terça-feira, setembro 09, 2008

O Deus Euro

 Deus sou eu

«O Banco Central Europeu espera uma subida mais forte dos preços. Para combater a inflação, não mexe nos juros.
"Este é um apelo, muito, muito forte", sublinhou Jean-Claude Trichet, avisando que, na ausência de uma boa dose de moderação - leia-se, aumentos aquém da inflação- as pressões inflacionistas geradas pela recente alta recorde das matérias-primas (em particular do petróleo) correm o risco de se tornarem permanentes, forçando o BCE a adiar uma descida das taxas de juro cada vez mais reclamada por uma economia crescentemente anémica.»

Também o ouvi pedir aos governos que não caiam na tentação de dar aumentos tao nivel da inflação. Tudo em nome do dinheiro, tudo em nome do lucro, tudo em nome do capitalismo.
Quem paga? Todos nós que perdemos poder de compra todos os anos, que todos os dias sentimos maior dificuldade em sobreviver até o fim do mês, sem falar da liberdade e dos direitos que perdemos todos os dias. Problema que essa gente não tem com os salários, prémios e mordomias que recebe. Quando obrigarem essa gente a viver com o ordenado mínimo talvez respeite o que dizem, mas até lá só lhes posso fazer um manguito e dizer-lhes para irem mamar na quinta pata do burro.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

7 comentários:

  1. Anónimo9/9/08 01:04

    Eu não percebo nada de economia, mas não me parece que a descida dos juros seja decisivo para uma melhoria da economia.
    Decisivas são as atitudes e as posturas individuais de cada um de nós, nos seus quotidianos

    ResponderEliminar
  2. O mexilhão é que se lixa sempre.

    Olhem o Ti Belmiro que se fartou de vender apartamentos em Troia ao módico preço entre 260 e 700 mil euros e maioria já está vendida!...

    ResponderEliminar
  3. Leitão:
    Não são juros, são salários cvada vez mais baixos.

    Tino:
    Seria engraçado saber qual a lista de clientes do Belmiro. Certamente que não haverá por lá muitos trabalhadores por conta de outrem

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/9/08 08:23

    Trichet só tem um nome: INCOMPETENTE. Aprenda com Bernanke da FED, que com a crise imobiliária e financeira dos EUA, se não fossem as suas medidas estes já se tinham afundado há muito!
    Eu não sou economista, mas há raciocínios muito fáceis. Ora se as empresas estão endividadas e os juros a subir, estas aumentam os preços dos seus produtos para obter liquidez, logo se os preços aumentam aumenta a inflação. Se baixar os juros, mas não demasiado senão torna-se uma pescadinha de rabo na boca, as empresas podem mais facilmente pagar os seus créditos, logo baixar preços. Ao mesmo tempo que as PME obtêm mais facilmente financiamento para novos projectos e investimentos. Não seria assim?
    As medidas de Trichet são proteccionistas dos grandes grupos e não do mexilhão, como diz o Tino, mas a verdade é que está a comprometer o crescimento económico da Europa e a perder uma excelente oportunidade, num momento em que os EUA estão muito frágeis.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/9/08 10:44

    Eu, também não percebo nada de economia, mas neste caso em concreto não é necessário tirar nenhum curso de finanças para saber quem são os ganhadores e perdedores no meio da crise dizem eles.
    -Taxa de juros a subir salários congelados=Perda de compra dos trabalhadores dificuldades para pagar a hipoteca das suas habitações e consequente perda das mesmas em beneficio da Banca mas que grande negocio!-Dificuldades para as pequenas e médias empresas que estão já bastante endividadas falências à vista mais desemprego...E depois disto tudo ainda há quem tenha a lata de dizer: (Eu não percebo nada de economia, mas não me parece que a descida dos juros seja decisivo para uma melhoria da economia.
    Decisivas são as atitudes e as posturas individuais de cada um de nós, nos seus quotidianos )-claro que a descida das taxa de juros não será remédio para tudo mas que ajudava, ajudava...
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/9/08 11:14

    Para um leigo emeconomia como euvou limitarr-me a expor o seguinte: tenho um salário de X, arrisquei assumindo uma dívida de Y, se me aumentarem o Y, não me aumentando o X, estão a estrangular-me, isto é desonesto, estão a empurrar-me para a marginalidade, começo a perceber o porquê de tantos assaltos!
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/9/08 23:55

    Li atentamente o magnifico post do Kaos e gostei também dos "virtuosos" comentários.

    Julgo ter entendido os "leigos" em economia que mas souberam muito bem fazer passar as suas ideias.

    Se pensararmos que aos activos economicos está associado um tipo de rendimento (ex:para o trabalho o salário, o Juro para o capital, a renda para a propriedade),´torna-se fácil perceber que existem factores de distorção - que nada tem a ver com as idílicas leis da oferta/procura - que estão associadas mas sim à força de grupos politico/economicos - encapotados agora na globalização - que nos vão "ensaboando" a clarividência aos chamados agentes economicos, sem força e sem poder político, em suma à plebe.

    Pelo que tenho lido neste blog, este tem sido uma bandeira de denúncia lúcida e muito atenta às arbitrariedades feitas cá no "burgo".

    Zendo_55

    ResponderEliminar

Powered By Blogger