sábado, abril 22, 2006

A dois meses da eleição e a 32 anos da revolução

Salazar foi eleito e demorou 48 anos para se poder retirar a sua fotografia das paredes. Dentro de 3 dias é comemorado o 32º aniversário desse dia.

Faz hoje 2 meses que Cavaco Silva também foi eleito. Esperemos que os nossos filhos e netos não tenham de esperar tanto tempo para ver a sua fotografia arrancada das paredes deste país. É nossa obrigação tudo fazer para que isso nunca mais volte a acontecer. Foi o que prometemos, naquele glorioso dia, em que Portugal ganhou cor, enquando gritávamos "fascismo nunca mais". E, o prometido é devido.

10 comentários:

  1. Amigo... tu não gostas mesmo do homem! :) Olha, o que às vezes me preocupa é um inquérito de rua que uma vez vi: Eram poucos os que sabiam o que foi o 25 de Abril, especialmente nas camadas mais jovens. Como pode? Foi apenas à 30 anos! E é falado em todo o lado! Até fico sem fala, quando me recordo disso... Bah...

    ResponderEliminar
  2. Sá Morais: Quem viveu aquela manha e os dias seguintes nunca o poderá esquecer. Era um adolescente de 16 anos e a ideia que tenho desses momentos foi de ver um país que era a preto e cinzento, ganhar cor e alegria. Compreendo que quem não o viveu não o possa entender da mesma forma que eu. Foi um sentir tão forte que não encontro forma de o explicar aos outros.

    ResponderEliminar
  3. Mas nem é a questão de entender, pois acredito que só quem o viveu o possa entender realmente esse "clima", é a questão do desconhecimento. Conheci gente "supostamente estudada e estudante" ( digamos assim ) que não sabia o que aconteceu, por exemplo, em 1910. Na minha inocência ( talvez ) fiquei chocado. Não tanto pelo desconhecimento em si, pois ninguém sabe tudo, nem ninguém tem conhecimentos iguais, mas por essas pessoas nem sequer terem curiosidade ou importarem-se com esse desconhecimento... como se fossem coisas ridiculas... Portanto, quando deparo com um tipo de 18-20 anos que diz que não sabe o que foi o 25 de Abril... Bem, fico siderado! E a escola? E a televisão? E os país?
    Uma ideia era assinalar-se a data relembrando o facto histórico em si e as experiências dessa altura em posts. Por exemplo, essa a tua experiência. Julgo que seria interessante partilhá-la. Que dizes?

    ResponderEliminar
  4. PS: julgo que encontrarás uma forma. O comentário já é um bom vislumbre. :)

    ResponderEliminar
  5. curioso que a 3 dias da comemoração dessa data não se vejam nenhuns sinais de celebração......
    a lavandaria do (no) poder quer passar líxivia no assunto!

    ResponderEliminar
  6. Eu espero que os nossos filhos nunca venham a ver as fotografias dele nas paredes das escolas, o que já é um avanço em relação ao meu passado. Espero que os nossos filhos vejam as suas imagens nos nossos blogs e passem a duvidar do prazo de validade desses podres poderes.

    ResponderEliminar
  7. já cá tinha estado, mas voltei para agradecer a visita.
    um bom fim de semana e volta, és sempre bem vindo.
    eu, voltarei.


    beijos

    ResponderEliminar
  8. Acho de um extremo mau gosto qualquer fotografia nas salas de aula! Sejam elas de Cavacos,Che Guevaras,Mao,Bush,Salazar ou o que entenderem!

    Mas nem todos os gatos podem ser postos no mesmo saco!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  9. Kaos tu tens cá um pavor do Cavaco. Relaxa, ele não é nenhum monstro. O sampaio fez muita merda e condecorou a torto e direito...dá uma chance ao cavaquinho, ok? ;)

    ResponderEliminar
  10. Alien: Desculpa lá mas não posso. É visceral. Lembrome bem do seu reinado como PM para ficar todo iriçado. E depois tem aquela coisa, de quando olho para ele ver alguem cinzento, alguem demasiado parecido com a cor deste país antes do 25 de Abril. Não sei à quanto tempo estás neste planeta, mas acredita em mim, este país era cinzento.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger