sábado, outubro 08, 2011

Impostos para uns e recapitalização para outros


Os resgates aos bancos da União Europeia já custaram aos contribuintes quatro biliões de euros desde que em 2008 foi necessário começar com este tipo de ajuda financeira às instituições bancárias. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, confirmou a proposta de uma «acção coordenada» para ajudar à recapitalização dos bancos. «Propusemos aos Estados-membros para avançarem com uma acção coordenada para recapitalizarem os bancos e desembaraçarem-se de activos tóxicos».
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou que uma eventual recapitalização dos bancos é "dinheiro bem empregue".

Afinal é fácil entender porque estamos em austeridade e a fazer sacrifícios. Não há dinheiro para a economia porque o dinheiro é enterrado nos bancos que alegremente vão aumentando os seus lucros. Tanto se falou do BPN, mas esse é uma gota no oceano daquilo que andamos a pagar em nome da recapitalização dos bancos. Usaram e abusaram do crédito fácil, criaram os activos tóxicos que foram negociando para ganhar mais dinheiro fácil até ao dia em que tudo estoirou. O que deveria ter acontecido? Devia-se ter responsabilizados os banqueiros obrigando-os a repor tudo o que ganharam nesse jogo sujo, mas não, a banca nunca podia falir nem os banqueiros ser criticados pelo que a solução foi oferecer-lhes mais dinheiro dos contribuintes. Tiram-se os activos tóxicos e derramam-se sobre os cidadãos e aumentam-se os impostos para encher os cofres dos bancos. O que me custa a entender é como ainda exista quem diga que temos de pagar uma dívida pela qual não fomos responsáveis para enriquecer ainda mais aqueles que foram os verdadeiros responsáveis. Nem a dívida nem a responsabilidade por ela são nossas pelo que nada temos de pagar.

4 comentários:

  1. Pois é!Se calhar temos que acabar com esta gente maléfica e criminosa,n'é?E a Justiça?Q é feito dela?A comer da lamela...A Justiça é de classe e,é da classe exploradora,guerreira,patife,assassina.

    ResponderEliminar
  2. O que são os 'biliões',professor?O Bilião Europeu é: 1 milhão de milhão<=>ao Trilião americano.

    Mil milhões, é o Bilião americano.

    Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  3. Se estamos na Europa um Bilião é um milhão de milhões ou seja no caso deste post estamos a falar de 4 milhões de milhões ( a ajuda(?) a Portugal é de 78 mil Milhões. Uma gota de água comparada à ajuda aos bancos

    ResponderEliminar
  4. Mais milhão menos milhão, tem uma grande ideia sim senhor, gosto da maneira da sua politica.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger