sexta-feira, agosto 24, 2007

Dr. Jekyll and Mr. Hyde

Centros de saúde geridos por entidades privadas, sociais ou por cooperativas de médicos poderão avançar no próximo ano. O primeiro passo foi dado ontem com a publicação da legislação que enquadra as unidades de saúde familiar (USF). Estas eram até agora apenas públicas, mas uma parte deles poderá nascer fora do Serviço Nacional de Saúde para colmatar a falta de médicos de família nos locais em que estes são em número insuficiente para as necessidades. Estima-se que existam ainda 500 mil portugueses sem médico de família.

Primeiro foi na gestão dos hospitais e já vai nos Centros de Saúde. Continua a privatização da saúde em Portugal por mais que o tentem encapotar. Se o desejo fosse realmente manter vivo o SNS, a solução passaria simplesmente por contratar médicos, para poderem servir o tal meio milhão de portugueses que não o têm. A pouco e pouco vemos os serviços públicos, na saúde, educação e em todas as áreas onde o estado tem responsabilidades sócias, serem oferecidos aos privados. Nada disto nos deve espantar, afinal há muito que está escrito que esta é a estratégia definida e aprovada pelos senhores do mundo. Há muitos anos que está escrito que esse é o objectivo. Passa-se por cá como já aconteceu, ou está a acontecer, noutros países onde o liberalismo capitalista estende as suas garras. Importante mesmo, é ficarem com o dinheiro dos nossos impostos e da nossa segurança social. Até se babam só de pensarem nisso. Nós, calados, assistimos ao espectáculo, aceitamos ser enganados, acreditamos nas mentiras e abanamos a cabeça, compassivamente, quando ouvimos “os maluquinhos” falar de Bilderbergs, capitalismo selvagem e outras coisas do género. Estou farto de mentiras e de mentirosos. Estou farto de ver as caras dessa gente na televisão a mostrarem-nos que devíamos estar muito agradecidos pelo grande esforço e dedicação que dedicam à causa pública. Fossem todos à merda.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

15 comentários:

  1. A medicina privada em Portugal no século XXI não tem nada que ver com a do século passado. O SNS desmembrar-se-á em favor das seguradoras e outros tubarões; médicos e doentes terão de lhes estar ligados e quem não puder... bem, o que sobrar do SNS será para esses, uma espécie de Misericórdia ressuscitada.

    ResponderEliminar
  2. Há coisas "fantásticas" não há:
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302971

    1 Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Na verdade deveriam então baixar os impostos e muito . Um dia destes acordamos com uma ditadura em cima embora encaputada, claro

    ResponderEliminar
  4. O negócio da saúde
    é de longe o mais rentável
    porque acontece amiúde
    uma extorsão destatável

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Laurentina disse...
    Passei para deixar um abraço. Tenho andado tremendamente ocupada com um assunto que vai dar pano para mangas ,de uma tremenda injustiça, escrevi para o Procurador G.R. e o resto da corja ...P.R. , M.F. e outros filhos da puta , vou dar 3 semanas para ver se me respondem ...caso contrario vou publicar no Blog para conhecimento da comunidade e depois vou para a TV...

    Bem e finalmente ao fim de 4 anos de um acidente em serviço e ja com 70% de incapacidade motora fui finalmente chamada para me apresentar a uma junta médica no dia 4 de Setembro, vamos ver o circo que vai dar.
    Corja de bandidos!!

    Vou estar mais afastada do blog por esta semana porque realmente ando muito cansada física e psiquicamente.
    Volto com certeza com força antes da festa do Avante...ehehehehehe, onde se Deus quiser conto ir.

    Beijão grande

    ResponderEliminar
  7. Cada vez mais o doente é olhado como cliente. E assim se cumpre a Constituição da República Portuguesa...
    http://compapasebolos.blog.com/

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Não percebo nada disto: abrem serviços privados para colmatar as falhas deixadas pelos serviços públicos que encerraram? Então mas diziam que os mesmos não se justificavam! Que era uma questão de optimização de recursos e mais não sei quê?
    Afinal em que é que ficamos? Cá pra mim estes tipos andam-nos a dar baile!

    ResponderEliminar
  10. Agora até Centros de Saúde de Shopping contractualizados como Unidades de Saúde Familiares podemos vir a ter...
    Ao que chegamos!

    ResponderEliminar
  11. Consta que um conhecido e antigo hospital de Lisboa lá para a Praça de Espanha vai ser transferido para Oeiras... isto quando se sabe que muitos doentes do país com graves patologias se deslocam a este estabelecimento e por lá permanecem em tratamento, dado que se trata, segundo sei, do único com um lar de acolhimento temporário. As «más línguas» falam em especulação imobiliária, eu não me atrevo a acreditar, pois há doenças com que não se brinca (com nenhuma, mas algumas são mais graves sem sombra de dúvida)...cada vez imitamos mais sabujamente o modelo do tio Sam.E esta atitude de criar os hospitais para quem pode e os outros para os «desvalidos» também acabará por ser extensiva à educação- gostaria que os meus receios não tivessem fundamento, a ver vamos...

    ResponderEliminar
  12. Ó emece

    Em ditadura já nós estamos!
    É a ditadura dos bilderbergs e de toda a tropa fandanga que os seguem caninamente. Uma estupida ditadura de globalização capitalista que tudo esmaga. Com esta gente a governar-nos vivemos um regime bem pior do que qualquer totalitarismo do tipo salazarento, no qual se sabia com o que se podia contar!

    ResponderEliminar
  13. Links de interesse:

    Seguros de Saúde

    No Diário de Notícias

    É o caminho para onde nos empurram.

    E quem não começar desde já a pensar em também fazer um PPR bem vai vêr como elas lhe mordem.

    E, se puderem, off-shorizem-se que é para não pagarem duas vezes:

    1. Para este filhos da puta (que não consigo encontrar nada mais suave para lhes chamar)
    2. Para garantir que terão Saúde e Reforma

    Até mais.

    ResponderEliminar
  14. "abrem serviços privados para colmatar as falhas deixadas pelos serviços públicos que encerraram?"

    Já o fazem desde o tempo dos governos do Mário Soares em que fecharam todos os serviços de saúde complementares (Radiodiagnóstico, estomatologia, oftalmologia, etc) porque "davam prejuízo" e hoje é vêr as fortunas que se fizeram com os negócios dos particulares.

    É pura ilusão esta coisa da Democracia... na verdade, nem se pode nem nunca se pôde falar abertamente. Infelizmente, só alguns é que o perceberam atempadamente por terem de fugir do país e desta democracia também depois do 25 de Abril.

    Tudo uma imensa hipocrisia.

    ResponderEliminar
  15. Errata:

    "por terem de fugir do país"

    Leia-se:

    "por terem tido de fugir clandestinamente do país"

    E eu conheço vários e não eram nem fascistas nem comunistas.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger