terça-feira, março 25, 2008

Lua-de-mel com o fisco

A Noiva triste

Ontem fomos surpreendidos pela notícia de que muitos recém casados têm recebido cartas das finanças com inquéritos sobre as suas despesas com o casamento. Quem pagou o quê a quem, quantos convidados havia, quem serviu o copo de água, onde e quanto custou, quem fotografou, quem vendeu as flores, o vestido de noiva ou o fato do noivo. Querem saber tudo, todo o dinheiro gasto, a forma de pagamento e até o número do cheque. Tudo isto em nome da luta contra a fuga fiscal, mas sem deixar de ameaçar com multas, (que pode ir até 2500 euros), para quem não o faça no prazo de 15 dias após o casamento. Como se isto não bastasse, ficam ainda obrigados a relatar se, na altura do seu casamento, se estava a realizar mais algum casamento e com quantas pessoas. Isto é, em vez de deixarem os pombinhos arrulhar na sua lua-de-mel, obrigam-nos a “bufar” de tudo e de todos. Não sou santinho nenhum, sou capaz de copiar um CD, fazer um download, não pagar um estacionamento e, se poder poupar um cêntimo no pagamento ao estado não fico com problemas de consciência. Não fico porque o exemplo que me vem de cima não moraliza nada, antes pelo contrário, faz-nos sentir que quem não o faça é parvo. Este não deveria ser a forma de viver em sociedade, se esta fosse justa e equilibrada. Assim, é um salve-se quem puder, uma cópia daquilo que o poder nos mostra. Na Suécia, duas Ministras pediram a demissão porque se soube que não tinham feito os descontos para a segurança social de mulheres a dias que trabalharam em sua casa, cá, a suspeição sobre o poder é mais que muita, não se vendo forma dela desaparecer enquanto a justiça não provar que tem a capacidade de desvendar e condenar os crimes e as trafulhices. É neste cenário que nos vêm pedir para sermos bufos, para andar a apontar o dedo aos outros. Comigo não contem, não vou fazer queixa às finanças daquela senhora que vive com uma reforma de miséria e faz uns bolos para vender para fora, nem à ASAE por suspeitar que ela não tem as facas com os cabos das cores correctas ou utiliza colheres de pau. É que sempre ouvi dizer que ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão e por isso não tenho de me sentir culpado.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

12 comentários:

  1. Ao ponto que esta mer.. chegou. Vejamos o público:
    "Juristas ganham 1,67 euros por cada multa de trânsito
    Trinta e dois advogados começam hoje a trabalhar na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) para tentar evitar a prescrição de milhares de processos de contra-ordenação. Pela frente têm uma tarefa árdua: separar um mínimo de 1000 processos por dia, e fazer pelo menos 30 propostas de decisão diárias. Cada proposta é paga a 1,67 euros e cada lote de processos separados vale 50 euros. Se um jurista cumprir um daqueles objectivos ganha ao final do mês cerca de 1050 euros".
    Por este andar temso os médicos a receber 2 € por cada doente que atendam e os enfermeiros a receber 50% deste valor. Este país caminha para a miséria.

    ResponderEliminar
  2. Essa dos casamentos não sei é de rir se de chorar! Estes gajos andam completamente paranóicos. A PIDE se actualmente existisse na sua forma original, provavelmente sentir-se-ia envergonhada com os métodos utilizados no presente.
    Saudações do Marreta.

    ResponderEliminar
  3. Com a xuxaria no poder, ninguem deveria estranhar. Até o mais inconcebível e mal-cheiroso acontece. Transformar os portugueses em "bufos" é a que conduz este tipo de medidas politicas. Moldagem mental por habituação.
    O mais grave é que são em diversas áreas em que isto está acontecer.

    ResponderEliminar
  4. Ahahahaha...uma montagem do melhorio!! ;-)

    Eles não lhes escapa nada...e até querem que haja bufos...

    ResponderEliminar
  5. Enquanto sobrar uma migalhita à esmagadora maioria da população, estes parasitas farão tudo e mais alguma coisa para a irem buscar!

    E não é que andamos a sustentar esta cambada toda, e até lhe damos uma vidinha de luxo, para nos lixar?

    ResponderEliminar
  6. Esta novidade foi igual à dos piercings: pensei que era uma notícia com humor do suplemento Ininmigo Público... Enganei-me e não achei piada: enlouqueceram , só tem esta explicação...

    ResponderEliminar
  7. O meu velhote trabalhou na comissão de extinção da pide-dgs e comentou o que se está a passar: "se a PIDE visse isto ficavam de boca aberta".

    ResponderEliminar
  8. Parece que os gajos já recuaram.

    Mesmo assim vêm dizer que o inquérito tinha falhas, que não é bem assim como se diz, blá, blá, blá…..

    A ideia que fica, os tipos “mandam” as merdas cá para fora a ver se pega, se pegar avançam, se não, mandam um gajo qualquer à TV dizer umas porras e o povão fica satisfeito.

    Só estou para ver se os tipos vão ver "quantas" é que os noivos dão na noite de núpcias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Como aqui foi referido, é o esquema, intencional, "do ver se pega". A máquina fiscal está desesperada. O substituto de P Macedo tem sido esquecido pelos "media", trabalha na sombra, dizem que, a enviar e-mails a pressionar os cobradores a penhorar rapidamente.
    O que irão fazer quando não houver mais nada para penhorar?

    ResponderEliminar
  10. O fisco está a abarrotar de dinheiro, ou seja, o Estado. Para onde o canalizam, isso já é outra conversa. Para informação, basta dizer que o superavit (vulgo lucro) da Segurança Social (que dizem "falida") no 2º semestre de 2006 foi de cerca de um bilião de euros... Que não foram aplicados onde deveriam, como é óbvio.

    Assim, dado o estado de saque generalizado dos desgovernos às populações e ao País, todo o acto que vise prejudicar a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos, o desgoverno, e que permita uma fuga generalizada ao fisco (os impostos directos são apenas - acreditem - para as almoçaradas dos boys do sistema) deverá passar a ser considerado um DEVER CÍVICO. A bem da Nação.

    ResponderEliminar
  11. e se a noiva fôr de branco não é mais taxada? Eu não peço recibos a ninguém. Excepto médicos e assim vai continuar. Ajudarmo-nos uns aos outros como pudermos. Os ladrões estão no Governo.

    ResponderEliminar
  12. E a despedida de solteiro? Não é taxada?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger