segunda-feira, dezembro 08, 2008

O Pantano dos Cisnes ou o Bailado dos Patos

O lago da Educação

«Jorge Pedreira afirmou que o Ministério apenas aceita debater alguns aspectos do Estatuto da Carreira Docente e não admite suspender o processo de avaliação dos professores.
Para Mário Nogueira, a prova de que há para disponibilidade para debater a suspensão do modelo de desempenho dos professores é a reunião marcada para dia 15, e que levou os sindicatos a cancelarem as greves regionais marcadas para a próxima semana.
“Se não houvesse nenhuma intenção do Ministério de procurar uma saída para situação, não valia a pena uma reunião para nos cumprimentarmos, portanto se há uma agenda aberta é porque há um objectivo, independentemente das palavras que saiam agora na preparação da própria reunião”, afirmou o secretário-geral da FENPROF.»

Alguém me explica que raio de reunião vai haver no dia 15 se ambos os lados continuam irredutíveis nas suas posições. Até pode ser que o Pedreira só pretende marcar terreno, qual cão de guarda da Sinistra, como afirma o Nogueira, mas mesmo assim não se compreende que o sindicato não responda categoricamente e revogue a suspensão da greve, mantendo o calendário previsto. Só assim mostravam uma posição de força e ganhavam argumentos para as negociações. Ou será que já está tudo cozinhado entre eles?

9 comentários:

  1. Kaos, desculpa perguntar, mas a página do blog está mais pesada por alguma razão? É que o meu PC sente cada vez mais dificuldades em navegar por aqui...

    ResponderEliminar
  2. Que elegância de movimentos, que coordenação...

    ResponderEliminar
  3. Juiz de meia tijela:
    Não sei porquê, as imagens estão com o tamanho normal e não acrescentei nenhuma ligação externa. Não tenho sentido dificuldades mas vou perguntar a outros visitantes. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, o Mário Nogueira até parece o Freddy Mercury ressuscitado. Também depois de tantos avanços e recuos e ameaças e contra-ameaças, ainda não percebeu que não tem os profs nas mãos, mas sim que os profs o tem nas suas mãos, por isso caro Mário N suicidá-te e vê lá se na proxima reencarnação apereces com mais coerência. Quanto à página está de facto pesadota, até parece que tem um virus... uma sinistra virose

    ResponderEliminar
  5. quando utilizo o IE para aceder a página está muito pesada, mas se utilizar o Mozila-Firefox a página abre normalmente

    ResponderEliminar
  6. é no caos que eu encontro os meus caminhos. LOL

    ResponderEliminar
  7. O grande erro táctico do Governo é manter esta equipa ministerial. Em tudo o mundo onde este sistema taylorista de ensino foi implsntado, isso foi feito com a colaboração dos docentes (manejados à distância por burocracias estatais e, em alguns casos, com a aquiescência dos sindicatos -- p. ex., na Holanda).

    Ao invés, em Portugal um dos sindicatos (a FENPROF) foi resistindo desde o início. Por outro lado, a reforma foi desenhada com um estilo tão autoritário que os professores entrarm em oposição.

    Não sei quais serão as ordens que têm das altas instâncias do neoliberalismo mundial, mas é claro que, neste momento, o projecto inicial falhou. Teriam que dar a volta por um lado completamente distinto, arranjar outra equipa e umas vestes distintas q.b. para terem algum sucesso.

    ResponderEliminar
  8. Façam um favor a este país. Mandem os cartoons e as caricaturas para os MEDIA internacionacionais. Precisamos de ajuda. Só o RISO vindo do ilustre estrangeiro e da exemplar europa podem abanar esta gente e fazê-los ver o ridículo!

    ResponderEliminar
  9. - Os políticos é que devem estar ao serviço dos cidadãos e não o contrário. Portanto, se há cidadãos que protestam, é porque estão a ser mal governados. Os políticos, quando não estão bem, mudam de vida! É o que deviam fazer, quando não sabem governar.

    - Os adversários dos professores limitam-se a repetir a mesma «cassete» de sempre. Isso explica-se assim: são boys socialistas e tentam defender os tachos deles, exprimem o seu fanatismo político... e / ou são pessoas que não trabalham e passam o tempo a falar mal dos outros.

    - Quando se dizem verdades desagradáveis para os adversários dos professores, eles fazem de conta que não são ditas e voltam a repetir a «cassete» de sempre.

    - Todos os comentários contra os professores demonstram total desconhecimento da realidade do ensino em Portugal. As pessoas não deviam falar do que não conhecem; mas falar mal dos outros dá prazer, não é?

    - O ensino só melhora se cada professor for encarado como um modelo para os alunos. Quer dizer que tem de ser respeitado, prestigiado e acarinhado pelo Governo e pela sociedade. Os alunos não se empenham nos estudos nem se identificam com a cultura escolar, se o professor que têm à frente é atacado e ridicularizado por todos os lados! Alguém acha que os alunos se vão empenhar nos estudos, se vêem que os professores são o exemplo de que estudar não vale a pena?

    - As pessoas trabalhadoras e honestas procuram fazer o seu trabalho da melhor maneira possível e respondem perante a sua consciência. Só as mentalidades sem valores e ditatoriais é que vivem obcecadas em avaliar tudo e todos!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger