quarta-feira, outubro 24, 2007

A Cabecinha do Engenheiro

Cabeça de pirolau

«Este tratado fez-nos progredir. Os outros já o disseram sobre a Europa. Não, não tenham dúvidas, acordem! Nós estamos mais fortes, a Europa está mais confiante depois do acordo de Lisboa», afirmou José Sócrates no Parlamento Europeu.

Fez-nos progredir? A quem? Ao liberalismo? Ao Capitalismo? Ao mundo novo dos Bilderberg? Realmente temos todos de acordar e escolher outro rumo para este país e para a Europa. Será que há alguém que olhe para este país, para esta Europa, para este mundo e não veja os conflitos, a fome, a miséria e a pobreza. Será que há alguém que olhe para este mundo e acredite que amanhã não estaremos pior do que hoje e não se pergunte que raio de mundo vamos nós deixar aos nossos filhos? Temos mesmo de acordar.

Quanto às vozes que se erguem em defesa de referendos, Sócrates apontou que a «ratificação é uma questão que tem a ver com cada um dos países», e por a Europa ser democrática é que é dado o direito de escolha a cada Estado-membro.

Será mesmo? Será que não foi acordado em segredo que não haverá referendo em lado nenhum? (só a Irlanda está obrigada a faze-lo por imperativos da sua constituição). Será que esse “direito de escolha a cada Estado-membro” não lhes foi já retirado. Será que não nos está a dizer mais uma das suas mentiras, Sr. Engenheiro? Claro que está e deveria ter vergonha de ter medo de falar verdade com o seu próprio povo. Diga a verdade, diga que decidiram que não vai haver referendo porque não querem correr o risco de haver um país onde possa não ser aprovado. Diga que não quer ver repetido o que aconteceu com a Constituição Europeia. Mas, deixe-se de retórica e diga a verdade. Ou será que de tanto mentir já não o consegue fazer?

«O que não posso aceitar como democrata é que quem se bate por referendos o faça tentando diminuir a democracia representativa, e a ratificação por via parlamentar», afirmou o primeiro-ministro, que ainda não anunciou de forma será feita a ratificação em Portugal do «Tratado de Lisboa», remetendo uma decisão para depois da assinatura solene, a 13 de Dezembro.

Sr. Engenheiro deixe-se de demagogias baratas que não lhe ficam bem. Aliás já pouca coisa lhe fica bem, mas todos os dias a democracia representativa funciona neste país. Todos os dias são aprovadas leis pelos deputados eleitos e ninguém anda a pedir um referendo a cada uma delas (se calhar devíamos). A democracia representativa é muito bonita e muito válida, mas estará sempre um degrau abaixo da vontade expressa pelos eleitores numa consulta eleitoral. Pedimos um referendo a este tratado porque mexe com a soberania nacional, porque o Engenheiro o prometeu na Campanha eleitoral. A rectificação por via parlamentar poderia ter sido possível se fosse essa a sua promessa, mas ela foi feita. Pode escolher todos os argumentos que desejar, pode jurar a Deus e a todos os santinhos, mas eu ouvi-o prometer. Eu já não tenho em grande conta, já o considero alguém por quem eu nunca poria as mãos no lume, mas se não cumprir com mais esta promessa, ficará para a história, não como um grande estadista, que não é, mas como o maior mentiroso da democracia portuguesa (e olhe que já tivemos alguns bem grandes).


Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

5 comentários:

  1. Os mentirosos não ficam na história.

    ResponderEliminar
  2. há muito tempo que eu digo que o AJJ ao pé do Sócrates é um aprendiz de ditador, será que já acreditam ?

    ResponderEliminar
  3. O meu grande drama é querer-me curar e não saber a que médico especialista hei-de recorrer : é que, ultimamente, só tenho ouvido disparates, baboseiras, alarvices e coisas que não entendo ... e muito me preocupo se tem algo a haver com o síndrome das "vacas loucas" ...

    ResponderEliminar
  4. Então a Leonor Teles e o Conde Andeiro não ficaram na história? 1383 foi um grande ano para Portugal!

    ResponderEliminar
  5. seguramente o maior mentiroso, este Sócretino.
    para nosso azar, não quererá ele bater
    mais um recorde do Guinness!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger