sábado, março 01, 2008

O papá marioneta

Albino Almeida

Para Albino Almeida, a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) não concorda com o tom da contestação ao Ministério da Educação. Reunidas este sábado em Gondomar, as associações de pais deixaram uma mensagem aos docentes que têm saído às ruas para contestar as políticas do Governo para o sector: “A única coisa que dizemos é que este processo tem que parar, por vamos entrar num período decisivo dos nossos alunos. Apelamos aos senhores professores para que, como sempre, possam pôr os interesses dos alunos acima dos seus próprios interesses de classe”.
in "RTP"


Oh Albino, sou pai e não concordo nada contigo. Se a escola pública não for defendida, se a educação de qualidade não for uma realidade, se as escolas não estiverem providas de bons professores motivados para o ensino, não há boa educação para os nossos filhos. Não entendo como vens dizer que são os professores que têm de parar a sua luta quando vemos a Sinistra Ministra a destruir o futuro de uma escola de qualidade, quando vemos a escola ser transformada numa fábrica de mão de obra barata para servir as necessidades dos grande capital. E escola deve formar cidadãos livres e responsáveis e não máquinas programadas para a obediência e para o trabalho. Quando vemos as escolas transformadas em autenticas prisões, onde os nossos filhos são encerrados 11 horas por dia, onde perdemos toda a possibilidade de os educarmos, de transmitirmos amor, a cultura e as tradições familiares, é lógico que os pais nunca podem estar ao lado destas medidas. Quem tem de parar, a bem dos nossos filhos é o Ministério e não os professores. Estou cada vez mais farto de ver as marionetas criadas e sustentadas pelo poder falarem em nome em nome de quem não lhes deu esse direito.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

21 comentários:

  1. Anónimo1/3/08 21:08

    Albino, porque no te callas?

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  2. Pudera!

    Recebem 75.000 €/ano para em nome dos pais de todo o país dizerem Amem às politicas do ME.

    Bj

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  3. Esqueci-me de deixar os links para confirmação!

    http://educar.wordpress.com/2007/11/12/meconfap-uma-relacao-duplamente-proveitosa/

    http://dre.pt/pdf2sdip/2007/06/109000000/1572015727.pdf
    http://dre.pt/pdf2sdip/2007/10/201000000/3011530121.pdf

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  4. Anónimo1/3/08 22:24

    O "Albino sineta", em grande torre,
    Uma vez mais não se cala.
    Montou um grande festão no norte,
    Para mostrar o major e a ministra à malta.

    Bem montado anda ele,
    Não é sineta de capelinha.
    Ao PS agrada tanto,
    Que ainda vai a secretariozinho.

    E toca, toca, se, para isso, lhe dão corda.
    Há tanto tempo desaparecido,
    Por motivos de "tens que te calar",
    Agora vende a "banha da cobra" como qualquer socretino.

    Este "Albino Sineta" ainda chega longe, vão ver.

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  5. Já vejo esse senhor na TV há muito tempo!Das duas uma, ou os seus filhos são retidos repetidamente ou então o homem não pára de procriar! Como é possível que tenha filhos na escola durante tantos anos?
    Serve para certos alinhamentos!
    Parece-me estranho ninguém questionar a sua legitimidade para falar, até ao enjoo, em nome dos pais deste país.
    Eu sou pai, faço parte de uma associação de pais, não percebo! Não percebo onde está a representavidade desse adorador de microfones!
    Um abraço albino

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  6. O Albino Almeida tomou a CONFAP de assalto e anda a pôr o bom nome do MAP (movimento associativo dos pais) nas ruas da amargura. É um oportunista sem legitimidade nenhuma (ganhou a direcção da CONFAP subvertendo as regras democráticas e sendo eleito apenas por 80 votos -- é essa a sua representatividade). Hoje voltou a meter asco vê-lo atrás da ministra como o emplastro mas sem nenhuma inocência (estava no seu meio como peixe na água: Valentins Loureiros, Lulus... eh pá dêem-me a esse gajo um apito (dourado) e ponham-no a andar!) Agora deixem-me que lhes diga que o que me revolta profundamente nem é a figura, ou melhor, o figurão. O que me revolta é ouvir os media a anunciá-lo como "a voz dos pais" (ele é no Expresso da Meia-Noite, ele é no Prós & Prós, ele é no rádio, nos telejornais!) Os media é que têm a culpa: sempre que é preciso um "yes, man" para falar em nome dos pais, lá vem o Albino. VERGONHA!

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  7. Anónimo1/3/08 23:48

    Eh, tá à vista, o albino saiu a modos de degenerado.

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  8. Anónimo2/3/08 00:01

    Tamém digo, um bom parvalhão esse albino mal feito!

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  9. Manifesto Anti-Sócrates

    Uma geração que consente deixar-se governar por um José Sócrates é uma geração que nunca o foi.

    É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos!

    É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

    Abaixo a geração!

    Porra para o José Sócrates, porra!

    PIM!

    Uma geração com um José Sócrates a cavalo é um burro impotente!

    Uma geração com um José Sócrates ao leme é uma canoa em seco!

    O José Sócrates é um magano!

    O José Sócrates é meio magano!

    O José Sócrates saberá fazer jogging, saberá inglês técnico, saberá enhenharia sanitária, saberá fazer ceias para democratas como Hugo Chávez, saberá tudo menos governar que é a única coisa que ele finge fazer!

    O José Sócrates pesca tanto de governação que até faz governos com homens da estirpe de Mário Lino que toma os portugueses por uma cáfila de camelos!

    O José Sócrates é um habilidoso!

    O José Sócrates disfarça-se mal!

    O José Sócrates tem rabos de palha!

    Não é preciso ir pró Rossio para se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

    Não é preciso disfarçar-se para se ser salteador, basta governar como o José Sócrates!

    Basta não ter escrúpulos nem morais, nem políticos, nem humanos!

    Basta andar com as modas da terceira via, com as políticas e com as opiniões!

    Basta usar o tal sorrisinho, basta ser muito delicado, e usar calções desportivos e olhos meigos!

    O José Sócrates nasceu para provar que nem todos os que governam sabem governar!

    O José Sócrates é um autómato que deita para fora o que a gente já sabe o que vai sair... Mas é preciso continuar a adormecer o Povo!

    O José Sócrates é um fruste engenho dele próprio!

    O José Sócrates em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum.

    Se o José Sócrates é português eu quero ser venezuelano!

    O José Sócrates é a vergonha da política portuguesa!

    O José Sócrates é a meta da decadência mental!

    E ainda há quem não core quando diz admirar o José Sócrates!

    E ainda há quem lhe estenda a mão!

    E quem lhe lave a roupa!

    E quem tenha dó do José Sócrates!

    E ainda há quem duvide que o José Sócrates não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

    E fique sabendo o José Sócrates que se um dia houver justiça no mundo toda a gente saberá que o autor de O Príncipe é o José Sócrates que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Maquiavel.

    E fique sabendo o José Sócrates que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

    Mas julgais que nisto se resume a politiquice portuguesa?

    Não Mil vezes não!

    Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mais atrasado da Europa e de todo o Mundo!

    O país mais selvagem de todas as Áfricas e Américas Latinas!

    O exílio dos degradados e dos indiferentes!

    A África reclusa dos europeus!

    O entulho das desvantagens e dos sobejos!

    Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

    Porra para o José Sócrates, porra! PIM!


    Texto roubado daqui - http://socratinice.blogspot.com/2008/01/blog-post.html

    Um abraço

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  10. Tendo em conta os interesses dos alunos, no dia 8, em Lisboa, os professores
    vão responder ao Albino...

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  11. Anónimo2/3/08 00:51

    O albino é um simples (ou simplório?) LACAIO! Vende-se por muito pouco!

    Os senhores professores, na sua esmagadora maioria, ao defenderem a dignificação do seu estatuto estão a defender a qualidade da Educação, pois são os seus principais agentes.

    Os senhores professores só poderão ter um estatuto mais elevado quando o produto do seu trabalho for socialmente valorizado.

    Enquanto os albinos e seus associados pressionarem os senhores professores para produzirem serviços de baixo valor acrescentado, os senhores professores continuarão a ter um estatuto em conformidade com o seu papel e vice-versa.

    Os albinos talvez não percebam como estas coisas estão interligadas, mas a sua patroa deveria saber!!!

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  12. Anónimo2/3/08 03:02

    Não consigo dissociar a confap do preço do pão

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  13. "(...) onde perdemos toda a possibilidade de os educarmos (...)" então, o senhor faz esta afirmação sobre as escolas actuais, muito correcta, aliás, e acha que se os pais puderem ter uma voz activa na gestão das escolas a coisa vai piorar...?!?!? não entendo. E, como mãe, digo-lhe que concordo a 100% com a medida aprovada pelo Ministério. Chega de os professores quererem ser donos da Escola (afinal de contas são eles e apenas eles que hoje estão à frente das escolas públicas ou não?!?!) Chega de os professores quererem os pais fora da escola. Queremos participar na gestão das escolas. E o senhor da CONFAP está cheiiiinnhhhhooo de razão, como é evidente! Chega de prepotência por parte dos professores. Eles são um elemento importante da comunidade educativa, mas vão ter de partilhar algum poder e isso é maravilhoso. Finalmente, a democracia nas escolas!!! Viva a Ministra da Educação!!

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  14. Quando encontrar o poder dos professores avise-os, p.f.

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  15. Anónimo4/3/08 23:41

    inaara&ilyas,

    Permita-me discordar, totalmente, de si.

    Os professores não são donos das escolas, são agentes da Educação que se sujeitam à legislação emanada da AR, do Governo e do ME, daí a rebaldaria que está instalada. Muitos alunos chegam ao ensino secundário sem saberem ler e escrever, ou seja, absolutamente iletrados. É isto que defende para os seus filhos?

    Se está tão empenhada no seu contributo para a Educação dos seus filhos, que apoio pensa oferecer-lhes depois deles permanecerem cerca de 11 horas na escola?

    Os pais sempre tiveram oportunidade para acompanhar o percurso escolar dos filhos, mas, na sua esmagadora maioria, estiveram-se (e estão-se) nas tintas para o desenvolvimento integral da sua prole.

    Por norma, os filhos de pais atentos e interessados neles, enquanto pessoas, têm tido sucesso escolar. Tudo é um todo; o sucesso das crianças e dos jovens não depende única e exclusivamente da Escola.

    Os pais, pese embora o facto de muitos se demitirem de tal, podem e devem partilhar o poder com os professores: educar para a liberdade/responsabilidade.

    Quanto à vontade de participar na gestão das instituições das quais são agentes (de consumo), podem reivindicar, também, a participação na gestão do grupo Sonae, nas diferentes instituições financeiras etc. e etc..

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  16. Anónimo5/3/08 00:23

    Isto é que é distracção. Só agora reparei que a marioneta manipulada pelo fantoche maior está com um ar de indigente. Mas ele até anda sempre bem enfatiado, ou será enfatuado?!

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  17. Caro Libertário,
    Só duas notas...
    - Se é verdade, como afirma, que "Muitos alunos chegam ao ensino secundário sem saberem ler e escrever, ou seja, absolutamente iletrados", de quem é a responsabilidade directa?
    - No seu último parágrafo confirma-nos, portanto, que a escola é propriedade dos professores e que o papel dos pais é o de meros "consumidores".

    Permita-me (e a muitos outros encarregados de educação) que discorde totalmente da sua visão de Escola.

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  18. Anónimo5/3/08 13:49

    Inaara&Ilyas,

    "Se é verdade, como afirma, que "Muitos alunos chegam ao ensino secundário sem saberem ler e escrever, ou seja, absolutamente iletrados", de quem é a responsabilidade directa?"

    - Do ME, que define as políticas educativas. Se não há retenções, ou as ordens são para facilitar ao máximo com exigências mínimas, é óbvio que muitos alunos transitam de ano, mesmo sem terem apreendido um mínimo de conhecimentos.
    Os professores sujeitam-se, como os demais cidadãos, às regras estabelecidas e, como sabemos, o "patrão" manda.

    Isto, por parte de alguns, parece uma guerra entre pais e professores que, muitos deles, também são pais. Nesta "guerra", parece que os principais alvos estão a ser absolutamente ignorados e poderão vir a sofrer muitas baixas: as crianças e os jovens.

    Tentemos fazer um simples exercício sob a óptica da criança que é incapaz de acompanhar as aprendizagens feitas pelos restantes colegas:

    - Que sentimentos fustigarão a criança?

    - Que consequências terão esses sentimentos na formação da sua personalidade?

    - Como poderá ultrapassar as enormes e profundas lacunas que se vão formando nos primeiros anos da sua vida escolar?

    - Que ferramentas lhes estão a fornecer para serem adultos bem sucedidos?


    "No seu último parágrafo confirma-nos, portanto, que a escola é propriedade dos professores e que o papel dos pais é o de meros "consumidores"."

    No meu último parágrafo confirmo que a Escola presta um serviço (no caso em discussão, público) e que os professores são meros agentes (trabalhadores, para facilitar a visão da coisa) do fornecimento desse serviço PRESTADO pelo ESTADO (daí, ser público).

    Os consumidores são as crianças e os jovens, pois é a eles que a Escola presta o serviço. Mas como as crianças e os jovens (até aos 18 anos) sofrem de incapacidade jurídica (devido à menoridade) necessitam de representantes legais (os pais) ou tutores (por ex., os órfãos).

    Segundo a terminologia económica, as necessidades são satisfeitas através do CONSUMO de bens e/ou serviços. CONSUMIR é utilizar bens e/ou serviços. No caso da Educação, quem utiliza o serviço são as crianças e os jovens, logo, são os CONSUMIDORES.

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  19. Caro Libertário,
    Com todo o respeito, sou forçada a concluir que o senhor, tal como muitos professores, sofre de "autismo iluminado"* e, como tal, vou deixar de gastar o meu tempo a tentar fazê-lo ver uma coisa que, pela patologia de que padece, dificilmente poderá alcançar. Muito boa-tarde e muitas felicidades.

    * "autismo iluminado" - Fenómeno patológico mental em que o sujeito demonstra uma tendência para o alheamento da realidade exterior e fortes sentimentos de que tem o raciocínio mais sagaz, instruído, elucidado.

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  20. Anónimo5/3/08 22:44

    Inaara&Ilyas,

    Na teoria jungiana, esta sua reacção fica a dever-se à Sombra.
    Retribuo os seus votos e estendo-os aos seus descendentes.

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