quarta-feira, agosto 22, 2007

O Anjinho

A ERC, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, veio ilibar o Sócrates, considerando que não foi provada a intenção de impedir o Público de investigar o seu percurso universitário e a Renascença de noticiar a investigação do jornal, sobre a polémica em torno da sua licenciatura na Universidade Independente. Depois do Procurador considerar que não encontrou motivos para investigar o processo de licenciatura do dito Engenheiro e de a Universidade onde adquiriu o curso ter sido encerrada, ficámos agora a saber que nada fez para impedir que as noticias sobre as duvidas da sua licenciatura fossem publicadas.
Há no entanto, uma coisa que me atormenta. Quando falamos de justiça, faz sentido que existam opiniões diferentes sobre o assunto, agora quando é um julgamento baseado no direito, custa a entender que haja veredictos diferentes e contraditórios. Existe uma lei, existem factos, só deveria haver uma resposta. Também neste caso, um dos quatro conselheiros que assinam a deliberação, discordou, defendendo que «existem elementos probatórios no processo que revelam a prática por parte do primeiro-ministro (tanto através da sua própria intervenção, como do seu Gabinete) de actos condicionadores do exercício da actividade jornalística, relativamente ao jornal Público e Rádio Renascença». Para nós leigos, isto tem de fazer confusão e faz-nos duvidar desta “justiça” a que estamos entregues. Só consigo pensar que, ou três dos conselheiros olharam para o cargo do acusado e ponderaram no seu, deles, futuro ou o quarto só considerou que “existem elementos probatórios” por razões pessoais ou politicas. A porra é que no fim acabamos todos sem uma resposta que nos convença e em que possamos acreditar. Ficamos com a ideia que tínhamos antes, com uns a chamar-lhe Engenheiro Sócrates e outros simplesmente mentiroso. Uma sombra sobre o dito Engenheiro e que as decisões, tanto da ERC como do MP, não dissiparam por mais anjinho que lhe chamem.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

16 comentários:

  1. ...pois

    a ASAE ataca de noite

    ...

    o ME durante as férias

    ...

    (o que vale ser anónimo?)



    Saudações Kaóticas

    ResponderEliminar
  2. O conselheiro que discordou, que se cuide. o socretina está atento e ataca quando menos se espera.

    ResponderEliminar
  3. E ainda digo mais:

    POIS!


    Anónimo

    ResponderEliminar
  4. ...escondido por entre os ministros e delegados regionais que apenas leêm, sem convicção o blá-blá-blá do que tem de ser, tem de ser feito, dizem que em Ilhas muito avançadas como as Berlengas,navegadas pelo Cabo Avelar Pessoa, irão criar um sistema e-ko avançado, com música para 3 dias a baterias,sistemas Eólicos de 5,5 metros de envergadura, tudo para estudar a sustentabilidade da ilha, o projecto está na CM de Peniche, apoiado pele REN, NASA, BES e sá-be-se-lá que outros, universidades, Escolas, Câmaras...pescadores duvido.
    Conclusão, vai ser o fim daquele rochedo simpático!

    ResponderEliminar
  5. Hum

    Afinal nao fui a primeira leitora?!

    Onde vais tu buscar tanta inspiração?

    Bons postes!

    ResponderEliminar
  6. "Para nós leigos, isto tem de fazer confusão e faz-nos duvidar desta “justiça” a que estamos entregues"

    Eu já não dúvidava da nossa "justiça" mas realmente, enquanto houver 1 juíz conselheiro sem medo, tenho que dar à justiça o beneficio da dúvida de que poderá voltar um dia a ser justa.

    ResponderEliminar
  7. KAOS: Quere-me cá parecer que ainda lhe persistiam dúvidas se Sócrates era ou não ilibado?...
    Vamos agora ver se o conselheiro que discordou "só um pouquinho" não será perseguido!...
    1 Abraço!

    ResponderEliminar
  8. (Independentemente da sua proficiência no cargo público que ocupa)
    O tal Sócrates [estamos a falar do mesmo,não estamos?] tinha um meio decisivo de demonstrar a verdade das suas afirmações - inscrever-se na Ordem dos Engenheiros.
    Breve, antes dispiciendo mas agora útil e claro; pressupondo a isenção da Ordem, claro.

    Porque é que ninguem fala nisto?

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está o possível final para toda esta trapalhada de diplomas.
    O Engenheiro com cartão de Engenheiro, passado pela Ordem dos Engenheiros.
    Força, faça-se uma petição!
    E, depois, que toda a comunicação social divulgue a imagem do dito cartão.


    uGH

    ResponderEliminar
  10. Nos últimos anos temos vindo a assistir à inépcia da Justiça já nem vale a pena enumerar os casos por esclarecer...como diz o ditado: «contra Bilderbergues não há argumentos».
    abraço

    ResponderEliminar
  11. E ninguém se lembra que a pessoa responsavel pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social é, nada mais nada menos, que a mãe de António Costa (ex-MAI e actual Presidente CML, logo PS) e de Ricardo Costa (Director de qualquer coisa que não me lembro na SIC).
    É de suspeitar tendo em vista as boas relações entre José Sócrates e António Costa.

    ResponderEliminar
  12. pobre rectângulo...
    está entregue a bichos...
    resta aguardar qual vai ser a punição para o autor do voto de vencido...

    ResponderEliminar
  13. Se o resultado fosse outro, quais seriam as consequências? Nenhumas!
    Vistas assim as coisas o resultado não interessa nada!

    ResponderEliminar
  14. Pois é. Tem de ser!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger