terça-feira, setembro 16, 2008

A dor de dentes das urgências

O Dentista das Urgências

«Um médico militar dentista, na situação de reformado, prestou serviço há duas semanas, durante alguns dias, no único Serviço de Urgência Básica (SUB) que funciona no distrito de Beja, sem ter qualquer formação em suporte avançado de vida.
A directora do Centro de Saúde de Odemira,
confirma que no Serviço de Urgência Básica de Odemira "não há ninguém com formação" específica para tratar de situações que exijam conhecimentos em suporte avançado de vida. "Apenas podemos contar nas urgências com clínicos gerais", afirma, acrescentando que mesmo esses são insuficientes.»
in “Publico

Esta é a melhoria de serviço público que este governo nos disse estar a construir este país quando fechava centros de saúde em nome de serviços mais eficazes, mais capazes, melhor equipados e com maiores valências. Onde está a gora a excelência de serviços de que nos falava o coveiro Correia de Campos?
Mas a culpa não se esgota neste governo, vem lá de trás, vem dos tempos do “Great Portuguese Desaster” que foi o reinado Cavaquista. Foi aí que fecharam a torneira nas entradas de novos alunos em Medicina, que se não formou os médicos que hoje fazem falta, que se fez a cama onde hoje nos deitamos, que se hipotecou o futuro que hoje já é presente. O Sr. Silva que conduziu o país ao Portugal que hoje temos, que o entregou à especulação e corrupção, que nos colocou na cauda de uma Europa gananciosa e desumana. O mesmo Sr. Silva que hoje diz faz o que eu digo e não o que eu fiz, mas não deixa de estar mais preocupado com a manutenção dos seus poderzinhos que com as dificuldades porque passa a grande maioria das gentes deste país. Raio que os parta a todos.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

13 comentários:

  1. Kaos não tem nada a ver com o teu post mas olha só:

    "Por detenção ilegal
    Pinto da Costa vai receber indemnização do Estado
    O Tribunal da Relação do Porto condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 20 mil euros ao presidente do Futebol Clube do Porto, alvo de detenção ilegal no âmbito do caso Apito Dourado."

    Bora desancar neles e depois ainda
    recebemos algum guito!!!

    Beijokas

    Maria Pita (Heroína do Povo Galego)

    ResponderEliminar
  2. Ia colocar a mesma notícia que a Maria Pita colocou.

    Ao contrário dela acho que a notícia tem e muito a ver com o post que colocaste.

    É que o dinheiro não estica e tem sido gasto em toda a porcaria de acessórios, desde a oferta do último grito em "electrodomésticos" (computadores, claro) a cheques (espero que não em branco) até à última moda que são as chorudas indemnizações, em vez de assegurar as necessidades básicas dos cidadãos.

    ResponderEliminar
  3. Eu dou já o meu contributo.
    http://casegas.blogspot.com/2008/09/hino-da-asae.html

    ResponderEliminar
  4. Kaos

    Por muito que me choque o Pinto da Costa receber indeminização do estado, choca-me muito mais a situação do Serviço Nacional de Saude.
    É verdade o Sr. Silva parece que nasceu agora, mas quem não tem memória curta tem de se lembrar do trabalho feito pela ministra Leonor Beleza, no tempo do Sr. Silva.

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Quantos alunos entraram este ano no curso de Medicina em Portugal com média de 18,5? Quantos acabam por recorrer- com "ginástica orçamental" por parte das famílias- a universidades da vizinha Espanha?
    Há 15-20 anos qual era a média de acesso a este curso? Custa-me a crer que um aluno a finalizar o secundário com média algumas décimas abaixo da exigida não tenha melhor preparação académica e científica do que muitos licenciados (sabe-se lá como) em universidades de vão de escada.
    Quem tem de recorrer aos centros de saúde é que se trama.

    ResponderEliminar
  6. fica-lhes bem...

    ResponderEliminar
  7. Amigo KAOS, é preciso ter mesmo uma grande dor de dentes para contratar um dentista-a-dias para praticar actos de medicina geral num serviço de urgência !!!!
    Colocar alguém que não tem qualificações para observar e tratar doentese inadmissível e só num país do terceiro mundo como nós...
    VALE TUDO ...ATÉ ARRANCAR DENTES!!!

    Eu só gostava de saber se os tais entendidos e (ir)responsáveis da ARS do Alentejo , também gostavam de ser atendidos por um dentista quando estão de diarreia... e por um Urologista quando estão com dor de ouvidos!!!

    Concerteza que não!!! Mas para enganar o povão até vale tudo...

    O mais caricato é que o nosso povo não protesta...Até ouvi alguns a dizerem que não notaram diferença ou qualquer coisa de anormal...
    O nosso povo protesta no livro amarelo por dá cá aquela palha...e num caso destes de levar gato por lebre está tudo sereno ...

    HAJA PACHORRA...

    ResponderEliminar
  8. -Vocês não percebem nada do assunto: ehehehehe é tudo uma forma de nos mandar mais cedo pró galheiro, e não pagar a reforma.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  9. Como é que conseguiram caricaturar uma ministra que não existe.
    Fenomenal!

    ResponderEliminar
  10. Jon Stewart - a propaganda do Pentágono sobre a guerra do Iraque

    Jon Stewart, do Daily show, com uma excelente dose de humor, desmascara a propaganda do Pentágono acerca da guerra do Iraque. O alvo são os falsos “analistas militares”:

    Stewart: “Pois parece que muitos destes ex-militares não eram assim tão “ex”, trabalhando para empresas de armamento e para o Pentágono. Enquanto os canais televisivos lhes chamavam “analistas militares”, o Pentágono, em memorandos vindos a público há pouco tempo, refere-se a eles como “multiplicadores de mensagens”. O que soa muito melhor do que velhos matreiros.”

    "Olhem para estas adoráveis e bondosas ex-máquinas de matar. Os canais televisivos contrataram-nos para dar opiniões de especialistas acerca do esforço bélico do nosso país."


    Analista 1: “Estamos a vencer a guerra contra o terrorismo.”

    Analista 2: “Esta é a força mais bem preparada que já tivemos.”

    Analista 3: “Esta é a melhor liderança que os militares já tiveram.”

    Analista 4: “Quando pergunto a amigos meus de longa data do exército que não vão mentir-me, como estamos a sair-nos, e se estamos a ganhar ou a perder, eles dizem que estamos a ganhar.”


    Stewart: “Esta gente é idosa e de confiança. Como o meu avô que esteve na 2ª Guerra. Eles não iriam mentir-me. Pois não avô? O avô matou o Hitler, não foi?. E nunca enganou a minha avó com uma prostituta francesa.”


    Vídeo (legendado em português) – 2:14m

    ResponderEliminar
  11. Não vejo qual seja o problema!

    Substituições?! Porque não?!

    Não é o que está a dar desde que a ME as instituiu?

    Ou achavam que podiam achar porreiro para os professores, mas para as outras profissões não?1

    Eheheheheh! ;)

    ResponderEliminar
  12. Se morasse em Beja só completamente inconsciente é que me apanhavam num centro de saúde ou hospital do lado de cá. Tinha de tar mesmo à rasca, carago, porque consulta médica só mesmo em Espanha! Só quem nunca lá foi, ou quem não pode ir, é que usa a merda do serviço nacional de saúde do Socas......... foda-se....

    ResponderEliminar
  13. Em toda esta situação é de salientar um aspecto difundido pela comunicação social e que tem gerado confusão..este médico não é dentista, mas sim estomatologista..para quem desconhece, este senhor fez uma licenciatura de 6 anos em Medicina, posteriormente terá feito pelo menos mais 2 anos de medicina geral (internato geral) e mais tarde mais 4 anos da especialidade de Estomatologia (Internato Complementar)...e portanto será um médico com plenos direitos a exercer medicina geral desde que se sinta capacitado para tal...um médico dentista é aquele que possui uma licenciatura em medicina dentária..esta existe em Portugal desde meados da década de 80..é um curso autónomo de Medicina (existe inclusivamente a Ordem dos Médicos Dentistas) com uma duração de 6 anos, com exercício autónomo da profissão no final da licenciatura apenas e somente na área da medicina dentária...relativamente à questão do suporte avançado de vida infelizmente este não é caso único porque de Norte a Sul do país a grande maioria dos clínicos não tem formação nesta área por falta de investimento governamental....

    ResponderEliminar

Powered By Blogger