quarta-feira, agosto 20, 2008

O Monstro da especulação

 Capitalismo

«Os investidores responsáveis pela escalada que colocou os preços das matérias-primas - agrícolas e não só - em preços recorde no início de Julho, estão a vender posições nestes mercados, numa reorganização das suas carteiras. Em pouco mais de um mês, os bens agrícolas desceram, em média, 26%. Os índices que agregam várias matérias-primas (agrícolas, metais, petróleo) já corrigiram entre 17% e 22%. E o investimento financeiros nestes mercados baixou 50% entre o primeiro e segundo trimestres.»
in Diário de Notícias

Agora que o preço petróleo baixo, no mercado internacional, (já vai nos 110 dólares), porque nas bombas de gasolina a gravidade é invertida e os preços sobem rapidamente mas para caiem é em câmara lenta, deve haver aí muito governante, a começar no Engenheiro, que devem estar a suspirar de alivio. Se os especuladores não tivessem ido de férias, se apertassem um bocadinho mais o mercado, a economia Europeia e Norte Americana corriam o perigo de estoirarem. Bom era que aprendessem alguma coisa com isto, que entendessem que este mercado liberalizados e não controlado pelos estados, os deixa à mercê do grande capital e impotentes para reagir. Era bom que vissem que no meio disto tudo quem ganhou foram especuladores, (basta imaginar o que representará 26% do mercado mundial) e quem perdeu fomos todos nós. Era bom que entendessem que é a politica que fazem e defendem, que permite que isto possa acontecer…e um dia a casa cai.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

8 comentários:

  1. Ora então... porque será que os governantes do mundo passam férias nas casas e barcos dos grandes magnatas?! Voilá!

    Fazem uns favorzitos uns aos outros.

    ResponderEliminar
  2. Ou seja: se há um monte de especuladores que controlam o mercado e conseguem colocar toda uma civilização a tremer, imagine-se se os tipos decidirem não ir de férias...
    Claro que as imbecilidades humanas a que chamamos políticos, não entendem e nada fazer para resolver um problema que nem sequer devia existir.
    É o preço de ser governado pela malta de Bilderberg...

    ResponderEliminar
  3. http://porquemedizem.blogspot.com/

    Dá lá um salto...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. eu ká sou do AJAX do Barreiro.
    sou um moe a beber na taska da anti-boa-fruta. biba a liga dos últimos apresentade pelas sumidades HG e AC. Biba o capitão moura. biba ou beba if you prefer

    ResponderEliminar
  5. -E os burros são eles né.
    -Banco é caixa meu a culpa é do pagode! pá. -não sabe o pagode que votar neles é o mesmo que votar manteiga em focinho de cão!
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  6. Mas e o k podemos nós, simples cidadãos que tentam ser felizes fazer perante esta organização do mundo?
    Qual a saída para um mundo melhor? Para uma humanidade melhor?
    O comunismo não existe, é uma utopia..e o que temos não é uma verdadeira democracia (o jogo está viciado).
    Eu só vejo 2 saídas:
    - educação das pessoas que se pensassem pelas suas cabeças e exprimissem os seus pensamento atravéz do voto teriam melhores politicos. por ex: quase toda a gente diz que os politicos são maus, mas porque é k kd votam não o demonstram? O voto em branco é a arma que temos para dizer aos politicos que achamos que eles são uma valente MERDA, pois demo-nos ao trabalho de nos deslocar á urna, mas para não votar (se tds os que pensamos assim fizessemos isto algo iria mudar (não dava para contornar uma % alta de brancos como se contornma a abstenção! - teriamos que parar para pensar)
    - a outra saida seria um sistema alternativo á democracia e ao capitalismo. Mas a pergunta é qual? Só uma revolução o dirá..

    Cts,

    ResponderEliminar
  7. Ele há uma imensa maioria que não sabe que as particulas mais pequenas dos elementos se chamam átomos e,nem imaginam!Os gregos há 2000 anos já teorizavam sobre as particulas constituintes da matéria.Ele há uns protestantes que dizem que isso do socialismo,comunismo pra eles não deu nada-só miséria em q a URSS passou do paraíso czariano para o inferno inventado por esses judeus comunistas.Acho dum extremo mau gosto argumentar sobre as alternativas deste sistema de roubalheira descarada e crime como se fossem nulas de lógica.Enfim,tenho um rol de factos
    para rebater que me excuso de me repetir,again & again.Chefe anónimo,há 200 anos(mais jovem q a constituição americana...)que teorizou e se chamava Karl Marx.Houve outros que o concretizaram-no com 8h de trabalho diário pela 1ª vez na História Humana,com habitação,Educação,Saúde,férias(eu vi!) com feitos nas Artes,na Tecnologia e não foi feito com a sacrossanta propr.privada nem com a 'inicitiva' privada.Isso está demonstrado,são factos!Além disso este sistema tem com goal os 4/5 o que´é um 'grande feito Civilizacional',n'é?

    ResponderEliminar
  8. -Para o Cts....Dizes e bem: o comunismo não existe! -Tens razão... não existe...Eu, bem andai no mercado, haver se encontrava o tal de comunismo para comprar 1 kg dele, e sabes uma coisa não encontrei...até que encontrei o Velho de Barbas, que me disse queres um 1kg de comunismo então planta-o e cuida da sementeira muito bem porque há por ai uns melros que adoram as sementes depois tens de olhar pelos rebentos porque existem uns coelhos malandrecos que adoram rebentos de socialismo mais tarde quando a planta já for grande e nem passarões nem coelhões lhe meterem medo tens de ter cuidado com as pragas que tudo matam e achar os melhores antídotos para contrariar esses fenómenos.
    Eu vou por aqui vou pela Utopia porque é a coisa mais bela que um ser humano possa lutar...lutar pela Utopia e viva a Utopia.
    "Os homens da antiga Grécia achariam impossível uma utopia que existissem partículas de matéria ainda mais pequenas que os átomos mas elas existem. portanto aquilo que hoje é Utopia "que linda palavra " no futuro será realidade"
    a.ferreira

    ResponderEliminar

Powered By Blogger