quarta-feira, março 19, 2008

A Mercearia Global

 O Merceeiro

O índice de preços ao consumidor (inflação) de Fevereiro da zona do euro foi revisado em alta, para 3,3% (taxa anual), segundo os dados da agência de estatística da União Europeia, o Eurostat. É a maior taxa de inflação já registrada na zona do euro, que é composta por 15 países da Europa que têm em comum o euro como unidade monetária. Os preços mais elevados de alimentos e de energia foram os responsáveis por mais esta subida.

Por cá, dizem que em Fevereiro a inflação está nos 2,9%, valor bem acima das previsões do governo que previu para 2008 uma taxa de 2,1%, o que faz com que os portugueses já estejam a perder, uma vez mais, poder de compra. A crise da economia mundial, que já não conseguem esconder, com o petróleo a atingir valores nunca imaginados, com os especuladores, (engraçado como esta palavra, há uns anos, era pejorativa, representando aldrabões e trapaceiros, hoje serve para classificar os grandes e respeitáveis investidores financeiros), a fazer subir os preços em negócios com matérias-primas e produtos alimentares. Nada de bom podemos esperar. O que podemos esperar são mais dificuldades, mais pobreza e mais miséria, enquanto este capitalismo global, esta Europa e este governo vão fazendo as politicas dos Senhores do Clube de Bilderberg. A esperança que ainda nos pode restar, é que esta não é a única via, o único caminho que podemos escolher para o futuro e de voltarmos a colocar as pessoas onde esta gente colocou a economia; O homem voltar a ser a principal razão e a finalidade das políticas.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

3 comentários:

  1. E os impostos disfarçados de taxas, como na conta da água?
    E o IMI que atinge aumento de 100% ou mais, em anos seguidos? E a derrama sobre a colecta mínima?
    No caso do IMI, que atingiu valores incomportáveis para muitas famílias, a alternativa será pedir empréstimo ao banco, porque caso não seja pago começam a chegar as multas, as coimas, os juros sobre as multas e o pobre, que até trabalha 8 ou dez horas por dia irá ver a sua casa penhorada. Grande negócio!

    ResponderEliminar
  2. Essa do aumento do preço do petróleo não colhe. Um barril a cerca de 110 dólares, quando um dólar equivale a 0,67 euros, custa cerca de 73 euros (valores aproximados). É muito mas não justifica o preço a que pagamos os combustíveis. Já custou mais e os combustíveis eram mais baratos. As gasolineiras aproveitam as notícias diárias do aumento do custo do petróleo para aumentar os preços dos combustíveis e aumentar os lucros que já eram exorbitantes. O que me espanta é TODAS as gasolineiras tiram as MESMAS conclusões e venderem os combustíveis ao MESMO preço. Donde só posso concluir que os cérebros que fazem as contas aprenderam pela mesma cartilha. E agora pergunto: se ASAE deixasse os enchidos e os queijos em paz por uns tempos e se debruçasse sobre estas COINCIDÊNCIAS não faria um trabalho de facto útil e proveitoso? E, pergunto de novo: porque raio não o faz?
    JFrade

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blogue. Muito bom.
    Nota 20.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger