis. Por vergonha.

Grupo Promotor do Círculo de Portugal em Sevilha

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

20 comentários:

  1. Mais uma vergonha que deve esconder um negócio chorudo para encher os bolsos dos mesmos de sempre. Estou hoje particularmente triste com as coisas todas que ouço à minha volta. Enfim...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. É mais uma vergonha.

    A cultura está muito mal distribuída, mas de maneira diferente do dinheiro.
    Não sei como explicar.
    Por exemplo, em certas repartições do que se diz ser Estado, encontram-se pessoas a atender ao balcão, por ex no min-fin, sem nomear outros casos, que ultrapassam, de longe, o conhecimento dos nossos governantes, em todos os aspectos e mais alguns.
    Parece que a maior parte das pessoas que vivem nas cidades foram submetidas a uma experiência tipo cobaia, com drogas administradas não sei como, talvez pelas canalizações de água, electricidade, gás natural, rádio, tv cabo, telemóveis...

    Ninguém reclama, ninguém protesta.

    E agora?


    uGH

    ResponderEliminar
  3. "Não envie é para Amigos Espanhóis. Por vergonha."

    aí está!

    cp's

    ResponderEliminar
  4. Uma grande negociata. Alguém vai abixar aquilo que é de Portugal para seu próprio benefício.
    Os meus filhos dizem que falharam o primeiro 25 de Abril, mas não vão falhar o segundo. Eu queria saber quando é.
    Desta vez não vai ser igual, com cantorias e tal...A cantiga vai ser outra.

    ResponderEliminar
  5. Está tudo grosso, está tudo grosso!
    Ainda vem a Isabelinha dizer que a Cultura portuguesa está a ser divulgada no estrangeiro... eu só tenho conhecimento de publicidade ao sol, à praia e ao golfe e notícias destas que revoltam.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. TB:
    Não estejas triste. Está sol e vivemos num país, que embora governado por uma corja, é lindo. Temos de falar para uma almoçarada.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. ugh:
    Mais um motivo para darmos e exemplo e não nos calarmos. O direito ao protesto existe e temos de o utilizar diáriamente.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. adrianeites:
    Temos de vencer a vergonha lutando por mudar este estado de coisas. Reclamar é urgente.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. ansiosa:
    Eu estive no primeiro 25 de Abril e digo que foi uma época linda. Gostava de estar no segundo para poder ajudar a corrigir os erros que foram feitos no primeiro
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Guardião:
    Em Portugal tudo quanto é feito é para turista ver. Esquecem quem vive neste país que deviam ser a razão da sua governação. Somos a estancia de férias para estrangeiros ricos. Talvez seja altura de sermos tão simpáticos e deixarmos de receber tão bem quem nos visita. Estou farto de ser bonzinho
    abraço

    ResponderEliminar
  11. A proximidade de Sevilha não justifica a presença de um consulado.

    ResponderEliminar
  12. Tem sido sempre esta a política cultural do país - a nossa cultura, língua, património com tratamento de desprezo por diversos governos.
    Quantos povos espalhados pelo mundo falam hoje o nosso idioma? Enquanto isso vemos institutos britânicos, franceses e castelhanos espalhados pelo mundo...com edifícios e monumentos,então, nem vale a pena tecer comentários... se alguns já seculares e de extrema importância se encontram em solo nacional em escombros, o que dizer quanto a preocupações da nossa imagem fora de Portugal???
    Para concluir: não defendo uma «Ibéria», mas admiro o orgulho nacional dos «nossos vizinhos castelhanos» que há alguns anos decidiram comprar unicamente automóveis produzidos no seu país para revitalizarem a economia nacional!E resultou mesmo!!!

    ResponderEliminar
  13. Passei por lá duas vezes. É um edifício de grande dignidade arquitectónica, situado à entrada de um parque frondoso e a curta distância da monumental Praça de Espanha. Um edifício que honra Portugal no estrangeiro como poucos. A bandeira portuguesa, que lá está içada, vai mais uma vez ser espezinhada por um acto infame de lesa pátria se a ideia do encerramento fôr executada. A história seguramente não perdoará o gesto aos seus autores.

    ResponderEliminar
  14. Isto é mentira!
    O Consulado não vai fechar, vai ser transformado em posto consular. Depois o edifício não é português, é mesmo espanhol, pelo que tem de ser devolvido e não dado de mão beijada.

    Depois, não percebo para que é que tem de haver um posto consular a uma distância de 145Km de Portugal (Vila Real de Stº António - Faro), ou a 1h30 de carro.

    Portugal precisa é de hospitais, não é de embaixadores ou de um cônsul a ganhar uns milhares de contos e a apanhar sol no sul de Espanha. Isso é o que vulgarmente se apelida de "gato gordo agarrado à mama".

    Tenho dito,

    Jorge Faria


    PS: Cuidado com estas informações via mail travestidas de cultura!

    ResponderEliminar
  15. anonimo:
    Mas justifica a nossa presença como país e como cultura
    abraço

    ResponderEliminar
  16. sarcastico:
    São mentalidades diferentes a dos dois paises Ibéricos.Nós apostamos só na imagem do futebol eles no seu país
    abraço

    ResponderEliminar
  17. velho lusitano:
    é contra isso mesmo que temos de refilar
    abraço

    ResponderEliminar
  18. Jorge faria:
    O próprio texto diz que o edificio é espanhol mas que nos está cedido. Larga-lo é que seria triste. Quanto à distancia isso não é importante, o que conta é a frequencia com que é utilizado. Ter simbolos da nossa nossa sobrania e da nossa cultuira espalhados pelo mundo não é um luxo, mas uma forma de afirmação nesse mesmo mundo. Ver a nossa cultura em numero de euros gastos é a imagem de como os portugueses são vistos por quem nos governa

    ResponderEliminar
  19. Sei que estás de férias, mas se puderes vê o e-mail que te enviei. (a propósito de almoçarada). :)
    bjocas

    ResponderEliminar
  20. O edifício do Consulado de Portugal em Sevilha não pertence a Portugal, mas ao município de Sevilha. Dizem-me que está em mau estado e que é dispendioso fazer as obras necessárias. É um edificio bonito como tive ocasião de ver.
    O encerramento do Consulado não implica no entanto a saída dos serviços consulares, que lá continuarão a funcionar normalmente, assim foi anunciado pelo governo. Com cônsul ou sem ele, a assistência continuará e não acabará.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger