sexta-feira, agosto 15, 2008

O Olho da maroto da justiça

Justiça Cega

«Os administradores do BCP não foram formalmente acusados de nenhum crime pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) nos três processos já concluídos. A entidade supervisora do mercado de capitais tem optado por dirigir todas as acusações contra a instituição financeira Millennium BCP.”Não fizemos nenhuma acusação do ponto de vista individual”', revelou ontem Carlos Tavares, presidente da CMVM, durante a apresentação das novas medidas de combate ao crime de abuso de mercado.»
in Correio da Manhã

Castiga-se a instituição e safam-se os administradores. Um pouco como num atropelamento se punisse o carro e não o condutor. Custa um pouco a entender esta decisão de quem tomou as decisões, quem fez os crimes se safe sem castigo, mas quando estão em jogo tantas centenas de milhões, tanto poder, tanta Opus Dei parece haver gente que se torna intocável. Prece que a velha figura da justiça cega em certos casos espreita sob a venda não vá acertar em quem não quer e, o amanhã nunca se sabe o que trará. Paga o banco, que é como dizer que pagam os accionistas que são responsabilizados pelos crimes dos administradores. Um pouco como se o crime também tivesse sido cometido por eles. Eu, se fosse um accionista certamente refilaria.

Contribuição para o Echelon: Kwajalein, LHI

9 comentários:

  1. A Justiça deste país só lá vai com uma bengala e um cão....

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal já sabemos que não há corruptos (na prisão).

    Quanto à CMVM, há que ter em atenção as suas competências em matéria criminal, que se limitam a fazer averiguações e a remeter os elementos relevantes à autoridade judiciária competente.

    Também é preciso saber se os ilícitos praticados no BCP são ilícitos penais ou ilícitos de mera ordenação social.

    Independentemente disto, é sabido que a rede judicial e prisional só costuma apanhar peixinho miúdo.
    Não há mas acaba por haver umas proibições de pesca de peixe graúdo..

    ResponderEliminar
  3. tino:
    Não digo que fossem presos, mas pelo menos pagarem multas e até proibição de exercerem actividades bancarias ou de administração de empresas cotadas na bolsa. Seria o mínimo.

    ResponderEliminar
  4. Esta é anedota!
    Então há luz da lei um administrador ou gerente é sempre responsável pelas sociedades por si geridas, mas pelo que se vê em Portugal só é assim para o caso dos lucros! Em caso de ilegalidades, prejuízos, fraudes e afins a culpa já é da empresa???!! E quem administra o BCP? Acho que o BCP por si só não faz nada! Qualquer criança de 4 anos percebe que acusando-se o Millennium BCP acusa-se o seu conselho de administração!
    Que palhaçada...
    Esta gente anda a gozar com a nossa inteligência!?

    ResponderEliminar
  5. É com estes e outros exemplos que reforçamos a ideia duma justiça ineficaz para com os crimes de colarinho branco. Entretanto os criminosos menores vão transbordando nas cadeias.

    ResponderEliminar
  6. Não percebo nada de bancos, mas, os funcionários das agências do banco é que ouviram dos seus clientes das boas, por causa, de uma guerrinha dos de lá de cima. Guerrinha entre a opus dei e a maçonaria na tomada de controlo de um braço finaceiro para as suas organizações, podem dizer que não, mas foi.

    Resumindo e concluindo, concordando totalmente com o post do Kaos, ficamos a saber que é bom ser-se admnistrador de grandes empresas em Portugal. Primeiro porque se ganha muito bem, acima da média europeia. E depois por mais asneiradas que se façam, erros de gestão, mentir às autoridades supervisoras e outras ilegalidades, não se é responsabilizado civil e criminalmente na proporção correcta. Melhor não é aplicada a lei que pune esses actos.

    Concluido vivemos no País das Maravilhas.

    Abraço,
    Zorze

    ResponderEliminar
  7. Esta merda precisa dum revolução para acabar com estes cabrões.E isto é que é um estado de direito?'AHAHAHA

    ResponderEliminar
  8. Caro Kaos

    Se eu fizer inside trading, lerpo.

    As casas financeiras fazem diariamente manipulação dos mercados, com recomendações e targets aldrabados e não se passa nada.

    Qualquer pessoa de bem acha que quem infringe a lei deve sofrer a sanção cominada, seja por coimas, multas, prisão ou inibição do exercício de funções.

    Mas como os partidos são financiados às escuras ou às claras pelo poder económico, as leis saem por encomenda, conforme a vontade do encomendante.

    Não há ditadura mais eficiente do que a que vive na aparência da democracia. O poder está nas mãos de um grupelho que enriquece, ludibriando o povo que vive feliz na ilusão de que manda porque de 4 em 4 anos vai pôr um papelinho dentro de uma caixa. É a ficção perfeita.

    ResponderEliminar
  9. -Ah ah ah...queriam... isso é que era bom...então os meu amigos não sabem que essa coisa da justiça ser igual para todos é uma grande treta não sabiam? ah ah ah não sabiammmmmmmmmm.
    -Pois é a justiça a lei e outras balelas servem para servir o Poder e quem é que está no Poder quem é????
    a.ferreira

    ResponderEliminar

Powered By Blogger