segunda-feira, setembro 15, 2008

É realmente lamentavel, Sr. Engenheiro

Sokranstein

«“Eu quero recordar. No ano 2005/2005, a taxa de retenção no básico era de 12,2 por cento. No ano seguinte, já da nossa responsabilidade, baixou para 11,4 por cento. No ano posterior caiu para 10,8 por cento. Este ano, desceu para 8,3 por cento”.
O secretário-geral socialista considera que a vontade de denegrir os resultados ofende quem contribuiu para melhorar o sistema de ensino público nos últimos três anos. “Esse espectáculo lamentável de quem só aparece na televisão para dizer mal e para negar qualquer sucesso do país é uma ofensa aos professores, uma ofensa aos alunos e uma ofensa àquelas famílias que se empenharam na educação dos seus filhos”, sublinhou.»

O Engenheiro aproveitou o Fórum Novas Fronteiras, local que supostamente deveria ser de debate e de novas ideias, mas está transformado em comício de propaganda para apoio ao governo e elogiar a sua monstruosa criação, a Sinistra Ministra. Disse muitos números, mas não a forma como os conseguiu. Falou de sucesso mas esqueceu-se de dizer à custa do quê. Sou pai e afirmo-o aqui, um dos meus filhos nunca passaria de ano não fosse quase impossível um professor chumbar um aluno. Não falou de facilitismo nem das críticas que são feitas aos exames nacionais de matemática. Preferiu dizer que era uma ofensa aos professores e aos pais negar o sucesso destas politicas educativas. Não posso falar pelos professores porque não sou um, (embora ver 100 mil a desfilar por Lisboa não deixe muitas duvidas), mas como pai posso dizer que me sinto mais ofendido pelas palavras do Engenheiro e da sua Sinistra que por todas as criticas feitas, na televisão ou em qualquer outro sitio, à sua politica. É ofensivo ver tamanha cabala de falsidades e enganos serem ditos com o ar mais natural do mundo. O Engenheiro está a transformar a Escola Pública em fábricas de jovens incultos para abastecer o patronato dos baixos salários. Realmente a esses não faz falta nenhuma que saibam história, que tenham lido Luís de Camões ou saibam o que pensava um outro Sócrates, que também não era Engenheiro, mas discutia filosofia com o Platão, desde que saibam carregar em teclas de computador ou de máquinas registadoras. Isso sim é lamentável.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

19 comentários:

  1. Subscrevo na íntegra.
    Já o disse por diversas vezes e cada vez mais me parece que o Eng. não vive no nosso país, mas num qualquer "país das maravilhas"... Não há dúvida que é um adepto ferrenho do surrealismo! O que vale é que o tempo mostrará a verdade, o problema é que entretanto quem perde é o país. Daqui a uns anos falamos.

    ResponderEliminar
  2. - Olha lá o Kaos: atão hoje foi ao fundo um Porta-Aviões e tu não dizes nada!-Mas que raio de Kaos és tu.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  3. a ferreira:
    O Porta-aviões nada mais é que uma consequência de uma guerra, de algo muito mais importante. O capitalismo, a especulação e a ganacia de alguns atropelando tudo e todos. A lua contra isso passa pelo corte radical. com todo esse sistema e com essa gente. É bem mais importante olhar para o concreto, para o dia a dia de todos nós e quais as dificuldades porque passamos. Para mais estive a trabalhar e este blog não é feito nesse horário

    ResponderEliminar
  4. -Pronto pá não te enerves.
    -Eu só queria chamar atenção pro facto pois achou de uma importância extrema....de qualquer maneira desculpa! Um grande obrigado da minha parte pelo teu trabalho neste espaço que é teu e que visito com regularidade.
    um abraço
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  5. Kaos

    Após várias tentativas de comentário que me dão erro e bloqueiam o computador lá consegui.
    Um exemplo prático, antigamente (meia duzia de anos) existiam equipas de Ensino Especial a trabalhar com as Escolas do Ensino Básico. Identificavam-se os alunos que para além das aulas normais tinham aulas de apoio com professores especioalizados.
    Isso acabou.
    Agora o professor fica com os meninos e já está.
    Conheço vários casos, mas descrevo só um: uma menina com sindroma de down, profundo, aprendia as letras, á segunda feira já não se lembrava, foi passando, ficou retida duas vezes e transitou de nivel, teve negativas a quase tudo mas face aos olhos da lei é avaliada de outra for~ma, transitou, foi assim até ao 9º anos, altura em que a mãe achou que já não valia a pena.
    O que se passa é que estão a criar-se situações que no futuro iremos ter analfabetos com certificado de habilitações.
    Os professores das duas uma ou dedicam-se a estes meninos e descuram os outros, ou descuram estes meninos para se dedicar ao resto da turma.
    Seja como for perdemos todos!

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. O injinheiro, licenciado nas novas oportunidades, antes de estas existirem, não pára de nos matraquear com demagogia barata. Segue as pisadas de um outro figurão que distrbuia electrodomésticos pela populaça!
    Não sei até quando, vai conseguir manter o embuste. O certo é que o lerdo do tuga anda feliz da vida: são as lâmpadas, são os magalhães, são os passes de autocarro com 50% de desconto e o que ainda há-de vir! O injinheiro transformou-se num verdadeiro pai natal.
    Hoje, assisti nas escolas, a uma afluência de enc. de educ. como nunca tinha visto! Sinal que esta politica de engana tolos é eficaz.
    O mesmo não se pode dizer da melhoria do sistema de ensino. Tudo aquilo é ficção , os alunos estão pior preparados e com menos conhecimentos que há 5 anos atrás. A desgraça virá ao de cima, quando a economia real tiver que encaixar estes analfabetos diplomados, no mercado de trabalho. Nessa altura, o país se aperceberá do logro em que caiu, mas o injinhero (ainda em funções governativas!), chutará a responsabilidade para canto, pois alegará que os sacanas dos profs, esses ociosos empedernidos, andaram a passar os alunos sem nada saber, etc e tal!
    Os lorpas dos tugas aplaudirão, uma vez mais e agradecerão à virgem a benção, de nos ter dado um injinheiro, de tão alto gabarito, para chefia dos nossos destinos, amen!...

    ResponderEliminar
  7. a ferreira:
    Não estava zangado, antes pelo contrário, agradecido pelos teus comentários.
    um abraço

    ResponderEliminar
  8. Não tenho mais nada a acrescentar, porque está tudo dito no post. Parabéns pela clareza.

    Se em 2009, essa B**** do sócrates (letra minúscula) ganha as eleições e com maioria perco o bocadinho de esperança que me resta nesta porcaria de país.

    ana

    ResponderEliminar
  9. MANIFESTO ANTI-MARIA DE LURDES


    Basta pum basta!!!

    Uma geração que consente deixar-se dominar por uma Maria de Lurdes é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

    Abaixo a geração Maria de Lurdes!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram! Pim!

    Uma geração com uma Maria de Lurdes a cavalo é um burro impotente!

    Uma geração com uma Maria de Lurdes ao leme é uma canoa em seco!

    A Maria de Lurdes é meio demagoga!

    A Maria de Lurdes é demagoga inteira!

    A Maria de Lurdes saberá de sociologia, saberá estatística, saberá escrever sobre o estatuto dos engenheiros, saberá transformar uma anarquista numa ditadorazeca do terceiro mundo, saberá de tudo menos de educação que é a única coisa que se esperaria que ela soubesse!

    A Maria de Lurdes pesca tanto de pedagogia que erigiu em fim principal da escola a ocupação dos tempos livres dos alunos ociosos, que transformou os professores em principal inimigo do Governo, que quis pôr o País inteiro contra os professores!

    A Maria de Lurdes é uma habilidosa!

    A Maria de Lurdes tem um trauma de infância contra os professores!

    A Maria de Lurdes que foi professora primária esconde esta “mácula” na sua biografia oficial. Sente vergonha de ter sido professora como quem tem vergonha da própria mãe. É uma vergonha!

    A Maria de Lurdes transformou a pedagogia em demagogia!

    A Maria de Lurdes manipula, tergiversa, mente e tenta colocar as escolas ao serviço dos interesses partidários!

    A Maria de Lurdes quer destruir a escola pública!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes fez um Estatuto da Carreira Docente que só poderia ter sido feito no Chile de Pinochet de onde o seu mestre anarquista, João Freire, o copiou mal e porcamente!

    E a Maria de Lurdes teve claque! E a Maria de Lurdes teve palmas! E a Maria de Lurdes agradeceu!

    A Maria de Lurdes é uma vergonha!

    Não é preciso ir prá 5 de Outubro pra se ser pantomineiro, basta ser-se pantomineiro!

    Não é preciso disfarçar-se pra se ser salteador, basta extrorquir aos professores os seus direitos como a Maria de Lurdes faz! Basta não ter escrúpulos nem morais, nem pedagógicos, nem humanos! Basta andar com as modas, com as políticas e com as opiniões do eduques, com as alucinações de um alumbrado como Valter Lemos! Basta usar o tal sorrisinho cínico, basta fazer aparência de muito delicada, e usar olhos meigos para os jornalistas! Basta ser Judas! Basta ser Maria de Lurdes!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes nasceu para provar que nem todos os que governam sabem governar!

    A Maria de Lurdes é um autómato que deita pra fora o que a gente já sabe o que vai sair..., bastando ter lido os textos alucinados daquela espécie de Menino do Lapedo fóssil que é Valter Lemos. Mas é preciso deitar mentiras, estatísticas manipuladas, dinheiro, prémios, livros e computadores para comprar os votos aos pais!

    A Maria de Lurdes é uma doentia perturbação dela-própria!

    A Maria de Lurdes em génio nem chega a pólvora seca e em competência é pim-pam-pum.

    A Maria de Lurdes em poses eróticas no jornal Expresso é horrorosa!

    A Maria de Lurdes tresanda a mentira e a demagogia!

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    A Maria de Lurdes é o escárnio da consciência!

    Se a Maria de Lurdes é portuguesa eu quero ser do Chile, do país de onde importaram o Estatuto da Carreira Docente!

    A Maria de Lurdes é a vergonha da intelectualidade portuguesa!

    A Maria de Lurdes é a meta da decadência mental!

    E ainda há uns propagandistas na comunicação social que não coram quando dizem admirar a Maria de Lurdes, quais Vitais Moreiras e outras lavadeiras das imundices da socratinada!

    E ainda há quem lhe estenda a mão!

    E quem lhe lave a imagem com campanhas de propaganda!

    E quem tenha dó da Maria de Lurdes, imputando as culpas deste desastre ao inenarrável Valter Lemos!

    E ainda há quem duvide que a Maria de Lurdes não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!

    Continue a senhora Maria de Lurdes a governar assim que o País há-de ganhar muito com destruição das escolas públicas e há-de ver que ainda apanha uma estátua de cera no Museu dos Horrores e um monumento erecto por subscrição pública dos espanhóis que finalmente ao fim de oito séculos conseguirão destruir Portugal, e a Praça de Camões mudada em Praça Dr.ª Maria de Lurdes, e com festas da cidade plos aniversários, e sabonetes em conta Maria de Lurdes" e pasta Maria de Lurdes prós dentes, e graxa Maria de Lurdes prás botas e Niveína Maria de Lurdes, e comprimidos Maria de Lurdes, e autoclismos Maria de Lurdes e Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes, Maria de Lurdes... E limonadas Maria de Lurdes-Magnésia.

    E fique sabendo a Maria de Lurdes que se um dia houver justiça em Portugal todo o mundo saberá que o autor de Os Lusíadas é a Maria de Lurdes que num rasgo memorável de modéstia só consentiu a glória do seu pseudónimo Camões.

    E fique sabendo a Maria de Lurdes que se todos fossem como eu, haveria tais munições de manguitos que levariam dois séculos a gastar.

    Mas julgais que nisto se resume a pedagogia portuguesa? Não Mil vezes não!

    Temos, além disto o Secretário de Estado Valter Lemos, outro iluminado vítima da Síndrome de Legiferação Compulsiva que, como ela, esquecendo a sua formação docente, vive obcecado em perseguir os professores e em transformar os alunos num bando de ignorantes e insubordinados.
    E há ainda a Directora Regional de Educação do Norte que, encarnado o espírito ditatorial de um engenheiro que não o é, se deleita a punir delitos de opinião e que proclamou ao mundo o direito inalienável dos alunos ao sucesso, mesmo que não saibam ler nem escrever nem contar. E há ainda o Director do GAVE especialista em fabricar exames nacionais para atrasados mentais, para mostrar ao mundo a grande sabedoria dos alunos portugueses.

    Corram com a Maria de Lurdes, corram com ela! Pim!

    Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

    Corram com a Maria de Lurdes, depressa, corram com ela! Pim!


    Adaptado de José de Almada Negreiros
    Poeta d'Orpheu
    Futurista E Tudo
    1915 (2008)

    por um singelo Amante da Pátria Portuguesa indignado com a corja de bandidos e de incompetentes dirigidos pelo maior especialista em falsos diplomas que a história lusíada produziu…, seja o dele próprio sejam os das Novas Oportunidades que ele distribui a esmo, transformando milagrosamente ignorantes em letrados, cabulões em engenheiros de obras feitas, nulidades em políticos do mais alto coturno maquiavélico, cavalidades em sábios ministros e secretários de estado…

    ResponderEliminar
  10. Porque é que não mandam a sinistra levar na cona e,prontos.Essa do pim do pam de do pum já é vu,foda-se!

    ResponderEliminar
  11. É lamentável um jovem (que calha a ser meu primo) dizer que "ontem fui a Lisboa" se diz, em inglês Yesterday (até aqui tudo bem) I'm going Lisboa(menos bom)... No 9º ano... (e com 3 chumbos em cima)...

    ResponderEliminar
  12. E não acrescento mais nada. O Post e respectivos comentários já dizem tudo !

    ResponderEliminar
  13. Já agora vejam isto:

    http://br.youtube.com/watch?v=jZSq-YUmU98

    ResponderEliminar
  14. Bom, isto continua em regime de desordem.
    A imagem do canalha do Ratzinger vai ser óptima para um texto que lhe vou dedicar, com MUIIIIIIIIIIIIIIIIIITo amor, mas o tyema de hoje, lá terá de ser, é o Pinto da Costa, ah, sim, aliás, isso merece uma imagem da Nova Sopa dos Pobres, com uma Cozinha Económica a distrubuir os nossos impostos, em forma de indemnizações, à gente sem moral deste país... país?... eu disse país!?... olha que optimista que eu estou a esta hora...

    ResponderEliminar
  15. Quando o Primeiro-ministro vem para a televisão dizer, e passo a citar "eu (José Sócrates) tenho um currículo invejável" penso que está tudo dito sobre o que é para este bimbo "Sucesso Escolar".

    ResponderEliminar
  16. O capitalismo está falido, chegou a hora de chamar o povo prá rua e libertarmo-nos de vez do monstro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Este Pinóquio
    não tem vergonha
    de mentir!
    FDP

    ResponderEliminar
  18. Excelente Kaos!
    Deprimente realidade ...
    Migueldeo, é mesmo verdade.

    Há que agir ... como cidadãos porque que eu saiba não sindicatos que possam negociar por nós.

    Cumprimentos a todos e bjo para o Kaos, família e para o Arrebenta!!! :)

    ResponderEliminar
  19. O homem está é a preparar a próxima geração de alunos para os cursos das Novas Oportunidades.
    Como professora e mãe estou muito triste. Tive de mandar uma filha estudar para o estrangeiro pois não vejo cá futuro nenhum para os jovens, é um sacrifício muito grande mas penso sinceramente que vale a pena. Profissionalmente este ano vais ser o princípio do descalabro total, não por ir ser avaliada (sempre o fui com provas dadas) mas pela forma como vou ser "grelhada". Gostava tanto que no 5 de Outubro desfilássemos os 150 mil pela avenida da LIBERDADE... Será que ainda vamos a tempo???? Ouço tantas vozes contra esta política educativa(mais do que a favor) mas o certo é que o processo do ministério está em marcha e todos o estão a cumprir.
    Estou muito Triste e por isso só me resta lutar, lutar, lutar para inverter esta situação e melhorar o futuro.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger