quarta-feira, outubro 15, 2008

Blog Action Day 2008

Reflexos da fome

Nesta imagem que criei gostava que a tecnologia permitisse que cada uma das pessoas que lê este post ai visse a sua cara reflectida. Isso para que cada um ganhasse a consciência que aquela fotografia podia ser dele se tivesse a pouca sorte de nascer no local errado na hora errada. Só de 2007 para 2008 o número de pessoas que sofrem de fome no mundo aumentou em 75 milhões (de 850 para 925 milhões de pessoas). No século XXI, o século das tecnologias, dos aviões, das comunicações aceitamos que a cada 2 segundos morra uma criança de fome, desidratação, maus-tratos ou por falta de assistência médica.
As Nações Unidas afirmaram ser necessários 30 mil milhões de dólares para duplicar a produção alimentar e eliminar a fome. Parece muito dinheiro, mas quando vemos os governos gastarem muitas vezes estes mil milhões para salvar um banco, ou os países da OCDE a financiarem a sua própria agricultura em 376 mil milhões ou 1204 mil milhões de dólares em armamento, chegamos à conclusão que a fome só existe devido à ganância de alguns e falta de empenho de todos nós. Deixarem morrer um Banco e salvarem a vida de milhões será certamente uma muito melhor maneira de gastarem o nosso dinheiro.

24 comentários:

  1. Amigo, o que vamos fazer?

    ResponderEliminar
  2. Só vejo uma solução, militarmos na denuncia e na exigencia para que os estados resolvam efectivamente o problema

    ResponderEliminar
  3. Sei que temos capacidade para sermos persistentes. Diz-me como .... :( já nem para a minha defesa sei ser eficaz .... (a não ser que me ria dela e a ignore ... nada que não tenha pensado, nada me obriga, como a ti, a vós).
    somos livres ainda .... e escolho lutar. _Diz-me como, que estou sem saber como optimizar a acção.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Um certo pessimismo um certo sentido de humor ... :-)

    ResponderEliminar
  5. Sei que muitas vezes nos sentimos sozinhos, nos sentimos como "Don Quixotes a lutar contra forças que nos ultrapassam, mas enquanto nos fervilhar nas veias a força e a tenacidade de não desistir, de que por pouco que valha a nossa luta ela deve ser travada. Se o bater de uma borboleta na China pode provocar uma tempestade no outro lado do mundo (Teoria do Kaos) nós podemos sempre fazer de borboletas e esperar pela tempestade...se acontecer.
    Formas de o fazer, enviar aos governantes mensagens a exigir que acabem com a fome no mundo, que dêm uma pequena parte do Orçamento do estado (o,1%) para o fazer. Se todos os governos do mundo o fizessem acabava-se com a fome.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. D. Quixote tinha os seus ideais. Há quem tenha apenas o que sobrou dos seus ideais, restos partidos. é tão difícil meu amigo!!! Apetece desistir, por vezes...

    ResponderEliminar
  7. Mas não vou desistir :)

    ResponderEliminar
  8. É sempre a mesma questão, não é connosco, coitadinhos, paciência, que Deus os ajude!

    Quando se fala destes assuntos, lembro-me sempre daquele, mto grande número de portugueses que todos os anos, nas férias, rumam para paraísos mais ou menos exóticos, em países mais ou menos miseráveis, para nos seus ressorts, passaremm maravilhosos dias de férias com todas as mordomias, por preços mais ou menos irrisórios, para o tratamento que lhes é proporcionado.

    Esses nossos compatriotas, e não só, vivem dias felizes em pequenos paraísos bem protegidos da miséria que os rodeia.

    A miséria rodeia-os, mas eles mal a veem. O que não se vê, mesmo sabendo que ela existe, ali mesmo ao lado, não incomoda.

    ResponderEliminar
  9. É só em Africa? por acaso já se deram ao trabalho de visitar Portugal, ou é por serem pretos que vocês tem muita pena deles? e dos brancos não tem pena? Está na moda não é? Porque é que só os Brancos são chamados de racistas?

    ResponderEliminar
  10. Agradeçam ao capitalismo cuja natureza é predatória.Agradeçam aos órgãos de propaganda que condicionam a manada,oops!,os cidadãos eleitores.Quando as 'massas' quiserem tudo pode mudar.Vejam a ex-URSS,conseguiram entregar o ouro aos bandidos e,agora é verem-nos nas ruas a dormir,em liberdade

    ResponderEliminar
  11. sepol:
    Não, não é só em África, mas olhando para a grandeza dos problemas não há comparação possível. É claro que África é um problema muito maior que a Europa. Estamos a falar de níveis completamente diferentes, mas eu nem falei em África, falei de fome e miséria e nada fazer falando de pretos brancos e trazendo o racismo para a discussão não ajuda a resolver nada

    ResponderEliminar
  12. O dinheiro das ajudas é mal distribuído. Como a fome é um tema politicamente incorrecto, sejamos então politicamente incorrectos! Já foram dadas mais ajudas aos palestinianos do que aos africanos negros, e com que resultados??? E nem quero pensar que a fundamentação é racista - primeiro os brancos (mesmo que sejam árabes) e só depois os pretos...

    ResponderEliminar
  13. esta imagem está excelente, Kaos.
    Sobre o que representa, sabes que é um problema muito mais profundo e que não é resolvido com a vontade de uns poucos, mas sim com a vontade de quem manda no mundo e o torna assim.
    Se me inspirar ainda te venho roubar esta imagem. Posso não posso? Sei que sim. :)
    jinhos

    ResponderEliminar
  14. O anónimo das 15:35 tem toda a razão - a raça não é para aqui chamada. Se não, vejam lá se os israelitas poderiam sobreviver sem os 300 mil milhões de dólares que o orçamento de estado dos EUA lhes dá todos os anos... Coitados, estão cheios de fome. Já os palestinianos, esses sim, recebem muitas ajudas - principalmente tecnológicas - na forma de helicópteros e bombas teleguiadas. Claro que o resultado não é bem aquele que se desejava. Mas também não percebo como pode uma nação aspirar a viver dos seus recursos numa faixa de terra com 40x10 kms, com quase 2 milhões de habitantes - ah, já sei, tiraram-lhes tudo o que possuiam há 60 anos...

    Antes de se falar, pensa-se.

    ResponderEliminar
  15. cirrus,
    tome lá então uma dose do seu remédio, informe-se, e pense antes de escrever disparates, que mais parecem propaganda rasca do governo do ilusionista:

    http://www.eu-un.europa.eu/articles/es/article_8099_es.htm

    É de 20.8.2008 ainda está fresquinha! Compare e veja quanto é que deram aos africanos negros a morrer à fome no mesmo período.
    E sobre as ajudas dos fdp dos americanos, nem lhe digo onde é que já vão para o seu choque não ser maior. Também haveria alguns comentários sobre a extensão da Palestina há 60 anos e a actual...

    Termino dizendo que era só o que faltava por eu não gostar dos israelitas ter de gostar de palestinianos ou mais genericamente dos fdp dos árabes...

    O Putin é que os trata como merecem: olho por olho, dente por dente.

    ResponderEliminar
  16. cirrus,
    a sua observação é profundamente irritante. Tome lá mais este:
    http://www.state.gov/r/pa/prs/ps/2003/26078.htm
    Ou se presta ou papel de agente provocador árabe mascarado de tuga, ou é completamente ignorante.
    O que você está é a ajudar a canalizar ajudas financeiras, que em vez de ajudarem quem precisa e morre à fome, servem para encher as contas bancárias de vigaristas (veja lá se se lembra do que aconteceu com as contas do Arafat quando ele morreu). Já ouvi e vi cobras e lagartos sobre a palestina mas não me consta que por lá se morra à fome como se morre na África negra.

    ResponderEliminar
  17. Eu penso é que o sr.Anónimo não gosta muito de ninguém, sinal de que provavelmente não gosta muito de si próprio.

    Reafirmo o que disse sobre os israelitas e palestinianos, até porque há já doze anos que passo muito tempo com aquelas gentes.

    Quanto mais se diz que todos somos manipulados pelos media, mais links oficiais vejo...

    Há 60 anos, alojaram todo um povo no local onde vivia outro - alguma mentira??

    O OE dos EUA contempla 300 Mil Milhões de dólares a Israel, muitas vezes em ajuda militar, incluindo nuclear - alguma mentira??

    Por cada israelita morto em atentados, morrem oito palestinianos em acções do exército israelita - alguma mentira??

    Quando os romanos invadiram a Lusitânia, mais de 2000 anos atrás, o senado chamou aos Lusitanos liderados por Viriato "agitadores e defensores da desordem", ou seja, terroristas, palavra que, à altura, não era usada. Um dis destes, também os italianos se instalam em Portugal, só porque cá estiveram há 2000 anos, como parte do seu direiro ancestral.

    Não sou contra o dar-se mais ajuda aos africanos, pelo contrário, e se soubesse ler bem tinha entendido isso. Mas quando se fala de um problema tão complexo como o israelo-árabe, não se deve ser tão sobranceiro.

    Mas compreendo e respeito o seu ódio a todos os "fdp" que nomeou. Que remédio tenho eu!!

    ResponderEliminar
  18. cirrus,
    Se bem entendi a sua tese defende que num território chamado Israel e num outro chamado Palestina, desde que a memória dos tempos alcança, só vivia realmente um povo: os Palestinianos.
    Considera igualmente que nem a UE e os EUA (e julgo podíamos acrescentar o Japão e mais uns tantos) nunca deram um cêntimo que fosse aos palestinianos, e têm dado só dinheiro (muito pouco) aos africanos negros.
    Só lhe falta escrever que não há palestinianos homossexuais... e que os americanos comem criancinhas árabes ao pequeno almoço com flocos kellogs, e que pela sua natureza biológica os negros não precisam de alimentos como os dos brancos árabes. Podem perfeitamente comer terra.
    Que se pode retorquir contra argumentos tão esclarecidos? Nada, excepto desejar-lhe uma boa oração quando se virar para Meca.

    ResponderEliminar
  19. Meu caro amigo, vejo que tirou o dia para tentar discursar por mim. Obrigado, qualquer dia destes não saberei o que dizer. Ponha as palavras que quiser na sua boca e não na minha. Não afirmei nada do que disse, nem nada do que disse reflecte a minha opinião. No entanto, insiste em falar por mim. Se calhar, é a sua opinião e não a minha.

    Começou bem o seu post: "Se bem entendi a sua tese"... Primeiro, não é uma tese, é uma opinião. Segundo, não, não entendeu bem. Terceiro, gaste tempo com quem discorde consigo na questão africana.

    E uma outra coisa: não sou muçulmano, mas se fosse, com certeza o meu amigo me explicaria por a+b como seria muito superior a mim. O racismo é triste, mas com certeza não será o caso do meu amigo.

    Quanto a financiamento americano aos palestinianos, com certeza que pode existir, não o posso negar porque desconheço montantes. Atendendo àquilo que os países conhecidos como Aliados lhes fizeram a seguir à 2ªGG, todo o dinheiro que lhes possam dar é pouco. Imagine alguém depositar um povo qualquer no Minho e expulsar de lá os minhotos. Com certeza, o meu amigo poderia bater palmas, mas a malta lá de cima não ia achar grande graça... Apenas conheço o montante do financiamento americano a Israel, que, segundo sei, não está na lista dos países mais afectados pela fome. Essa deles comerem criancinhas - acho graça, já que disseram isso dos russos não vai muito tempo.

    Como já tinha afirmado, contribuo conforme as minhas posses para uma única organização estrangeira: a Unicef. Mesmo assim, pergunto-me onde vai parar o donativo.

    SE o meu amigo tem ódio aos árabes, não será o único, descanse. SE ama os americanos, também não será o único. Sou suficientemente tolerante para aceitar isso e não me choca.

    Por favor, fale por si, dê as suas opiniões livremente, mas não dê opiniões por mim.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  20. No Prescription medication Pharmacy. Get Cheap Medication online. Buy Pills Central.
    [url=http://buypillscentral.com/about_en-us.htm]Get Top Quality Viagra, Cialis, Levitra, Tamiflu[/url]. rx generic drugs. Cheap medications pharmacy

    ResponderEliminar
  21. Today it's instead fastidious to trust separate medical companies get Viagra Online, unusually those who dispense their meds online.

    ResponderEliminar
  22. mm.. amazing style..

    ResponderEliminar
  23. Who else thinks that Russia bears walking the streets, and the vodka flows like water?
    And anyone can know that in this country the most beautiful girls?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger