quinta-feira, novembro 13, 2008

MOMENTOS DE HISTÓRIA ?

 Bruxarias

O meu amigo "José Leitão" teve a simpatia de colaborar com o WeHaveKaosInTheGarden enviando um texto sobre a luta dos professores que aqui publíco.

Dia 8 de Novembro de 2008, Sábado, tive o privilégio de assistir a uma das maiores manifestações de que há memória, nos últimos 20 anos em Portugal.
A mole humana, compacta na união, consciente e convicta da sua razão. Vi os sorrisos de confiança e de segurança de quem sabia exactamente porque é que ali desfilava.Todos os que duvidavam da capacidade e vontade de mobilização dos professores portugueses, para uma manifestação em tudo semelhante à do passado dia 8 de Março, viram dissipar-se todas as dúvidas. Sempre vieram! Mas o que move os professores em Portugal?
Para mim como pai, observador assíduo da escola pública portuguesa, aqui em Lisboa, nos últimos 12 anos e, acompanhando a mesma escola em períodos anteriores, vejo a luta dos professores como uma reacção indignada, crescente, às políticas deste governo para a educação,mas sobretudo aos comportamentos e atitudes que este manifesta perante a classe dos professores, numa falta de respeito malcriada perto dos limites do insultuoso. A ministra tem a resposta merecida por parte de um grupo profissional que, é practicamente todo licenciado e portanto com um nível de conhecimento e nível cultural bem acima da média nacional. São pessoas que sabem o que fazer. Da estupefacção à indignação foi um passo. Da indignação à união da classe, foi outro. Da união à mobilização outro pequeno e seguro passo foi dado.
Chegou-se agora a uma situação insustentável para o governo e sua ministra porque, um e outra insistem em ignorar os problemas que afundam o sistema de ensino em Portugal, sendo que, inevitávelmente, as suas políticas se apresentam de uma incompetência total, revelando a irresponsabilidade espantosa dos nossos governantes neste domínio. Domínio que constitui "apenas" um dos pilares fundamentais da evolução e desenvolvimento da sociedade humana, nas vertentes da cultura e do conhecimento.
Neste momento, esta ministra não tem quaisquer condições de continuar a chefiar o Ministério da Educação, sobretudo depois das patéticas declarações à TV no próprio dia 8 de Novembro.Parecia até que estava em outro país ou em outro continente, ou mesmo em outro planeta. O desfazamento da realidade é tão nítido credo!
O comportamento desta ministra faria corar de vergonha qualquer seu homólogo dos países da UE, onde o ensino através dos seus sistemas, é tratado com o respeito, a atenção e noção de futuro que a área exige, na compreensão da sua importâcia no desenvolvimento das pessoas.
O dia 8 de Novembro foi a 1ª etapa de uma luta, que a cada dia que passa se sente que está mais próxima de ser ganha. Para chegarmos ao fim é necessário, pelo menos, percorrer a última etapa desta fase no dia 15 de Novembro de 2008, Sábado. Não se esperem mais 100 mil. Espere-se tão só um mar de gente onde estarão professores, auxiliares, pais, monitores de ATL e todo e qualquer um que compreendendo o problema que o nosso país atravessa, já com o futuro a 20 anos hipotecado, pretende que essa hipoteca não se prolongue por mais 20. Esta manifestação será a estocada final num processo que mostrará o monumental equívoco, a displicência e o perfeito alheamento por parte da ministra, das suas responsabilidades como governante.Responsabilidades essas que exigem o conhecimento das situações sobre as quais ela toma decisões. Definitivamente, a ministra parece não saber com quem está a lidar.
Dia 15, sim, mais um dia de luta e idealmente de esclarecimento contra a manipulação grosseira do poder. Que está gasto e mal parecido.
Valerá a pena? como?? valerá a pena? como escreveu o poeta: "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Os professores portugueses são hoje um exemplo de coragem e determinação para todo o país. Bem hajam.
E, voltando a parafrasear o poeta:
"_ Senhor, falta cumprir-se Portugal ! "

1 comentário:

  1. Apelo a que a Marcha de sábado se faça em completo silêncio e sem a panóplia de símbolos dos sindicatos nem movimentos independentes e o maior número de colegas trajados de negro . A força do silêncio e do luto será a expressão máxima dos Professores neste sábado. Se afirmarmos nesse dia como A Manifestação do Silêncio e do Luto, os Portugueses verificarão que, o que nos move, é a dignidade e honra pessoal e profissional que queremos reconquistar.
    Todos os ganhos contam!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger