quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O Grande Barrete

Grande Barrete

"Jorge Sampaio apelou para a necessidade de se «falar verdade» em tempos de crise e considerou que os trabalhadores das empresas em dificuldades estarão na disposição de combinar estratégias com os patrões na falta de encomendas para que se mantenham os postos de trabalho.
Num almoço de empresários realizado na Câmara de Comércio e Indústria Luso-espanhola, o ex-Presidente da República explicou que os trabalhadores têm de ter a noção de que não estão a ser «aldrabados» nem que se lhes está a ser «enfiado o barrete»."

Necessidade de se falar verdade em tempo de crise? E quando não era tempo de crise, aí não havia necessidade e falar verdade? Aí podiam enganar os trabalhadores para não lhes aumentarem os salários e lhes retirar direitos enquanto eles se enchiam com lucros chorudos? Quando havia dinheiro, cuspiam nos trabalhadores e agora vêm pedir batatinhas. Importante era que os trabalhadores tivessem a noção que estão a ser aldrabados mais uma vez e que lhes estão a enfiar um enorme barrete. De onde vem esta crise e quem é responsável por ela? Quem vai acabar por ganhar fortunas com ela? Encontrem-se estas respostas e talvez se conclua que esta crise é uma falácia criada só para reduzir salários e postos de trabalho.
Tivessem os trabalhadores a coragem de quando chegam os despedimentos e as falências de se unirem, assumirem o controlo das empresas e gerirem eles o seu destino e talvez muitos pensassem melhor antes de atirar milhares e milhares para a miséria do desemprego. Se eles desistem está na hora de todos assumirmos a responsabilidade de lutarmos r trabalharmos pelo direito a termos um futuro.

Excerto do “FMI” de José Mário Branco:

“…tudo corre bem, a ver quem se vai abotoar com os 25 tostões de riqueza que tu vais produzir amanhã nas tuas oito horas. A ver quem vai ser capaz de convencer de que a culpa é tua e só tua se o teu salário perde valor todos os dias, ou de te convencer de que a culpa é só tua se o teu poder de compra é como o rio de S. Pedro de Moel que se some nas areias em plena praia, ali a 10 metros do mar em maré cheia e nunca consegue desaguar de maneira que se possa dizer: porra, finalmente o rio desaguou! Hão te convencer de que a culpa é tua e tu sem culpa nenhuma, tens tu a ver, tens tu a ver com isso, não é filho? Cada um que se vá safando como puder, é mesmo assim, não é? Tu fazes como os outros, fazes o que tens a fazer, votas à esquerda moderada nas sindicais, votas no centro moderado nas deputais, e votas na direita moderada nas presidenciais! Que mais querem eles, que lhe ofereças a Europa no natal?! Era o que faltava! É assim mesmo, julgam que te levam de Mercedes, ora toma, para safado, safado e meio, né filho? Nem para a frente nem para trás e eles que tratem do resto, os gatunos, que são pagos para isso, né? Claro! Que se lixem as alternativas, para trabalho já me chega. Entretém-te meu anjinho, entretém-te, que eles são inteligentes, eles ajudam, eles emprestam, eles decidem por ti, decidem tudo por ti, se hás-de construir barcos para a Polónia ou cabeças de alfinete para a Suécia, se hás-de plantar tomate para o Canada ou eucaliptos para o Japão, descansa que eles tratam disso, se hás-de comer bacalhau só nos anos bissextos ou hás-de beber vinho sintético de Alguidares-de-Baixo! Descansa, não penses em mais nada, que até neste país de pelintras se acho normal haver mãos desempregadas e se acha inevitável haver terras por cultivar!”

8 comentários:

  1. Mas quem é o Sr. Sampaio para dizer uma coisa dessas?!
    Um senhor que fez um golpe de estado constitucional...

    ResponderEliminar
  2. Já foi do MES, passou sem reconhecimento pelo PS, a CML deu-lhe alguma notoriedade. Finalmente chegou ao poleiro mais apetecido.

    Que fez este tipo para o desenvolvimento do país?
    Que algo de útil se lhe reconhece?

    Foi mais um que passou pelo poder e a única coisa que fez foi, paleio, paleio, paleio e mais paleio..... e continua com o paleio....
    ó gaita, estamos fartos de paleio porra.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. E ainda por cima tem a mania que sabe tudo.Estilo a minha palavra é lei.Insuportável este homenzinho!Mas lá foi arranjando umas tachadas para os filhos.Mas o Zé Pagode votou nele,não se esqueçam.

    ResponderEliminar
  4. E para representar a república das bananas, quem melhor do que uma BANANA-mor!

    ResponderEliminar
  5. -Atão o home não fez nada pelo país?! Fez sim senhor o Home chora o home teve filhos o home deu à pátria um advogada de 10 valores que sacrificou mal acabou o cursinho se sacrificou logo a arranjar um emprego como assessora num ministério em vez de andar pelas ruas da amargura para arranjar emprego e com direito a acumular como assistente numa faculdade etc e tal...querem mais querem mais ?

    ResponderEliminar
  6. Foi este grande estadista que disse em tempos "há vida para além do défice", para criticar a Dr Ferreira Leite.
    A história e o tempo são lixados. E nós também já estamos por estas e por outras de socialistas incompetentes que gastaram à fartazana. Já agora só falta trazerem de volta o Guterres.

    Carlos Câncio

    ResponderEliminar
  7. Tanto paleio. Depois de fomentar um govjacking, ainda vem com mais esquemas. Estes carreiristas, quando deixam de exercer cargos políticos deveriam ser colocados em lojas de centros comerciais, sem clientes, com ordenado de 300 euros.
    JSerra

    ResponderEliminar
  8. Ao Dr. Jorge Sampaio recomenda-se a leitura do artigo "Contra a escola-armazém", dum tal Daniel Sampaio. É um artigo muito instrutivo para quem estiver de boa vontade. O que não é o caso do dr. Jorge Sampaio.
    Por falar nisso, não acha que já chateou demais durante 10 anos, desapareça, cavalheiro.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger