terça-feira, julho 07, 2009

Um mundo para os nossos filhos

ecologia

Hoje vou colocar aqui um texto que a minha filhota escreveu e que, de uma maneira simples, diz muito daquilo que nós, os mais velhos parece não conseguir entender, ou pior que entendemos mas nada fazemos para o modificar. O futuro é dela e dos vossos filhos e por isso é nossa obrigação ouvir o que nos têm para dizer, aquilo que exigem que não façamos com um mundo onde eles terão de viver.

Senhoras e senhores,

Gostaria que soubessem aquilo que penso em relação ao estado do Planeta e aquilo que nós, os humanos, estamos a fazer ao planeta em que vivemos.

O Homem, ao longo de muitos séculos sempre afirmou ser o animal mais inteligente, um animal racional, mas, pelo que a humanidade tem demonstrado, o Homem deveria ser considerado o menos inteligente. Afirmo isto porque, apesar do Homem saber e de ter consciência dos seus actos, continua a fazer tudo como se nada fosse e sem pensar nas consequências.

As pessoas consomem cada vez mais, muitas vezes sem necessidade, quando afinal deveriam consumir apenas quando fosse necessário.

A humanidade já desequilibrou o ecossistema que é o mundo, agora, a única coisa que podíamos fazer, era tentar não o desequilibrar mais e esperar que a Natureza voltasse a equilibrá-lo. Mas para isso, era necessário que as pessoas abdicassem de muitos confortos e vantagens, que infelizmente não querem abdicar. Não estão dispostas a fazer esse sacrifício pelo Planeta Terra.

Estou a alertar todas as pessoas possíveis para que a situação não se agrave, mas infelizmente não é apenas uma pessoa que vai conseguir mudar a forma de viver nem de pensar das pessoas.

Existe um equilíbrio, que é como uma harmonia, muito frágil. Nesse equilíbrio tudo está ligado: todas as plantas, todos os animais, todos os lugares, e tudo o que acontece tem um significado. Mas quando o Homem descobriu o petróleo, as populações cresceram e foi preciso mais e mais petróleo, sempre mais. De maneira que as cidades cresceram e por isso, muitos habitats foram destruídos e com eles as suas espécies de animais e plantas, provocando assim a extinção de muitas. Foi a partir daí que o homem destruiu esse equilíbrio. Agora a Humanidade é dependente do petróleo, do ouro negro, o que se torna cada vez mais perigoso, causando assim o efeito bola de neve; ou seja, se continuarmos assim o problema irá continuar a agravar-se com consequências terríveis, que não conseguimos sequer imaginar.

Eu pergunto-me se será isto que queremos, se será este o nosso futuro! O nosso sistema não poderá funcionar durante muito mais tempo. Por isso vamo-nos juntar e deixar de atirar lixo para o chão, vamo-nos juntar e reciclar, vamo-nos juntar e comprar apenas o necessário, vamo-nos juntar e andar o menos possível de carro, utilizar transportes públicos e bicicletas, vamo-nos juntar e poupar água, vamo-nos juntar e mudar este sistema que é a nossa cultura consumista, vamo-nos juntar e proteger a nossa casa, o nosso Planeta!!!

Sara

8 comentários:

  1. Anónimo7/7/09 10:58

    Adorei.
    Parabéns Sara.
    Espero que alguém te ouça.

    ResponderEliminar
  2. Está lindo,Sara.
    Só é pena que a ganância de meia duzia de bestas,ponha em causa o equilíbrio do nosso lindo planeta.
    Continua a espanhar a mensagem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/7/09 12:14

    Kaos queria pedir-te um pequeno favor. Quando escreveres os textos para os bonecos não o publiques logo. Espera pela tua filha para ela rectificar o que normalmente costumas fazer. Que é escrever mal. Ela pelos vistos não sai ao pai. A fazer bonecos és o maior. Se fosse director de um jornal fazia-te um contrato milionário para trabalhares em exclusividade só a fazer bonecos.

    ResponderEliminar
  4. chiquinho louçã neto8/7/09 16:43

    Sara o texto é demasiado pobrezinho .. é pena ...

    ResponderEliminar
  5. Anonimo 12:14
    Sei que escrevo mal, mas isso nunca me impedirá de dizer o que penso. Quanto à minha filhota tem a sorte de, na escrita, ter os génes da mãe. Se os usar para fazer deste mundo um mundo melhor a minha vida já terá valido a pena

    ResponderEliminar
  6. chiquinho louçã neto:
    Tens direito à tua opinião embora eu conheça muitos adultos que não mostram a lucidez que ela mostra. Pena é que não tenhamos textos teus para comparar

    ResponderEliminar
  7. chiquinho louçã neto9/7/09 11:28

    Se não sabes escrever como queres tu, ó cota, fazer comparações.

    ResponderEliminar
  8. chiquinho louçã neto:
    O que tu sabes ou não sabes bem como o que escreves ou não escreves é algo que realmente não me interessa muito. Escrevo mal, dizes tu. E depois que te preocupa isso. Escrevo porque posso escrever e porque quero escrever. Incomoda-te?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger