terça-feira, maio 16, 2006

BRASIL: Polícias e Ladrões

As organizações criminosas no Brasil não são recentes, ganharam força a partir de 64 quando bandidos comuns e presos políticos eram colocados juntos. Os presos eram alfabetizados e aprendiam sobre seus direitos com os presos políticos e em troca davam-lhes protecção. Aprenderam também técnicas de guerrilhas e outras coisas muito úteis ao mundo do crime.
O PCC (Primeiro Comando da Capital) surgiu provavelmente na década de 90, no Centro de Reabilitação Penitenciária de Taubaté, local para onde eram transferidos presos indisciplinados que matavam nas prisões ou que lideravam rebeliões.
A recente onda de ataques é um indicador de uma forma de organização superior de uma facção criminosa que adquiriu técnicas à imagem dos movimentos de guerrilha e ampliou os negócios à imagem do liberalismo económico. .
O PCC prepara-se para atingir um novo estadio: a intervenção suportada num modelo importado dos partidos políticos. O Primeiro Comando da Capital (PCC) quer eleger em Outubro um deputado federal e outro estadual para defender seus interesses no Poder Legislativo. A facção tem meios financeiros invejáveis para investir na campanha.
O PCC amplia incessantemente os seus negócios à imagem da actividade bancária (empresta dinheiro para quadrilhas e cobra com juros ). Nas prisões, a facção conta com pelo menos 130 mil homens, além de um exército de 10 mil “soldados” nas ruas.e 390 mil familiares (o suficiente para eleger parlamentares).
O PCC, de génese criminosa, utiliza os mecanismos de controlo do poder das sociedades capitalistas actuais. A própria degenerescência de valores dessa organização social não lhes torna difícil a aprendizagem . O lucro e a criminalidade confundem-se cada vez mais.
Jorge Matos
.
Contributo para o Echelon: Sayeret Tzanhanim, PARASAR

24 comentários:

  1. o ascendente do pcc e de outros grupos semelhantes nas maiores cidades brasileiras representa io falhanço do Estado e da Autoridade central e estatal. O crime é sem dúvida o maior problema do brasil actual e encontra as suas raízes em altos níveis de corrupção, numa péssima resdistribuição da riqueza e numa ineficiência geral da policia.

    E este foi apenas mais um episódio... outros se seguirão, de gravidade e amplitude crescentes... ou muito me engano!

    ResponderEliminar
  2. Os países que diminuíram os crimes sociais foram os que melhoram o padrão de distribuição de riqueza e de acesso ao trabalho. Com tanta miséria no hemisfério sul, a criminalidade cresce nos países mais urbanizados, onde o apelo ao consumo é quase insuportável. Existe uma correlação forte entre o crime, a publicidade, o consumo e a corrupção de Estado.
    Jorge Matos

    ResponderEliminar
  3. Um novo tipo de corrupto está emerge: o dos que ascendem socialmente com a política. Mesmo os gangs mais primários compreendem que esta ascenção tem seguro de vida e legitima a actividade.
    Jorge Matos

    ResponderEliminar
  4. Correcção:
    "Está emergente ..."

    ResponderEliminar
  5. é curioso: nos por cá também temos um pcc: estão na Assembleia da República e nos locais de gestão pública...conseguem ainda ser piores e mais tentaculares...

    ResponderEliminar
  6. Estou cheio de ouvir a frase pessimista e lugar comum:

    “Tudo vai acabar em Pizza”

    Até numa situação séria como essa dos ataques do PCC não deixamos de ouvi-la.

    Hoje dei uma sugestão de receita de pizza. Se puder, dê uma olhada.

    Um abraço

    Marco Aurélio

    ResponderEliminar
  7. Marco Aurélio:

    Na verdade o mensalão e PT desvirtuam a pizza tradicional

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Marco Aurélio:

    As expressões de violência interna organizada verificadas não são susceptíveis de ser comparadas às desavenças e futricas dos italianos que acabam ao lado da unanimidade culinária que todos satisfaz - a pizza ( Enfim no Brasil mais o samba).

    Saudações

    P.S - Contudo " Tudo vai acabar em pizza" é um bom tema. Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Os esquadrões da morte, financiados pela CIA no Brasil durante a ditadura militar foram a génese do PCC. O assalto ao poder político é apenas o último passo a dar.

    ResponderEliminar
  10. Durante os anos nojentos da ditadura militar, época em que nem o PT e nem o Lula existiam ou se existeima eastavam calados, os dois principais jornais do país (pelo menos os que faziam oposição ao estado de coisas) eram o "Correio da Manhã" do Rio de Janeiro e o "Estado de São Paulo". Havia a censura prévia que proibia a publicação de praticamente todas as manchetes da primeira página. Os jornais colocavam então uma "tarja" negra nos locais censurados.A coisa era ridícula. Aí tiveram uma idéia. O Estadão colocava os "Lusíadas" no local e o Correio da manhã, saborosas receitas. assim acho que pelo menos para fastar o "mau astral" esta receita de pizza veio em boa hora. Não sei porque a expressão de mau gosto "acabar em pizza", já que "acabar em merda" descreve muito melhor a situação.

    ResponderEliminar
  11. pois é...essa ligação de grupos criminosos a gente importante pode ter contornos ainda mais complicados.

    desde que o Lula está no poder que os beneficiários da corrupção, passaram a ser outros...com grande revolta dos primeiros. desde aí que a tentativa de derrubar o Lula tem sido feroz, desde as criticas por ele dar subsidios para "acabar com a fome" (promessa eleitoral que cumpriu)acusando-o de comprar votos, até à falada possibilidade de impeachment, tudo tem sido tentado. será que faz parte do plano a "incapacidade de controlar uma rebelião"?

    divagações minhas.....

    beijos

    ResponderEliminar
  12. Kaos, não entendo o Brasil...bem nem sequer Portugal, mas, o Brasil detém recursos naturais que o podia colocar como uma das maiores potências mundiais.Contudo, o cenário é o que é.
    São Paulo está a arder,bem acho que estão a tentar acalmar as coisas agora, mas responde-me a isto: como é que se controla os bandidos quando o Estado de São Paulo tem uma favela do tamanho de Lisboa? Como limpar a porcaria? Os politicos sujos???
    Enfim...não sei...mas tens razão quando dizes que o lucro se confunde com a criminalidade= droga= armamento=etc

    ResponderEliminar
  13. Rui:
    O meu amigo Jorge Matos (meu amigo e autor do texto) já te respondeu. Por isso passo
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. cavaleiros:
    Talvez mandar colocar grades nas janelas da AR. :)

    ResponderEliminar
  15. Marco Aurélio:
    Nós cá em Portugal não sabemos o quê, o quem, o como e o quando de tudo o que se passa no Brasil. Mas, mesmo assim gostamos de pizza.
    Um abraço e volta sempre

    ResponderEliminar
  16. anonymous:
    Como seria um país governado pelo PCC? Um bom exercicio para a imaginação

    ResponderEliminar
  17. wapt:
    De uma maneira ou de outra a pizza acabrá também ela em merda por isso....

    ResponderEliminar
  18. Cristina:
    Eu também sou aplogista das teorias da conspiração, embora agora haja muita gente "importante" a tentar dar-lhe uma má conotação. Normalmente são sempre grandes aldrabices e convem desacredita-las.
    Acredito que seja mesmo isso, tentar correr com o Lula.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Alien:
    O grande mal do Brasil é a sua enorme divida externa. está nas mãos dos EUA que aproveitam para lhes pilhar os seus recursos. Se a isso juntarmos corrupção aos pontapés e a não existencia de uma classe média (lá os tubarões comem muito)e a existencia de uma pobreza generalizada podemos compreender porque estão e estarão na merda.

    ResponderEliminar
  20. O Estado de São Paulo sempre foi um jornal de direita. A tal "oposição" que não fazia oposição nenhuma durante a ditadura militar. Era tudo um negócio entre amigos. Arena e MDB (actual PSDB), lembram-se? Eu lembro-me, infelizmente, não tenho memória curta.

    ResponderEliminar
  21. Ainda hoje não se sabe como certas dívidas do Brasil foram contraídas durante a ditadura militar. Há documentos que desapareceram "misteriosamente". Só se sabe é que os EUA ganharam muito à custa do Brasil nessa época. Mas como o Brasil é um país de brandos costumes, herança portuguesa, com certeza, e como tudo acaba em pizza, herança italina, com certeza, nunca ninguém saberá ao certo quem foi, como foi, quando foi e porque foi, e portanto os culpados nunca serão julgados. Será sempre o "diz-se que", o "sabe-se que", os "500 anos de exploração", etc. Mas que os culpados ainda lá estão e vivem bem, disso não tenho a menor dúvida.

    ResponderEliminar
  22. Já agora, a Arena do tempo da ditadura é o actual PFL. PSDB e PFL costumam concorrer muitas vezes juntos às eleições no Brasil, portanto já podem ver o tipo de oposição que havia na Ditadura.

    ResponderEliminar
  23. esquadrão:
    O que dizes corresponde ao pouco que sei da história brasileira (uma falha terrivel no ensino portugues). Aqui ao longe ainda acredito que o Lula pode fazer alguma coisa. Pelo menos não está tão ligado a esse passado triste que foram os anos da ditadura.

    ResponderEliminar
  24. O problema do Brasil é que as moscas mudaram...mas a "mer.." continua a mesma...sinto muita pena...mas o Lula não pode fazer muito diante de um desmando instituido...bandido é bandido...tem o direito de se manter calado..pois tudo que ele vier a dizer poderá ser usado contra ele no tribunal...eles tem direitos ?..sim têm...mas a população que trabalha é é honesta também tem direito a gozar da sua liberdade...não pode ficar subjulgado por criminosos...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger