domingo, novembro 18, 2007

A democracia de um iluminado

O Iluminati da merda«Vital Moreira criticou sexta-feira à noite o antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, por defender que o novo tratado europeu devia ser ratificado através de uma "consulta popular", considerando que isso "não tem sentido democrático".
Considerou ainda que o tratado, aprovado no mês passado em Lisboa, é um documento "ilegível", porque tem «centenas de artigos». Referendá-lo seria "desrespeitar o povo", concluiu. «Elegemos deputados para que eles decidam".
O constitucionalista entende também que o PS e José Sócrates não devem sentir-se obrigados a convocar um referendo para ratificar o tratado, tal como prometeram durante a última campanha eleitoral, porque "há certos compromissos que o pior que lhes pode acontecer é serem cumpridos"».

Nem sei que dizer das afirmações do Vital Moreira. Deve ter-lhe parado o cérebro ou anda “embriagado” de Europa naquela cachola. Desde quando é que um “consulta popular” “não tem sentido democrático”. E é você professor universitário, constitucionalista e analista político, fantástico. Depois, vem chamar de burro a toda a gente. Então considera você que somos burros porque nunca poderíamos entender o tratado e pior que devemos ser ainda mais burros para aceitar de mão beijada algo que é “ilegível”. Está você a defender que devemos assinar documentos sem os lermos, sem os entendermos? Acaba então a defender que a palavra dada não devem ser honrada. Defende que é aceitável ser-se mentiroso e aldrabão, que os compromissos podem não ser cumpridos. Como pode então defender que a rectificação do tratado possa ser feita pelos deputados se foram eleitos na base de votos ganhos em nome de compromissos assumidos? Se não os cumprem, não estão a desempenhar o seu papel, o de serem a voz dos eleitores no Parlamento, devem ser de lá retirados e colocados no seu lugar gente com honra e de palavra. O Sr, por exemplo, já mostrou que não é gente em quem nos possamos fiar.
Resumindo, perguntar ao povo é não ter sentido democrático porque somos burros de mais para entender um documento inteligível mas que mesmo assim o devemos assinar de cruz, embora quem vá decidir deva ser gente mentirosa e aldrabona. É pedir um bocadinho de mais, não é? Talvez o Sr. se considere um iluminado, mas faça-me um favor e vá à merda.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

20 comentários:

  1. A frase seguinte deste prof. será que o voto é pouco democrático, porque sendo o povo inculto não faz sentido pronunciar-se sobre "opções" que não compreende.
    já vimos pior...

    ResponderEliminar
  2. Se este "iluminado" já de há muito não assumisse como um engometa poderia pensar-se que quando na sexta-feira, dia 16, disse que uma consulta popular não tem sentido democrático estaria a reagir à conferência proferida quatro dias antes no Centro Académico Vimarenense pelo Professor António Balbino Cadeira subordinada ao tema «DEMOCRACIA DIRECTA E DIGNIDADE HUMANA».

    ResponderEliminar
  3. SUBSCREVO A LETRA E O ESPIRITO SUBJACENTE NO TEXTO DO KAOS E TAMBEM ASSINO POR BAIXO.

    PARA TODOS OS PROTO, ASSUMIDOS E PRETENSOS ILUMINADOS VÃO PARA A p.q.p. E QUE SE DEIXEM DE MERDAS, UMA CONSULTA POPULAR É SEMPRE DEMOCRÁTICA !

    TENDO DITO !

    ZENDO_55

    ResponderEliminar
  4. Se é um documento ilegivel então é porque é uma grande merda e,logo vocês q o cozinharam são uns grandes incompetentes.E,pensava eu q o sr.era uma mais valia para o PCP.Safa!Obrigado,Domingos Abrantes e todos os 'ortodoxos' do PCP pq se não só teriamos marionetes do PS,e gajos que se amanharam como o Judas, como agora se começa a devisar lá para os lados do BE...

    ResponderEliminar
  5. Já não é a primeira vez
    que este pretenso iluminado
    nos passa estado de estupidez
    como só ele fosse o elucidado

    De toda e qualquer matéria
    que a todos nós diz respeito
    com a sua habitual léria
    peca sempre por defeito

    ResponderEliminar
  6. Ainda se preocupam com o que dizem estas espécies de múmias. São tão velhos que já não dizem coisa com coisa. A nossa sorte é que um destes dias eles ainda vão precisar de nós e nós não esquecemos o mal que eles nos fizeram. Bendito Cronos que não tarda muito os colocas onde pertencem.

    ResponderEliminar
  7. Realmente o Vital Moreira tem sido uma desilusão desde que este Governo de Opressores se instalou em S. Bento. Para o Vital, se fosse outro qualquer partido que estivesse no poder, faria todo o sentido referendar o tratado, era a chamada democracia participativa, como são eles que estão no poleiro, é o que se vê, o povo é estúpido. Contrariado, reconheço que na realidade somos mesmos estúpidos quando votámos nestes "azeiteiros". Há tempos, dizia o Alberto Martins, ao PS ninguém dá lições de Ética, bem, o que ele não compreendeu é que as lições que queriamos dar não era ao PS mas sim aos que se servem do seu nome e da sua história para nos amordaçar a voz.
    Desculpem-me o desabafo mas, nas próximas eleições vou votar nas putas, da última vez votei nos filhos e o resultado está à vista.

    Jack .

    ResponderEliminar
  8. É inacreditável, um professor de direito constitucional dizer isto. Se um aluno dele dissesse aquilo numa oral, era chumbado. Vejamos porquê:

    Artigo 48.º da Constituição da República Portuguesa. (Participação na vida pública)

    1. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direcção dos assuntos públicos do país, directamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos.

    2. Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que esta vitela mioleira pifou!
    Só um profundo esgotamento da moleirinha para tamanho chorrilho de asneiras ... apagou-se!...

    ResponderEliminar
  10. Não andou por aí durante muitos anos uma outra figura - também estadista - com opiniões algo semelhantes sobre o povão? Passa-me agora o nome...

    ResponderEliminar
  11. O VM mereceu-me respeito em tempos que já lá vão...

    Agora é como os ex-fumadores... tornam-se mais papistas que o papa!

    O Sr, desde que teve um "rebate de consciência" e mudou de cor, tem que mostrar "ad nauseum" que merece a nova cor.

    ResponderEliminar
  12. Não sei se o Vital Moreira terá mudado tanto assim. Nos seus tempos de comunista, sempre me pareceu um tipo com uma capacidade verbal extraordinária, mas cujo poder de reflexão e de análise da realidade não estava à altura do seu verbo.

    Agora está caricato, o que é natural dada a sua evolução posterior e as contradições gritantes que ela gera.

    ResponderEliminar
  13. SUBSCREVO.
    Que nunca as "teclas" te doam...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. "há certos compromissos que o pior que lhes pode acontecer é serem cumpridos"».

    ao ler uma frase destas, mesmo sem conhecer o autor, diria que estava bêbedo ou senil!
    Vinda de um catedrático, desconfio que "O Princípio de Peter" se aplica na perfeição.

    conclusão.
    recomenda~se ao Sr. VM que se reforme e vá tratar da horta.

    ResponderEliminar
  15. Dando de barato que a tese de Vital Moreira tinha algum senso, onde estão os deputados que encabeçavam as listas, os que fizeram campanha pelos respectivos partidos, os que mobilizaram os eleitores a ir votar? Salvo algumas excepções, ou estão no Governo, ou em empresas públicas, ou em missões no estrangeiro ou a tratar da vida em actividades privadas que o ordenado de deputado não enche barriga. Em resumo, a Assembleia da República não terá grande legitimidade democrática porque ninguém sabe o que pensam, porque nunca o disseram, a maioria dos deputados que lá têm assento.
    JFrade

    ResponderEliminar
  16. Vital Moreira acha o tratado "ilegível" porque tem "centenas de artigos" e acha que "elegemos deputados para que eles decidam" ...

    Estou enganado, ou está Vital a falar na 1ª pessoa? Incluír-se-á, ele próprio, na preguicite de não querer estudar o assunto, empurrando a pastilha para os deputados? E será que os deputados deixarão, desta vez, de fazer gazeta e levar a sério o estudo aprofundado tão complicadíssimo documento?

    Caro cidadão: confia aos nossos deputados essa tarefa?!

    Para estudar o assunto (de facto, não é assim tão complicado...), aconselho a consulta do site

    http://www.openeurope.org.uk/research/

    onde poderá encontrar toda a informação de que precisa para compreender o que está em jogo no tratado!

    ResponderEliminar
  17. Já tudo foi dito nos comentários anteriores. Podia não concordar com o referendo, é um direito de qualquer cidadão, embora tal atitude me pareça pouco democrática, mas enfim. Os argumentos é que não serão os melhores, eu diria que falou antes de pensar, o que é mau para alguém supostamente com as responsabilidades deste senhor. Para quem tem lido os artigos de VM dos últimos tempos no «Público», incomoda mas não surpreende.Tanto que se criticou Zita Seabra, mas afinal o que não falta são «Zitas».

    ResponderEliminar
  18. Isto são tiques Estalinistas que lhe ficaram de outros tempos.

    ResponderEliminar
  19. O Vital Moreira é a prova viva da distinção que há a fazer entre anti-fascista e anti-aqueles-fascistas.

    ResponderEliminar
  20. O que pensará, AGORA, Vital sobre Cavaco Silva?

    Engoliu...

    Depois de tanto vomitar...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger