domingo, fevereiro 17, 2008

Uma questão interessante

 O Engenheiro Independente

O amigo “a desenhar”, a quem aproveito para deixar aqui uma palavra de admiração pelo seu belo blog, enviou-me um mail em que coloca muito bem a questão de como é possível o Sócrates assinar projectos se não está inscrito na Ordem dos Engenheiros. Na sua memória e também na minha, quando estalou a polémica sobre a licenciatura do Sócrates, ele afirmou não estar inscrito na Ordem dos Engenheiros porque não exercia as funções de engenheiro. Penso que para se poder assinar projectos de engenharia é necessário estar-se inscrito na Ordem e, se assim é, como é possível que o Sócrates tenha assinado os projectos daqueles abortos construídos Guarda? Se houver por aí um engenheiro que possa esclarecer esta dúvida, agradecia.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

9 comentários:

  1. Duas ordens de respostas, breves, se permite
    1
    1.1 um engenheiro técnico (como o sr Sócrates foi, presumo)não tem inscrição na Ordem dos Engenheiros
    1.2 um eng técnico pode ser responsável por certo tipo de projectos.
    E,
    voltando atrás, em correlação com o que pergunta
    2
    2.1 se o sr Sócrates tivesse terminado a licenciatura poderia ter-se inscrito na OE, mesmo não exercendo mas passando a contar com a credibilidade garantida pela aceitação da inscrição, vista a credibilidade daquela associação profissional e calando de vez as vozes alegadamente difamatórias;
    2.2 não se tendo (estranhamente) inscrito, após a questão pública, deixa transparecer o conhecimento que tem daquela credibilidade e demonstra o contrário de tudo o que tentou explicar com a frouxa argumentação e a pouco credível exibição de folhas A4 na televisão.
    Logo,
    o sr Sócrates afigura-se assim suspeito de não ser engenheiro, o que não seria grave num país em que as licenciaturas não são de obra ou competência.
    Grave é a sobrevivência de um regime que alberga processos como o 'licenciatura do sr Sócrates'.

    ResponderEliminar
  2. As licenciaturas em "chico esperto" não se adquirem nas universidades, como dizia a minha avó. Dos fura-vidas não reza a história. As licenciaturas podem ser legais ou ilegais, não consta que Camões ou Bocage ou, mesmo o Marquês de Pombal, fossem licenciados.
    Agora parece, dizem, que o que interessa são as licenciaturas paralelas, os MBA e os créditos, sobretudo os créditos e as penhoras.
    JSerra

    ResponderEliminar
  3. Não kaos, para se assinarem projectos não é necessário estar inscrito na Ordem de Engenheiros, os engenheiros técnicos, formados pelos antigos institutos superiores de engenharia, sempre assinaram projectos e nunca foram aceites pela ordem dos engenheiros. Sócrates era um desses, agora já não se sabe muito bem o que ele é embora se saiba muito bem o que ele faz.
    Um abraço técnico

    ResponderEliminar
  4. Meu caro kaos, mais grave que os projectos dos mamarrachos construídos na Guarda são os diplomas que ele assina, que nos levam a gritar "Oh da guarda quem nos acode".
    Um abraço
    Raul

    ResponderEliminar
  5. Agradeço a todos os esclarecimentos da minha duvida, mas realmente o contradições tem toda a razão, são os diplomas que ele assina aquilo que é o mais grave
    um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, vamos lá a ver (esfregar de mãos no gabinete), os padres, os políticos, os gestores públicos, os engenheiros, os trolhas, os arquitectos, os advogados, os médicos, as donas de casa, os escritores, os legisladores, os deputados, os passageiros, os porteiros, os polícias, os advogados, os prisioneiros, os pescadores, os banqueiros, os contrabandistas, os poetas, os filantropos, os demagogos, os filósofos, todos, mesmo todos, têm de ser avaliados! E o Povo, sobretudo é importante avaliar o Povo, do Alentejo ao Minho.
    JSerra

    ResponderEliminar
  7. Adorava esclarecer-te a dúvida, mas como sabes, por razões deontológicas... não posso. Estranho, não é?... :-)))

    ResponderEliminar
  8. Actualmente um engenheiro técnico terá de estar inscrito numa associação para subscrever projectos. Neste caso a ANET (Associação Nacional de Engenheiros Técnicos).
    Se Sócrates está inscrito nesta associação está tudo correcto.
    No entanto, também duvido que há 25 anos atrás, essa inscrição fosse obrigatória.
    É altamente provável que bastasse estar inscrito nas Câmaras onde entregava os projectos. E para a inscrição, o certificado de habilitações obtido na universidade seria suficiente.
    Se não estou em erro, as exigências só aumentaram após o DL 445/91, de 20 de Novembro.

    ResponderEliminar
  9. Mais um esclarecimento.
    É bom que toda a gente saiba que em portugal não é preciso ter qualquer curso credível para assinar projectos de Arquitectura, mesmo quando só são de construção, como é infelizmaento o caso da ESMAGADORA maioria.
    Basicamente existem dois projectos para se construir. Um de Arquitectura e outro de estabilidade.
    O de estabilidade é da única e exclusiva responsabilidade de engenheiros técnicos (bacharéis) ou licenciados (inscritos na ordem ou não). Segundo a lei os arquitectos podem, até três pisos, podem também ser responsáveis, o que nunca, ou quase nunca, acontece.
    Em relação à Arquitectura ou "arquitectura" - melhor dito, construção - toda, ou quase toda a gente pode ser responsável, desde que inscrita em alguma associação reconhecida pela lei para tal. É o caso dos auto-denominados agentes técnicos de arquitectura e engenharia que, na maior parte dos casos são, nada mais nada menos que os desenhadores com uma formação e os construtores diplomados, antigas escolas técnicas. concluindo, profissionais com, aproximadamente o 9º ano de escolaridade.
    Aliás não era preciso saber-se isto porque se olharmos para o que´está construído, neste país, percebia-se logo.
    também os topógrafos podem "projectar "arquitectura" e, claro, os engenheiros - todos - podem projectar o projecto completo. É essa a razão que leva as pessoas a dirigirem-se, muitas vezes infelizmente, a estes últimos.
    Aos arquitectos, TAMBÉM!!! é autorizado projectar ARQUTECTURA.
    Os arquitectos só são indispensáveis em alguns tipos de projectos que se destinem a algumas, poucas, zonas protegidas.
    Aliás, durante alguns anos em Lisboa, houve uma norma municipal que obrigava a assinatura de um arquitecto, mas a ordem dos engenheiros consegui que essa norma fosse abolida, com razão, apenas legal, porque eles queriam -- e conseguiram - projectar arquitectura!!!!!!!!!!!!!
    Reparem, um arquitecto, para se formar, tem de ter notas altíssimas - logo a seguir a medicina - para entrar na faculdade. Depois de 5 (cinco) anos de licenciatura ainda não pode fazer nada. Tem de fazer um estágio, de borla naturalmente, e depois sujeitar-se, em certos casos -depende da proveniência- a um exame de acesso à ordem extemamente selectivo.
    Se ele for muito bom e tiver sorte, desde que entra na faculdade até que fica autorizado a assinar projectos de arquitectura, leva seis ou sete anos!!!!!!
    Um desenhador com a quarta classe e uma equivalência ao 9º ano de escolaridade mais umas acções de fim de semana, fica equiparado a um arquitecto!!!!!!!!!!!

    PERCEBERAM?

    Neste momento está muita gente a dizer que conhece muitos trabalhos feitos por arquitectos que são uma MERDA. Têm toda a razão!

    Efectivamente há muita ovelha ranhosa no meio mas, também há muita vontade de não morrer à fome.
    Muitos arquitectos para sobreviver fazem o que os clientes querem porque se não o fizerem vão ter com o desenhador da câmara que, dizem eles - mas na maior parte dos casos é mentira - levam mais barato e está automáticamente aprovado. Não me digam que nunca ouiram dizer que fulano de tal levou a revista ao arquitecto para ele fazer uma casa igualzinha àquela!!!!!!!
    E quando o arquitecto vai à obra e o construtor já alterou tudo - " sabe, arquitecto, no fim de semana estive aqui na obra com uns amigos e decidimos mudar isto e aquilo e mais aquilo, tá giro não tá. Óh arquitecto, agora, não se esqueça de fazer o projecto de alterações prá gente meter na câmara. Olhe que a gente tem pressa" - e nós com vontade de o mandar à merda e que seja ele a fazer os desenhos com alterações e sem poder porque, se tal acontecesse, numca mais dali, nem dos que ele conhecesse, vinha trabalho. Fica-se, literalmente queimado.

    É por causa desse tipo de situações que muitos, mesmo muitos, arquitectos que gostam da Arquitectura e porque ou, não são geniais -sem deixar de ser competentes - ou por não terem conhecimentos, ou, por vezes, sorte estão a trabalhar em áreas completamente diversas da arquitectura.

    Desculpem se fui muito chato mas é necessário que isto se saiba

    Luís Braga, arquitecto às vezes, professor a tempo inteiro e, com gosto.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger