quinta-feira, março 27, 2008

Fundação D. Pedro IV

 Fundação D. Pedro IV

Há já algum tempo que tinha este post feito e, por isto ou por aquilo nunca o publiquei. Hoje lembrei-me e fui resgatá-lo do fundo do meu disco rígido.

O amigo JS colocou este texto na caixa de comentário do post “
As inquietações de Luis Filipe Menezes”. Vale a pena recordar e tentar saber o que se passa actualmente com a Fundação D. Pedro IV.

«Um processo não tão mediático, mas também reportado na altura nos meios de comunicação social e com ligações ao governo do Santana Lopes, foi a atribuição dos quase 1500 fogos de habitação social dos Bairro dos Lóios e das Amendoeiras, em Chelas, Lisboa à Fundação D. Pedro IV.
Essa atribuição do respectivo património foi então realizada pelo IGAPHE (Hoje inexistente, devido à criação do IHRU), no governo de gestão do Santana Lopes, quando a Assembleia da República detinha já somente funções administrativas.
Posteriormente e devido a protestos dos respectivos moradores e investigações do jornalista José António Cerejo do "Público", veio-se a descobrir que a mesma Fundação havia sido indicada para ser extinta em 2000, no seguimento de um relatório da então Inspecção Geral da Segurança Social, que indicava que a Fundação se desviava dos seus fins sociais, em proveito dos seus dirigentes. A extinção somente não aconteceu em 2000, porque o relatório que propunha a extinção foi ignorado pelo então Inspector da Segurança Social, o Juiz Simões de Almeida, que tinha ligações ao PS e que viria mais tarde a ser nomeado Secretário de Estado da Segurança Social por Paulo Pedroso.
Os moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras, apresentaram várias queixas no ministério público contra a mesma Fundação, que tem vindo a receber verbas de vários governos e que de acordo com o mesmo relatório, são canalizadas para os negócios imobiliários do seu presidente, Vasco do Canto Moniz.
Presentemente, desde que a Fundação deixou de gerir os fogos de habitação social dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras, devido aos protestos dos moradores, a comunicação social, deixou de falar sobre a Fundação D. Pedro IV. De acordo com a investigação do jornal "Público", personalidades políticas passaram pela mesma Fundação, entre as quais, Bagão Félix.
Apesar das queixas dos moradores no ministério público, o que é certo que é parece que no mesmo ministério público, não se vislumbra uma verdadeira investigação a esta Fundação D. Pedro IV. Uma inacção, no mínimo estranha para uma Fundação com tantas ilegalidades cometidas.
Embora, não se tenha falado o suficiente da Fundação D. Pedro IV, ela representa seguramente, um dos maiores casos de suspeição de promiscuidade entre o Estado e interesses particulares, em diferentes governos, culminando posteriormente com o governo do Durão Barroso e posteriormente do Santana Lopes.»

Podem ver ler e ver sobre este assunto num post publicado pelo Blog “Fénix das Amendoeiras” publicado em 3 de Maio de 2007

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

8 comentários:

  1. O D. Pedro IV é grande, se assim dá pa todos os partidos do poder, do PS de Pedroso ao Félix e do Santana a Barroso.

    ResponderEliminar
  2. caro Kaos...deve ser a fundação tipo aquela que deram ao Armando Vara....ou queriam dar......http://jorge-anortedoequador.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Quando vejo trabalho desta qualidade, comentar o quê?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. E se fossem falar com o D.Pedro...????

    É o que Sócrates e seus antecessores os mandariam fazer. É que isto de acabar com os "tachos" tem muito que se lhe diga. O tempo é de reformas.

    Grandes filhos da puta e do D. Pedro.

    ResponderEliminar
  5. Vao também espreitar o blog paisdpedroiv.wordpress.com - encontra-se lá muita informacao sobre os mandos e desmandos desta fundacao, nao só em relacao à habitacao social.

    ResponderEliminar
  6. Kaos,

    Tenho sempre de enaltecer a recuperação deste asunto, que é de muito maior gravidade do que já foi noticiado.

    A forma como a Fundação gere os seus estabelecimentos de infância são também uma autêntica vergonha, tal como chama a atenção a Sandra no comentário anterior.

    Desde sempre se percebeu que esta Fundação apresenta grandes suspeitas de cumplidade com vários sectores da sociedade portuguesa e inclusive com o ministério público.

    Deixo aqui para um post do Blogue "Bairro dos Lóios", onde se pode visualizar uma notícia do "Público", por parte do José António Cerejo sobre um arquivamento mal explicado e que concerne à Fundação D. Pedro IV.

    Na mesma notícia, é relatado um caso de um arquivamento mal justificado, por uma procuradora da Procuradoria-Geral da República relativamente a um processo contra o juiz Simões de Almeida, que ignorou o relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV.

    Até agora, não se sabe nada da reabertura deste processo.

    Relatório sobre a Fundação D. Pedro IV vai ser investigado


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de elogiar o boneco do presidente da Fundação D. Pedro IV, Vasco do Canto Moniz, na figura do D. Pedro IV.

    Simbólicamente, a imagem apresenta um grande significado, uma vez que o Vasco do Canto Moniz, assumiu, vitalíciamente a presidência da mesma Fundação, que tem um grande património e que remonta as suas origens à SCAID (Sociedade das Casas de Asilo da Infância Desvalida), fundada em 1834, pelo Rei D. pedro IV.

    Lamentávelmente, é uma IPSS, construída e solidificada durante vários anos, com património do Estado e acabou por caír nas mãos de meia dúzia de pessoas que se servem da mesma, com a conveniência de diferentes governos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela caricatura e pelo reavivar de um caso tão grave que é este da Fundação D. Pedro IV... aproveito para deixar um link de um artigo com uma cronologia dos acontecimentos dos últimos 2 anos e com as várias notícias vindas a lume sobre a Fundação:

    Fundação, inquérito, extinção, juízes e muito mistério!:
    http://amendoeiras.blogspot.com/2006/11/fundao-inqurito-extino-juzes-e-muito.html

    ResponderEliminar

Powered By Blogger