quarta-feira, maio 17, 2006

“Tudo vai acabar em pizza”


Marco Aurélio Ribeiro (BOATEMÁTICA – Brasil), refere-se ontem à saturação que o lugar comum, utilizado no Brasil “ Tudo vai acabar em pizza”, lhe provoca. Esconjura a banalização do termo cozinhando uma verdadeira pizza.

Em Portugal, a expressão não é usada. No Brasil esta expressão ganhou forma devido a particularidades da colónia italiana existente no Brasil. As frequentes desavenças e futricas histriónicas dos italianos acabavam ao lado da unanimidade culinária - a pizza, ficando tudo esquecido.
A expressão foi reutilizada durante o CPI do Collor e recentemente na CPI do Mensalão, tornando-se expressão popular.
Quando o Brasil vive uma crise política que envolve as suas instituições, os brasileiros temem que tudo acabará em pizza, ou seja, não dará em nada. A expressão faz hoje parte do imaginário popular brasileiro e ilustra a impunidade que rodeia os problemas institucionais. A sua utilização encerra uma crítica e um desejo de justiça mas também, uma representação pessimista anestesiante de acção transformadora.
Como reacção a essa anestesia, construída à sombra de falsas consensualidades, surge no Brasil o movimento “ Diga não à pizza”.

Em Portugal, apesar das coisas não serem muito diferentes, o termo não existe.
Em Portugal, tudo fica em águas de bacalhau. Diga não ao bacalhau!
Jorge Matos
.
Contributo para o Echelon: Sayeret Tzanhanim, PARASAR

6 comentários:

  1. lool

    não nos desgraces, pá! haja bacalhau e pizas com fartura que se resolvem uma data de problemas...e com umas cervejinhas a acompanhar então...

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Haja bacalhau! Agora ficar tudo em águas de bacalhau, como é quase lei neste país, isso não! Impunidade, incompetencia, compadrio, corrupção já temos a mais, mantida em lume brando pelos poderes politicos. Toca a tirar o bacalhau de molho!

    ResponderEliminar
  3. cristina
    A questão aqui não é tanto o bacalhau, mas sim a sua água. Com a justça que temos é como acabam todos os mega processos. Basta ver o caso do apito dourado, que tambem ele acabou em águas de bacalhau.
    Agora deste-me vontade de uma cervejola, que bela iceia.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. sa morais
    Estou contigo meu amigo. O problema é que nos prendem a nós antes de lá chegarmos, mas vamos a isso. Um dia destes ainda vem ai um desses "cabeças" ver o meu blog e lá vou eu de "cana". Até lá

    ResponderEliminar
  5. O que deve doer aos Brasileiros é terem apostado no LULA e chegarem à conclusão de que independentemente da classe social de onde se provém...quando a massa é boa, ta-se feito.

    ResponderEliminar
  6. Alien:
    O problema não é o Lula que até tem melhorado o brasil. Está é na , corrupta maquina judicial existente.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger