terça-feira, julho 14, 2009

Dimensões diferentes numa mesma realidade.

reflexos

Mais uma retirada da caixa dos bonecos esquecidos.


4 comentários:

  1. bem parecia que isto t'ava d'aAlem.
    Já há muito tempo

    ResponderEliminar
  2. "Sem açaime

    A estória é curta. Passou-se com Fátima Coelho, costureira na empresa Fersoni-Comércio Internacional, S. A., em Joane, Famalicão.

    Fátima Coelho é delegada sindical e dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes. Tem apenas 38 anos de idade e desses 38 anos, 25 foram passados a trabalhar sempre na mesma empresa. Esta empresa esteve habituada, durante anos e anos, a não ter operárias sindicalizadas, não suportando, por isso, a presença de uma delegada sindical e muito menos os frutos do seu trabalho entre as companheiras.

    Em 2007 foi despedida. Com motivos tão despropositados que o Tribunal de Trabalho de Famalicão considerou o despedimento nulo.

    Reintegrada na empresa, nunca mais teve descanso. As perseguições e humilhações públicas, são constantes e de toda a ordem. A última humilhação foi pagarem-lhe o ordenado em dinheiro, num saco de plástico contendo 333 moedas de um euro, mais uma de 5 cêntimos. Era o ordenado deste mês de Junho... ficou ali, exposta ao gozo, quase meia hora, a contar moedas.

    A “justificação” foi o facto de ela não ter conta no mesmo banco da empresa. Ficam três perguntas:

    - Quanto estofo é preciso ter e quanta necessidade deste “fabuloso” ordenado de 333.05 euros, para suportar isto?

    - Em que altura da nossa vida democrática é que este tipo de “empresários” se convenceu de que pode fazer seja o que for, impunemente?

    - Quem atiraria a primeira pedra a um operário que, nestas circunstâncias, se esquecesse momentaneamente das boas maneiras e rachasse "as hastes" deste patrão de alto a baixo?"

    Gamado no Cantigueiro

    ResponderEliminar
  3. Cro Anonimo,
    Sendo ela sindicalizada, logo parte das "esferas do poder", aceitou receber 333.... Desculpa, mas não acredito.
    O tribunal do Trabalho, Sindicatos, Provedores, e demais quejandos, existem exactamente para coisas e poucas vergonhas dessas.
    Que foi feito?.

    ResponderEliminar
  4. O casal

    entende-se bem

    Que se fundam

    ResponderEliminar

Powered By Blogger