terça-feira, julho 12, 2011

A maravilhosa globalização do capitalismo


A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou para as “consequências devastadoras” que uma eventual entrada dos Estados Unidos em incumprimento teria a nível mundial, dizendo que "Se estivermos perante um cenário de incumprimento, teremos, evidentemente, subida das taxas de juros, quedas enormes nas bolsas e consequências verdadeiramente devastadoras, não só para os EUA, mas para toda a economia mundial", afirmou Lagarde, acrescentando que não imagina esta probabilidade "nem por um segundo".
Os EUA encontram-se actualmente num impasse político, pois democratas e republicanos não se entendem quanto à possibilidade de aumentar o limite da dívida pública do país (14,3 milhões de milhões de dólares), que foi atingido em meados de maio. O Tesouro norte-americano tem insistido que até 2 de agosto terá esgotado todos os recursos para evitar que os compromissos com os detentores de obrigações norte-americanas não sejam honrados.

Ai os mercados, ai os dólares, ai os Americanos, ai os Europeus, ai os Chineses, ai, ai, ai.
Será que os nossos lideres (e os seus lacaios), não vêm o que está mesmo à sua frente. Cada grego deve 44 milhões de dólares, mas cada americano deve 45. A Itália já está sob ataque dos mercados e muitos outros alvos já estão marcados.
Poderá o mundo sobreviver a uma guerra, agora não mundial mas global? A história mostra-nos que após uma grande crise económica há sempre uma grande guerra, (crise de 1909, guerra de 1914, crise de 2029, guerra de 1939) e tivemos outra grave crise em 2009. Não será urgente mudar qualquer coisa?

2 comentários:

  1. É pôr a dívida a ZEROS.Foi o que se fez com a Alemanha em 1945 e,com o Iraque em 2003.....e,acabar com o capitalismo e pôr os vigaros na prisão com trabalhos forçados até ao fim da vida ou um tiro nos cornos!

    ResponderEliminar
  2. "" Não será urgente mudar qualquer coisa? "
    Seria se a coisa não estivesse planeada para assim acontecer.

    Kaos,após os PIIGS rebentarem por completo a U.E, irá aparecer um novo sistema monetário...apenas ainda não é a altura certa.
    Calma....

    ResponderEliminar

Powered By Blogger