sexta-feira, junho 19, 2009

A escolha

gémeas Siameses

Em Setembro vamos ter eleições e estas são as escolhas que nos oferecem para Primeiro-ministro deste país. As diferenças são mais estéticas que políticas pois ambos estão umbilicalmente presos às políticas neo-liberais da União Europeia, ambos preconizam mais pobreza, mais precariedade e um estado ao serviço do grande capital. Isso assusta-me e faz-me desejar uma alternativa de esquerda. Só juntando toda a esquerda, dos partidos maiores aos mais pequenos, à ala mais esquerdista do PS, a todos os que se recusem a ter um daqueles dois a governar-nos. Alguém vê outra alternativa?


7 comentários:

  1. Ou seja é pôr lá os que ainda não se encheram para terem igual oportunidade de se encherem. E o mexilhão continua a lixar-se. Brilhante raciocínio, sem dúvida! Já agora, sugestão para primeiro-ministro: Francisco Louçã (eh!eh!eh!eh!eh!)

    ResponderEliminar
  2. Anonimo:
    Só não digo para seres tu o Primeiro Ministro porque este comentário mostra que era asneira certa. Pelos vistos gostas de estar como estás mas eu não. É necessário mudar e se tens melhor proposta então diz de tua justiça.

    ResponderEliminar
  3. Oh Kaos:
    Como eu não sirvo, avança tu. Mas tens que tomar em conta que tu e os teus sequazes para lá chegarem só tomando o poder de assalto. É que comunas e outros mais à esquerda nunca chegaram ao poder em lado nenhum por via de eleições. Pudera!

    ResponderEliminar
  4. José Sócrates19/6/09 10:51

    Escolham-me a mim, vá lá. Eu agora sou bonzinho.
    Prometo que também reparto convosco o dinheiro público, do PS.
    Vai haver fartura para todos, pá!
    Faço tudo o que quiserem, desde que votem em mim. Prometo mesmo!
    Vá, não se esqueçam de mim.

    ResponderEliminar
  5. O que mais me assusta, Kaos, é que algumas pessoas, que se afirmam em privado como «libertárias», agem exactamente ao contrário do que seria expectável. Algumas pessoas que já perceberam o lodaçal imenso da política parlamentar, consideram que a saída está nas eleições!!! Como é que isto pode ser???
    Ou são desonestas ou são estúpidas?
    Eu não quero optar por nenhuma destas hipóteses porque as conheço pessoalmente... sinceramente, não acho que seja um ou outro caso.
    Então, o quê?
    Acho que estão contaminadas pela intoxicação permanente dos média ao serviço das corporações, estão demasiado empenhadas numa via que eu diria de «pseudo-realismo», que é como dizer-se: nós, no fundo, sabemos que esta classe coordenadora existe, que estes burocratas existem; que estes dirigentes partidários são exactamente como ou pior do que o Sócrates; logo que tiverem o poder, marimbam-se no povo e tratam de se manter por todos os meios possíveis. Mas vamos fazer como se... Não!!!
    Um frentismo eleitoral é uma derrota para a classe trabalhadora. Ou seja, é a classe trabalhadora prescindir da sua autonomia, da sua capacidade autónoma de intervir na coisa pública, puxando, radicalizando as lutas classistas e entregar-se pés e mãos atadas a favor da ilusão da urna. O poder instituído precisa dos partidos ditos «de esquerda», ditos «anti-capitalistas» mesmo, para poder semear em boa altura a ilusão de que a solução para a classe trabalhadora está no voto.
    A luta social deve ser uma bandeira sempre erguida; não deve ser subordinada, nem mesmo influenciada pelos actos eleitorais. A classe capitalista e os burocratas teriam algum respeito (feito de temor, não de amor) pela classe trabalhadora se esta tomasse esta postura.
    Vamos ajudar a que ela seja autónoma da clique política ou vamos reforçar a ilusão da política?
    Solidariedade,
    Manuel Baptista

    ResponderEliminar
  6. Os 1ºs ministros têm sido todos uma grande merda (Mário Soares, Cavaco, Guterres, Durão B., Socrates etc ) A Manuela que também já foi ministra das finanças será outra grande merda!
    Entre duas Grandes Merdas não escolho nenhuma, não gosto de merda! mas aprecio quem tenta empurrar a merda para o ralo!
    Por isso como sou de esquerda vou votar BE ou PCP se fosse de direita votaria CDS.
    Claro que vou ter um 1º ministro que me desagrada (já estou acostumado) mas não vou facilitar a vida ao energumero pois nenhum governo me facilitou a vida, antes pelo contrário os governos em portugal têm sido meus inimigos!

    ResponderEliminar
  7. PS e PSD já deram provas do que são capazes no governo e já lá vão mais de 30(!!)anos! Agora é altura de "voltar a baralhar" e votar na esquerda. Dar oportunidade de mostrarem o que valem. Se o Bloco ou o PC (ou uma aliança de esquerda) continuarem na mesma toada (o que eu não acredito) de malhar em quem trabalha e proteger quem nada faz, então aí...NUNCA mas mesmo NUNCA mais voto.
    Ainda há uns meses, o PS dizia (antes do telejornal): "governo PS, resultados à vista!"!!!!!!!!
    Muito sinceramente...nem consegui jantar como deve ser, de tão irritado que fiquei!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger